quarta-feira, 31 de março de 2010

PÁSCOA COM O CORDEIRO, NÃO COM O COELHO!


Estamos no meio de uma semana comumente designada de semana santa e que culmina com com uma efeméride que pode ser chamada de no mínimo interessante, Domingo de Páscoa.

O foco que deveria ser direcionado ao sacríficio de um Justo que resgatou a morte de todos, acaba dando lugar à grande atração da semana: o ovo de Páscoa. Ovo de páscoa que segundo a tradição é trazido por um coelhinho. O Coelhinho da Páscoa. A contradição é notória. Coelho nem bota e nem traz ovos. Mas então o porque de tudo isto?

O que acontece é que um forte esquema de marketing é montado com divulgação em toda a mídia, com uma conotação apelativa pelas cores dos ovos, tamanho, sabor e indispensável o acompanhamento do lendário Coelho. Coelho, marketing, ovos de chocolate são parceiros deste esquema que não tem vínculo algum com a verdadeira Páscoa, e o o que é pior, em nada está ligado com a celebração da Páscoa.

É lógico que temos consciência de que as crianças, as mais seduzidas pelo apelo comercial da época, elas se encantam com a diversificação cada vez mais sofisticada destes coloridos ovos de chocolates. Para um toque de sedução maior, em qualquer estabelecimento que esteja expostos tais ovos, ali também encontramos os grandes coelhos, bem dispostos em pontos estratégicos que tornam se os grande promotores deste período.

Qual mal há em comer chocolate? Nenhum. Chocolate é gostoso, um enérgitico de primeira linha, e ninguém pode afirmar que existe algo de errado de comer chocolate, mesmo que se for em formato de ovo. Então o que há de errado em tudo isto? A troca das figuras. Onde deveria estar predominando um cordeiro, assume um coelho, e toda a atenção é voltada para ele.

A Bíblia, livro de fé e prática dos cristãos em nenhum momento oferece respaldo para uma celebração de Páscoa desta forma.

Em que texto bíblico alguém conseguiu encontar um coelho na primeira celebração da páscoa pelos judeus ou mesmo pelo Senhor Jesus Cristo?

A Bíblia declara com clareza que o "povo sofre por falta de conhecimento", ou será que existe gente que tem predileção em ser enganado.Enganado pelo que é falso e ilusório com uma páscoa vinculada a um coelho e seus sedutores ovos de chocolate.

Segundo as Sagradas Escrituras, em Êxodo 12, a Páscoa quando instituída por Deus requeria que fizesse parte da comemoração um cordeiro, que morto, o seu sangue era passado nas vergas das portas, sendo este sangue por sinal para que o anjo da morte nao passasse por elas.

Todo cristão conhece o profundo e verdadeiro sentido da Páscoa. A páscoa fala da libertação do povo judeu da escravidão do Egito. E a libertação daquele povo não estava atrelada a um mérito, mas por um benefício que o Senhor concedeu àquele povo.

Quando chegamos ao Novo Testamento, a Páscoa já tem Jesus como a figura central, porque morreu em uma cruz para libertar o homem do pecado. A graça do sangue de Cristo derramado na cruz do calvário propiciou aos homens a salvação mesmo sem terem quaisquer méritos.

É impossível negarmos que a Páscoa fala de forma fiel acerca da vida, da ressurreição, pois Jesus ressuscitou dos mortos para que tivéssemos vida e uma vida plena da graça de Deus, abundante e liberta do pecado.

A Páscoa é um retatro da fidelidade de Deus para com o homem, porém, também indica de que devemos ser fiéis a Ele, com uma vida dedicada a Ele. Nada neste mundo é melhor do que viver para Deus.

A vida moderna impôs ao homem buscar tresloucadamente uma vida de realização pessoal, porém, nada consegue trazer ao homem mais alegria, realizações e felicidade contagiante do que uma vida norteada pelos princípios de Deus.

Com Deus somos mais e podemos mais.Obedecer seus princípios é trilhar o caminho para a salvação e a vida eterna. A modernidade diz que é suficiente o coelhinho e ovo de páscoa, Deus apontou o Cordeiro. Tanto que a Bíblia quando instrui os cristãos, ela é taxativa em I Coríntios 5.7...porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Não me oponho ao ovo de chocolate, mas quem quer experimentar a Páscoa da salvação, esta é uma oportunidade sem igual, deixar o coelho de lado e tornar o Cordeiro a figura central.

terça-feira, 30 de março de 2010

NOAH, UM ANO, PARECE QUE FOI ONTEM!

Dia 03 de abril de 2009 eu postei a mais agradável novidade de 2009.Nascia em 30 de março o meu queridissimo, muito amado, e meu primeiro netinho, NOAH BIANCHI VANELLI. Sob o título Noah, o sêlo da promessa do novo tempo eu me extravasei toda a alegria do mundo anunciando o presente de Deus que minha família recebeu.

Hoje, parecendo que foi ontem mesmo, o lindissimo Noah completa o seu prímeiro ano de vida. Que felicidade, que alegria este menino nos deu durante todo este período e hoje quero registrar aqui toda a nossa alegria, por este abençoado varãozinho que faz um aninho. PARABÉNS NOAH!

Veja o vídeo abaixo com algumas fotos que colecionei durante este período.


sábado, 27 de março de 2010

SIMPLESMENTE ADORAR, SIMPLESMENTE LINDO!



Quero registrar aqui o lançamento do lindo CD Simplesmente Adorar do Ministério Derramar. É uma obra com canções maravilhosas e justifica mesmo o nome dado ao CD, afinal, adorar é isto, é entrar com a simplicidade. Este CD é resultado da simplicidade associada à instrumentalidade da equipe do Ministério Derramar, liderada pelo Pastor Sérgio dos Santos Junior.

Gostei por demais das canções, mas quero destacar aqui a alegria de ver tão clara e elucidativa definição do Bispo Agostinho Soler da Igreja Batista do Taquaral de Campinas, quando discorre acerca do CD. "Ser simples é ser puro, manso, modesto, humilde, adjetivos dos quais a adoração é tão carente, sem eles ela enfraquece, adoece, morre, vira só um incômodo barulho para Deus. A simplicidade cria uma porta de acesso para a sala do Trono" .

A faixa 7 do CD, Me leva ao lugar, a exemplo das outras é inspiradora e a usarei na ministração de amanhã quando então me submeterei ao comando do Espírito Santo para falar ao rebanho da Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu.

Ao pastor Sergião, amigo, irmão, companheiro mesmo até nas horas de aflição, meu carinho e respeito e votos de pleno êxito neste novo trabalho que encanta a todos os que ouvem o CD e descobrem o que é Simplesmente Adorar.

sexta-feira, 26 de março de 2010

REGIS DANESE E ANDRÉ VALADÃO.

É por demais interessante como as coisas funcionam no Reino do Espirito. Por exemplo, mesmo em uma apresentação como esta de Regis Danese e André Valadão, percebe se reveladamente que enquanto um tem a faculdade de comunicação, de atingir as massas através de uma composição, logicamente que inspirada pelo Espirito Santo, o outro é capaz de ministrar no decorrer da música trazendo mesmo a presença de um Deus que alcança os ministrados gerando cura e libertação.

Poucas são as vezes que vi algo público que pode até ser taxado de produzido, afinal não tem como fazer algo bem feito sem produção, ser tomado de tamanha unção.

Unção abrangente, palpável, tangivel e transformadora. Veja este vídeo e desfrute das bençãos que o Senhor separou para aquele momento, que miraculosamente podemos continuar a usufruir. E só dar o play e glorificar.


sexta-feira, 19 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Desde que o mundo é mundo, água é fator dominante em todos os aspectos. No primeiro capitulo de Gênesis, no livro dos princípios a água já estava lá. Na criação do homem Deus utiliza se do pó da terra para forma-lo, mas para tal teve que por como ingrediente de dar o ponto a água.

Ninguém vive sem água, a Biblia traz em seu bojo quase 400 referencias sobre a água ou verbetes relacionados. A água na Bíblia pode ser vista como um sinal de destruição conforme o capítulo 7 de Gênesis, ou de purificação segundo Êxodo 30:18, de benção como em Jeremias 17:8 ou ainda fala de necessidade espiritual descrito com tanta clareza no Salmos 42.

Ninguém pode negar que Deus utiliza se da água para ilustrar nossas necessidades espirituais por todo o contexto bíblico.

Necessidades espirituais ou materiais, na Bíblia ou fora dela, estão contextualizadas com a realidade de um tempo que se complica em termos de água.

Neste dia 22, dia Mundial da Água somos chamados a uma reflexão mais apurada sobre a crise que a Terra enfrenta em decorrência da água que tanto dependemos, e que estamos próximos de uma catástrofe se não soubermos fazer o uso devido da água.

As geleiras da Ásia por exemplo, alimentam seus maiores rios, e estes são vitais para 2 bilhões de pessoas, mas minguam se dia a dia o gele e a neve. Os picos do Himalia, visto dos mais de 8.800 metros da face norte do Everest, fazem parte de um tesouro de água doce que desce para abastecer uma população gigantesca. O aumento das temperaturas pode causar uma tragédia.


Fotos: Divulgação/Edição Azul de National Geographic Brasil – Abril de 2010

Segundo a ONU a Declaração Universal dos Direitos diz que água não deve ser desperdiçada, poluída ou envenenada.Sua utilização de maneira geral deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis"...

A declaração é linda, mas vivemos uma dimensão bem mais grave do que imaginamos. Os recursos hidrícos estão debaixo de forte exploração, degradação das bacias, acompanhados por poluição, desmatamento e desperdício.

Os dados da ONU indicam que a cada mil litros que o homem consome, outros dez mil são poluídos. Uma pessoa pode ficar sem comer até 40 dias, mas se não beber águá, não sobreviverá depois de três dias.

Estamos distante de uma conscientização de que a água doce é um recurso que pode ter fim. A falta de associar o perigo dos desmatamentos com o consumo da água doméstica é fator determinante. Se não há consciência a preservação torna-se mais dificultada.

Uma floresta desmatada, um rio poluído, a desordenada ocupação do solo acabam gerando fortes prejuízos no que tange à captação de água nos mananciais, reservatórios e bacias. Então um trabalho de base, de conscientização do perigo eminente tem que ser iniciado de imediato.

Em Mogi Guaçu, tomei ciência de um um interessante procedimento desenvolvido pela equipe da EMEF Adirce Cenedeze Caveanha que em decorrência da Semana da Água, realizou um trabalho interdisciplinar, com montagem de cascata produzida com materiais recicláveis.

O destaque para este trabalho interdisciplinar é que o movimento na Escola teve a adesão de todos os alunos do 6º ao 9º ano, e tem objetivo de fazer os alunos atentar para a água como bem essencial para a vida no planeta.

Atividades como essa devem ser constante em Escolas onde com certeza despertarão nas crianças uma visão mais acentuada sobre o consumo de água e formaçao de conceitos ambientais.

Leia mais sobre este evento em :http://www.guacunoticias.com.br/2010/03/semana-da-agua-emef-adirce-cenedeze-caveanha-realiza-trabalho-interdisciplinar-com-alunos/

sábado, 13 de março de 2010

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA EM MOGI GUAÇU


Convidado pelo Secretário Municipal de Segurança, Capitão Marcos Luiz Tuckumantel participei com satisfação da Primeira palestra do PRÓ-VIDA - Programa de Valorização da Vida, quinta feira, dia 11 de março na EMEF "Anira Franco de Campos".

O Pró-Vida nasceu em dezembro de 2009 através de um convênio celebrado com a Senasp e destina se afinar se com os pais de alunos da rede municipal de ensino.

Bastante explícita, a assistente social Marta de Oliveira da Costa conduziu a palestra sob um prisma muito elucidativo, passando aos presentes informações importantes sobre os riscos para a saúde física, pisocólogicas e sociais em decorrência do uso de susbstâncias psicoativas.

Por sua vez o Secretário de Segurança Municipal de Mogi Guaçu disse aos presentes da importância da prática de uma política pública, onde se consegue atingir os seus intentos preventivos contra ao uso e abuso das drogas, utilizando-se do Pró-Vida, programa que será desenvolvido por guardas municipais treinados especificamente para este fim e que atuam na Ronda Escolar.

Para melhor desenvoltura do Pró-Vida foi lançada naquela ocasião uma cartilha dotada de um conteúdo que facilitará os objetivos do programa. Aliás, esta cartilha, muito bem elaborada por uma equipe da Prefeitura Municipal com integrantes das Secretarias de Segurança, Comunicação e dos CAPS vem em boa hora, afinal já estamos a mais de 10 anos sem um material de abordagem orientadora, e estou certo pelo que li e analisei, este material ajudará de forma abrangente pais e educadores de alunos da rede publica municipal.

Registro aqui como voluntário da prevenção ao uso e abuso de drogas e Diretor da Missão Saída, escola de reeducação social há 22 anos, minhas congratulações pela iniciativa, que com certeza planta uma semente de esperança com relação ao futuro dos nossos alunos, para que bem orientados não venham a ser vitimas da toxicomania, hoje tido como o flagelo da humanidade.

QUEM SEMEIA, COLHE!

Proclamar o evangelho a tempo e fora de tempo é realmente plantar sementes. Ora, quem semeia sempre colhe. O vídeo abaixo fala de algo tremendo. Da conversão do ex-guitarrista da Banda Korn que se rendeu a Jesus, deixando o mundo tenebroso das drogas.

Tudo isto porque um corretor de imóveis aproveitou a oportunidade para anunciar a Palavra de Deus para Brian. O testemunho de Brian é algo maravilhoso, porque ele narra com muita propriedade como aconteceu a sua conversão de forma sobrenatural

A mudança da vida tenebrosa que experimentava Brian é um estímulo para cada um de nós estarmos anunciando a boa nova do evangelho. Vamos semear sempre, que a colheita um dia vem.

Veja o emocionante vídeo.





POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger