sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 DE SETEMBRO

Sean Adair/Reuters


Oito anos após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, os norte-americanos assinalam hoje o "Dia Nacional de Oração e Memória". Novos vídeos amadores inéditos gravados no dia do atentado, discursos oficiais e visitas aos locais dos ataques marcam a data.


Em formato de "jornada de solidariedade", ao decretar este dia nacional o Presidente Obama convidou todos os norte-americanos a "trabalharem para uma causa comum com amigos e aliados para se criar um mundo mais seguro e mais brilhante para as gerações atuais e do futuro".


Em memória das vítimas e ao abrigo desta legislação, assinada em Abril, estão previstas campanhas de ajuda por todo o país, como por exemplo em Seattle, onde cerca de 4000 funcionários da Microsoft vão trabalhar em projetos de restauração de casas pobres e renovar um centro infantil.


Museu do 11 de Setembro


Quem visita Nova Iorque em busca de mais informação, encontra o centro de visitas do "Museu & Memorial Nacional do 11 de Setembro" a poucos metros do local onde ficavam as Torres Gémeas. Além de desenhos, maquetes, filmes e imagens sobre o atentado e o progresso das obras no local, os visitantes podem ainda deixar os seus testemunhos, contando onde e como tomaram conhecimento do ataque terrorista.


Testemunhos esses que também podem ser deixados na web, no site do Museu , onde foi parar o vídeo inédito do segundo avião a bater na torre Sul e posterior confusão nas ruas, divulgado ontem pela SkyNews. Ao todo já foram recolhidas mais de 500 horas de imagens, tanto amadoras como profissionais. A ideia é fazer de cada cidadão um repórter daquele que é considerado o dia mais trágico da história da América.


Dentro de dois anos, quando for assinalado o décimo aniversário do atentado ao World Trade Center, espera-se transformar o evento de 2011 na maior homenagem dos EUA a respeito.


O World Trade Center vai ser substituído até 2012 por um novo complexo, com cinco torres, uma das quais está já construída. Prevê-se, além disso, que em 2015 seja edificada uma sexta torre. O edifício principal terá 108 andares e mais 124 metros de altura que as Torres Gémeas.


Discursos relembram as vítimas

Hoje Barack Obama vai visitar o memorial no Pentágono, onde bateu o terceiro avião do atentado do 11 de Setembro. Em Nova Iorque será o vice-presidente Joseph Biden a assinalar o dia, juntamente com o presidente da Câmara, Michael Bloomberg, no ritual anual no "Ground Zero", onde serão lidos os nomes de 2.752 pessoas que morreram na destruição dos dois edifícios do World Trade Center.


Faz hoje oito anos que 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais, levando a cabo os atentados contra as Torres Gémeas e o Pentágono. O quarto aparelho acabou por cair num campo na Pensylvania. Ao todo morreram mais de três mil pessoas.



Fonte: Paula Cosme Pinto (www.expresso.pt)

0 comentários:

Postar um comentário

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger