segunda-feira, 29 de novembro de 2010

RIO É LINDO, É PERTO E É BOM.



Ontem, domingo 28, fui com minha esposa buscar os nossos queridos João e Amanda que chegaram de Maceió depois de uma semana lá curtindo a viagem de núpcias. Notei chegando em Viracopos bem estendido sobre a pista, bem sustentado em altura de boa visibilidade, um banner com os dizeres, “Rio tão lindo, tão perto!. Sem dúvidas uma publicidade de excelência e em linha com a verdade, o Rio é lindo, e o Rio é perto, em 45 minutos você está no Rio de avião.

Ao mesmo tempo se instalou em minha mente, além das recordações de quando estive no Rio em 89 e 90 para um Congresso de Unidade da Igreja, as terríveis cenas do que tenho visto acontecer nos dias atuais no Rio de Janeiro. E comecei a associar o slogan da publicidade com que eu penso acerca do Rio: "Rio tão lindo, tão perto e tão bom”. O Rio de Janeiro é bom, o problema é o homem, o homem em sua ganância por dinheiro que não poupa vidas, fazendo do narcotráfico uma espécie de ocupação informal.

Pensei também na terrível onda de ataques iniciada dia 21 de novembro, onde leva as forças milicianas a tomarem na Penha a Vila Cruzeiro, considerada uma espécie de fortaleza do tráfico. Dias tensos, marcados por tiroteios, troca de tiros entre militares e traficantes. Dia 26 mais ônibus foram incendiados e também carros em diversas regiões. Além da força local, oitocentos militares do exército chegaram para reforçar as operações que visam conter esta onda de violência urbana que se abateu novamente sobre o Rio de Janeiro. O caos que se instalou requereu a presença do Ministro Jobim da Defesa, reunindo se com o Governador Sérgio Cabral e o secretário de segurança do Estado, José Mariano Beltrame.

Por conta de toda esta onda de terror as principais lideranças evangélicas desde domingo(21) vem promovendo campanhas de oração em prol do restabelecimento da paz no Rio de Janeiro. Renomados pastores publicaram suas mensagens no Twitter profetizando a paz, ordem e segurança para o Rio.

Alguns usaram expressões mais enfáticas como por exemplo: "Só o Reino de Deus pode mudar a violência no Rio, porque é uma mudança de dentro para fora", “oremos para que Deus, por meio do Cristo Vivo, venha com juízo sobre o Rio extirpando todo o mal,” e outra mais expressiva “Não tem Tropa de Elite que resolva, só o Eterno” ou ainda mais esta “A violência é grande, mas nosso Deus é maior”. ( confira os autores das frases )

Ontem a noite a imprensa televisiva dava mostra de uma aparente paz estabelecida tanto em Vila Cruzeiro como no Complexo do Alemão. É nossa oração também que esta paz permaneça e a segurança possa ser desfrutada por todos.

Se o Rio é lindo, é perto também é bom. Onde está o mal? O sábio escritor faz uma declaração estupenda acerca do coração daqueles que não são filhos de Deus, apenas filhos do homem: O coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida e depois vão aos mortos” Ec 9:3b.

Esta maldade fala de um coração que não se importa de utilizar a tragédia da vida alheia desde que os seus mesquinhos interesses de estabilização financeira sejam alcançados. Daí então o embrenhar pelos caminhos tortuosos do tráfico, do envolvimento com as facções criminosas, chegando ao ponto de transformar uma cidade cognominada de “Maravilhosa” num ponto de referencia da vergonha para as nações.

Sonhamos com um Rio brilhante, pacato, acolhedor, referencial da beleza natural. Mas para isto algo precisa ser feito para o conserto do homem sem Deus que promove toda balbúrdia . Creio que já passou da hora de organizar forças tarefas das igrejas, visando fazer  estabelecer o reino de Deus, não para aumentar o número de membros desta ou aquela placa denominacional, mas unidas promoverem a restauração destes homens que para Deus são tão precisos, mas que teve o infortúnio de escolher caminhar pela estrada da degeneração humana.

A Bíblia nos oferece subsídios para que se criem frentes de alcance destas vidas, introduzindo-as num novo mundo, numa nova vida e que estes que hoje estão na prática do mal, se tornem vasos úteis nas mãos de Deus. E isto é possível, aqui mesmo neste blog temos um testemunho claro de que se há agente que promove o amor a estas pessoas, e elas podem ser alcançadas por este amor, o amor de Jesus e se tornarem agentes multiplicadores do amor de Deus.(veja o exemplo)

Conta se uma história de um homem que tinha um filho pequeno,  de 5 anos e que este menino aguardava o pai todas as noites chegar do serviço para brincar com ele. O pai tinha o costume de chegar, fazer sua higiene pessoal, jantar e ler os jornais do dia. Todas as noites aquele menino insistia com o pai: Brinca comigo, vamos brincar, e o pai ocupado com os seus jornais, dizia, depois, depois papai brinca. Numa destas noites o filho resolveu ir até as ultimas conseqüências, não deu trégua ao pai, e a cada minuto insistia no convite: brinca comigo, hoje você vai brincar comigo. O pai perturbado com o ferrenho assédio do filho, olhou para a sala de estar e viu na parede um mapa mundi grande e teve uma idéia. Picou o mapa em muitos pedaços e disse ao filho: está aí, monta este mapa direitinho e quando terminar o papai brinca com você. A idéia do pai era que o menino ocupasse muito tempo com aquela tarefa.

Cinco minutos depois o menino se aproximou do pai e disse: pronto papai, tarefa comprida, agora é a sua vez, vai brincar comigo. O pai olhou, mapa mundi arrumado, quase não acreditando na façanha do menino e logo disse: tudo bem, promessa é divida, vou brincar com você, mas me conta como consertou este mapa em 5 cinco minutos. O menino olhando ternamente para o pai disse: papai eu não consertei o mapa mundi, eu descobri que atrás do mapa tinha a figura de um grande homem, eu ajuntei as peças humanas e o mapa ficou certo.

É isto que está precisando acontecer no Rio de Janeiro, que estes homens que praticam estas perversidades que chafurdam a cidade Maravilhosa, tornem se no mínimo humanos, o que já será bom suficiente para uma vida mais salutar para o povo do Rio de Janeiro, seus visitantes e para que o Rio seja o referencial de beleza e segurança para todas as nações. 

Que o nosso clamor uníssono, suba ao trono do Senhor e deprequemos como o salmista "SALVA-NOS, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens."(Sl12:1)(ACRF)

Deus, que o Rio continue lindo, perto, mas acima de tudo bom para todos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

"Cantai ao Senhor em ação de graças...”(Sl. 147:7)

A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.

O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.

O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.

O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.

Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.



Obrigado, Senhor


Graças te dou, ó meu Deus, pelo ar que eu respiro,
Pela linda natureza que, extasiado, admiro;
Graças te dou pelas vestes, pelo pão de cada dia,
Que como Pai cuidadoso, a teus filhos propicia.

Graças te dou pelas mãos, que me deste ao me criar;
Elas são meus instrumentos, para os outros ajudar.
Graças, ó Deus, pelos pés; eu os trato com carinho,
Pois me levam em segurança, sempre pelo bom caminho.

Graças te dou, ó Senhor, pelos olhos que me deste
Para ver tanta beleza, sob a abóbada celeste:
São os rios e os mares, os lagos e a floresta,
São as plantas multicolores - Uma verdadeira festa!

Obrigado pela voz, com ela eu vou proclamar
Que tu és um Deus de amor, sempre pronto a perdoar;
E que és o Rei dos reis e o único Senhor,
Que é digno de toda a glória, de toda honra e louvor.

Eu te agradeço, meu Deus, pelos meus cinco sentidos,
dentre os quais estão inclusos, ambos os meus ouvidos;
Eu ouço o cantar dos pássaros e o ruído do trovão,
Ouço também tua voz, quando estou em oração.

Graças te dou pelo lar , pela família querida
Que prepara as gerações para enfrentar a vida;
"Educa bem a criança", disse o sábio Salomão,
Para que, em sua vida, não tenha decepção.

Por tudo o que me deste, eu te agradeço, Senhor,
Mas, de um modo especial, sou grato por teu amor;
Aquele amor sem limite, demonstrado numa cruz,
Onde, para me salvar, morreu teu filho Jesus!

(Autor do Poema: Pb. Aristides Ferreira Netto)


Fonte: SAF/IPB

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A FIDELIDADE DE DEUS

Quantas são as vezes que nos pegamos inquietos com a espera de uma benção que parece não chegar. Sempre estamos esperando algo que Deus irá preparar, uma porta para um novo serviço, uma promoção, a cura de uma enfermidade, a aquisição de uma casa nova, de um carro do ano. E enquanto não chega o tempo determinado por Deus e a coisa não acontece, passamos neste período da demora da benção por uma espécie de provação da nossa fé. Costumo sempre dizer que poucas coisas são mais dificeis do que esperar. Há um texto em Deuteronômio 7: 9 que nos traz um grande consolo, porque que se amamos a Deus e obedecemos seus preceitos, Ele é que tem uma peculiaridade que nos garante a chegada da benção, mais cedo, ou mais tarde: Fidelidade. Assim diz o texto:" Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos."

Agora o que precisamos é formar um conceito precioso em nosso coração de que uma vitória ainda não experimentada, não é a sinalização definitiva que esta não chegará. O texto citado nos traz a garantia da fidelidade de Deus, então se somos portadores da promessa, Ele indubitavelmente a cumprirá.

Um exemplo clássico de promessa de Deus cumprida independente do tempo demorado é o caso do nascimento de Isaque, filho de Abraão. Gênesis 21.5 diz que Abraão tinha cem anos quando nasceu Isaque, seu filho. Mas o histórico que antecede este fato é muito importante para alicerçar a nossa fé. Abraão, obedecendo à chamada divina, ele e sua esposa Sara, seu pai Terá e seu sobrinho Ló (Gen. 11:31) saíram de Ur da Caldeia e estabeleceram-se durante algum tempo em Harã. Daí, aos 75 anos de idade, retomou o rumo indicado por Deus, em direção a Canaã.

Em Canaã, a fé de Abraão foi duramente posta à prova. Ele e Sara iam envelhecendo sem que vissem a concretização da promessa divina de um filho que seria a origem de uma grande nação (Gen. 12:2). Então, uma noite, o Senhor conduziu-o para fora de casa: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça” (Gen. 15:5-6).

Aos 99 anos, recebeu do Senhor a reconfirmação das Suas promessas (Gen. 17.21), que se cumpriram com o nascimento de Isaque no ano seguinte (Gen. 21). Este nascimento, obra da miraculosa graça de Deus, recompensava a inabalável fé do patriarca Abraão. 

Então esta demora de 25 longos anos para ver a promessa cumprida foi de grande valia para Abraão, pois sua fé foi fortalecida, em que certamente aprendeu muitas coisas do Senhor. E em momento algum duvidou da promessa. Por isso, o autor aos Hebreus narra enfaticamente:  (Hb 11:8-16) Abraão confiou em Deus, e quando Deus lhe disse que deixasse a sua pátria e fosse para longe, a uma outra terra que Ele prometera dar-lhe. Abraão obedeceu. E foi embora, sem ao menos saber para onde ia.E mesmo depois que chegou à terra prometida por Deus, ele morou em tendas como um simples hóspede, como fizeram Isaque e Jacó, a quem Deus fez a mesma promessa. Abraão fez isso porque estava esperando confiadamente que Deus o levasse àquela forte cidade celestial, cujo arquiteto e construtor é Deus.Sara também teve fé, e por causa disso pôde tornar-se mãe, apesar da sua idade avançada, pois ela compreendeu que Deus, que lhe fez sua promessa, sem nenhuma dúvida faria o que disse.E assim uma nação inteira veio de Abraão, que era velho demais para ter um filho que fosse; uma nação com tantos milhões de pessoas que, assim como as estrelas do céu e a areia da praia dos mares, não há meio de poder contá-los.Estes homens de fé que eu mencionei morreram sem jamais terem recebido tudo quanto Deus lhes prometeu; mas viram tudo que os esperava adiante, e ficaram contentes, pois concordavam que esta terra não era a sua verdadeira pátria, mas que eles eram apenas forasteiros de visita aqui embaixo.E muito logicamente, quando eles falavam assim, estavam com olhos postos na sua verdadeira pátria no céu.Se eles tivessem desejado, poderiam ter voltado às coisas boas deste mundo.Mas não quiseram. Eles estavam vivendo para o céu. E agora Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus, pois fez uma cidade celestial para eles.(Biblia Viva)

Apesar da inquietação falada no início desta postagem, nunca reclame de que Deus não esta fazendo nada por você, porque isto não é verdade, pois Deus sempre está fazendo algo em nossas vidas. Jamais desista porque ainda não alcançou a vitória, pois se Deus prometeu, Ele certamente te entregará no momento que Ele desejar. Lembra-te de Abraão, mesmo quando não parecia estar acontecendo o milagre, ele utilizou de crer contra a esperança até que a benção chegasse. Entretanto, Abraão nunca duvidou. Creu em Deus, pois sua fé e sua confiança tornaram-se ainda mais fortes. Ele ainda louvou a Deus por essa bênção, antes mesmo que ela se tornasse real. É o que diz Romanos 4:20 "Entretanto, Abraão nunca duvidou. Creu em Deus, pois sua fé e sua confiança tornaram-se ainda mais fortes. Ele ainda louvou a Deus por essa bênção, antes mesmo que aquilo acontecesse"

Então passe pela prova cantando louvores  a Deus de Israel e sempre, em todo o momento O adore, e lembre-se : Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus. Creia, se Ele prometeu, é fiel para cumprir.


sábado, 20 de novembro de 2010

ATERRISSAGEM NA HORA CERTA.


A vida é muito interessante. Eu fico conjeturando sobre a nossa existência, o tempo de vida e os acontecimentos dela. Quando nos prendemos ao "chronos", temos que nos deter em datas e a ordem dos acontecimentos, e em especial numa sequência lógica, e isto falando no tempo do homem. Mas quando queremos falar sobre o tempo de Deus, aí nos atemos ao "Kayrós", ou seja, o tempo oportuno, momento certo, sem medo de errar o tempo qualitativo, porque o tempo de Deus é sempre o tempo de excelência.

É lógico que se me apego à cronologia, falo do tempo intrinsicamente ligado ao relógio, calendário e à rotina. E é ai que fico permeado às datas da história da vida. Por exemplo, 20 de julho 1918, nascimento de meu pai,Armando Vanelli, 1.de março de 1932, nascimento de minha mãe,Maria de Jesus Toledo Pizza Vanelli, 06 de março de 1951, meu nascimento, 24 de junho de 1960 o nascimento de minha esposa, Sara Madureira, 07 de julho de 1978 o nosso casamento e os nascimentos dos filhos Abrahão, 20 de julho de 1979, Nohemy, 16 de janeiro de 1981, João, 06 de Abril de 1984 e Ruth, 19 de Dezembro de 1989. Mas tem mais gente envolvida nesta história, Amanda Lucena Silva, nascida 22 de janeiro de 1985, e seus pais Dorival da Silva, de 06 de agosto de 1959 e Julia Lucena de Miranda Silva, de 05 de setembro de 1965. Como disse acima, isto tem nome: história cronológica.

E hoje com a permissão dos demais filhos vou falar do João, o terceiro filho, que hoje se inscreve pelos sacrossantos laços do matrimônio no roll de homens sérios. Já foi falado e há conhecimento da data do nascimento dele, no entanto, teve a experiência de gozar do "kayrós" de Deus quando, em 15 de novembro de 2009, começou um relacionamento afetivo sentimental com Amanda. Se conhecem desde os 15 anos, quando estudavam juntos, mas o cronos era o entrave da vida dos dois, porém, venceram e conseguiram alcançar a graça entrando no desfrute do tempo de Deus.

Como é bom ver um filho vencer as limitações impostas pelo tempo, pelo calendário, pelo cronos e atingir o alvo, a marca tão almejada do "kayrós" de Deus. E foi por isto que escolhi nesta madrugada este título para a presente postagem: ATERRISSAGEM NA HORA CERTA!( é aterrissagem mesmo, não é aterrisagem, a palavra aterrissagem deriva-se do vocábulo francês "atterrissage", (pardon mon chérri).

Porque aterrissagem na hora certa? Porque na vida a dois alçamos vôo através dos nossos sonhos, intenções, planejamentos e projetos, e de repente vamos descobrindo que com o decorrer do tempo a afinidade é algo que sobrepuja o seu sentido etimológico, muito mais do que qualidade de afim, parentesco que um cônjuge contrai com a família do outro cônjuge, muito mais que conformidade, conexão, relação, semelhança. Porque o tempo, disse e repito, o tempo de Deus, o kayrós, a aterrissagem na hora certa, segundo os padrões divinos, desconecta a palavra afinidade do conceito comum e aí então é preciso ir mais além e quem sabe mesmo, dar uma conotação setimental poética, a exemplo do que fez o ilustre escritor Arthur da Távola ao escrever em seu poema Afinidade:" A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. E o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido." (vale a pena ler este poema).

Se um poeta é capaz de transcender o sentido literal de uma palavra, quando nos afinamos com o Espirito de Deus somos capazes de enxergar além do que o humano possa conceituar ou definir. E é por isto que me lembro que no dia que João e Amanda vieram até mim e Sara para que orássemos pelo inicio do relacionamento, e então conseguimos tirar os olhos do que é vernacular e descobrir que na afinidade de um casal os dois não olham um para o outro ou para si mesmos, mas juntos, são capazes de volver o olhar para cruz de Cristo, aprendendo que ela é o exemplo para uma vida de renúncia, de não viver cada um por si, isoladamente, mas antes, um para o outro, aliás, ao assumir a vida a dois, a maior revelação que um dos conjuges pode ter, é cada um agora empenhado no compromisso da vida a dois, não casar para ser feliz, mas para fazer o outro feliz.

Quem sabe mesmo hoje dia 20 de novembro, não é tempo de olhando para o exemplo de João e Amanda, entendermos por um outro prisma a feliz citação que Moisés faz ao escrever no Salmo 92:12 " ensina-nos Senhor, a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio". Ainda que esbarremos na cronologia contando o nosso tempo, somos confortados pela revelação de que tudo está sob o Seu controle pois o versiculo 4 diz:" mil anos, aos Teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite."

João e Amanda, valeu o vôo de 370 dias, valeu a espera, valeu superar os obstáculos. Vocês venceram os limites e atravessaram este tempo tão puro e elevado, e agora aterrissaram na hora certa, no lugar certo, para viverem um tempo certo. Felicidades. Parabéns. Vocês acertaram o alvo. Aterrissaram na hora certa, para fazerem deste tempo o start para uma nova decolagem ou um novo salto, e para sempre.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

PASTORES EVANDRO E NOHEMY SÃO PRELETORES NO ACAMPALÍDERES DA LAGOINHA

Mais uma vêz o Pastor Evandro e Pastora Nohemy, que fazem parte do Corpo Ministerial da Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu foram convocados pela Igreja Batista da Lagoinha para ministrarem no ACAMPALÍDERES 2010 que acontecerá de 19 a 21 de novembro. Este ano o Tema do ACAMPALÍDERES é "Voltando ao Primeiro Amor (Ap.2:4-5)" e é destinado á líderes, educadores, pastores e pais. Cerca de 200 inscritos na área de ministério infantil serão ministrados pela dinâmica nesta área através da instrumentalidade dos pastores Evandro e Nohemy.

Em outubro eles já estiveram ministrando no Seminário Teológico Carisma, a exemplo dos anos anteriores, dando ênfase em suas ministrações que Ministério infantil não é brincadeira, é para pessoas resolvidas e cheias do poder do Espírito.(saiba mais).

O ACAMPALÍDERES 2010 é uma realização da Geração Samuel, Igreja Bastista da Lagoinha e Ministério de Crianças e Juniores(MCJ), que além do tema principal terá oficinas superinteressantes destinados aos líderes de minístérios infantis, como: Contando histórias com Balão, Brinquedos Reciclados,Fazendo Arte com Papéis Recicláveis, Pintura Facial e Alimentação Criativa.

ACAMPA LÍDERES 2010 é um evento que quem lidera ministério infantil não pode perder, porque alem do aprendizado que alí será ministrado, o participante sairá abençoado e renovado por Deus.

Veja tudo sobre o ACAMPALÍDERES 2010 clicando aqui

sábado, 13 de novembro de 2010

A FÔRMA QUE FORMA

Em 1976 eu tive a felicidade de participar de uma Convenção de uma igreja evangélica e lembro-me bem do tema daquele evento. Baseado em I Timóteo 4:12b "torna-padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza".

Lembro-me ainda da linda flâmula dada aos senhores convencionais, inscritos para os devidos desígnios que lhes seriam conferidos. Era um tempo precioso, os homens e mulheres que alí estavam tinham consciência do compromisso que abracariam doravante quando investidos em um novo ofício(não gosto de cargo e nem função) e que com todo aquele cabedal de conhecimento adquirido nos cursos preparatórios, deveriam ser uma espécie de fôrma que fórma.

Ser uma fôrma que fórma é ser capaz de gerar gente nos mesmos moldes, com as mesmas caraterísticas, com padrão igual e assim dar continuidade à proposta que se pretendia como igreja que levanta com base no chamado de Deus, homens que sejam sal fora do saleiro, que deem gôsto às coisas insossas deste mundo tão contaminado pelo pecado.

Por favor, entenda, não estou falando em clonagem ou cópia discipular, de ser tudo igual, de falar todo mundo o mesmo jargão. Não, estou falando algo mais sério, de gente que toma para si o chamado de ser "padrão" , isto é, que se torna referência ou modêlo.

O apóstolo Paulo ao escrever ao jovem Timóteo tem convicção no seu linguajar trazendo recomendação de tamanha responsabilidade cristã " torna-te padrão". Padrão, modêlo na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. E esta recomendação não para em Timóteo mas estende-se a todos os que aspiram o atender a designação do Senhor Jesus de que "somos sal e luz de mundo". E estas coisas me fazem pensar seriamente no porque então, se temos tamanha instrução aliada ao chamado, porque encontramos tanta gente se "conformando com os padrões mundanos", deixando-se moldar pela fôrma errada?

Por exemplo, Provérbios 24:11 diz :" teme ao Senhor, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos", e é uma boa palavra para ser cumprida aos que pretendem ser "referenciais", "modelos", "fôrmas" e "padrões". Mas, me causa espanto ver tanto sujeira circulando pela internet à guisa de defesa de direitos ou ainda de cobrança das atitudes negativas dos nossos homens públicos. É gente que tem uma "síndrome de estilingue" que para sí tudo e todos são vidraças-alvos perfeitos da sua inquietação e então miram os seus bombardeiros eletrônicos e disparam milhares de emails tecendo críticas e divulgando as falhas dos homens investidos em cargos públicos.

Veja bem, não estou postulando aqui a condição de "advogado do diabo", sem dúvidas tudo o que temos visto pelos homens que deveriam ser exemplos realmente chocam, ou melhor, traem a confiança que lhes foi depositada através do sufrágio universal. Mas eu quero me deter em um fator de suma importância, ou melhor, uma análise mais fria destes males que experimentamos pela práticas dos distintos que deveriam fazer o certo e não fazem.

A questão é:"que direito tem um povo de cobrar os que fazem errado, se este povo, na sua maioria pratica coisas tão erradas quanto? Por exemplo:" estacionar na calçada, na maioria das vezes debaixo das placas proibitivas, subornar ou tenta subornar quando é pego cometendo infração, trocar o voto por caminhão de terra, areia e até por umas merrecas, dirigir falando no celular, trafegar pela direita no acostamento quando de um congestionamento, parar em fila dupla em frente às escolas(pensa que é o filho do prefeito, dono da rua), por mesas e churrasqueiras nas calçadas, pegar atestado médico sem estar doente para faltar ao trabalho, faz "gatonet", tv a cabo, luz, etc, passar escritura no valor abaixo do comprado para pagar menos impostos, estacionar em vagas de deficientes ou idosos, pilotar moto sem capacete, comprar produto pirata com a consciência de que é pirata, emplacar o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA, levar do ambiente de trabalho clipes, canetas, lápis e o que der para levar como se isso não fosse roubo, viajar para o exterior e não falar a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que leva ou traz na bagagem.

No mínimo alguém vai dizer, mas este não é o padrão do crente, mas quanta gente que diz professar a palavra que é pego com as mãos na botija. Ou será que estou enganado ou sonhei isto? Se cada crente cumprir o designado de Paulo à Timóteo então estaríamos cheios de razão de fazer as cobranças dos homens públicos desta nação. Há uma necessidade de começarmos urgentemente a por em prática a transformação pessoal, isto é, cada um tornando padrão modêlo para que a Nação se transforme.

Queremos políticos honestos, mas muitas vezes passamos o farol vermelho porque não tem guarda nenhum olhando. Será que por ventura, estes políticos que fazemos correntes na internet denunciando suas mazelas são ilustres visitantes de outro planeta, são extra-terrestres? Não, são pessoas oriundas do meio do mesmo povo que pratica todos os absurdos citados acima.

Então Deus tem uma esperança em cada filho Dele que obedeça este texto de Paulo para adotarmos já uma mudança comportamental, começando com um que segue a Palavra. Estamos esperando o Brasil mudar, os políticos mudarem, mas precisamos nos "tornar padrão e exemplo" para que esta mudança aconteça. E ela deve começar dentro de cada um, nas nossas casas, nas nossas atitudes.

Me impressiona sobremaneira o discurso que está aí que é preciso urgente deixar um Brasil melhor para os nossos filhos, quando estamos cometendo um gravíssimo erro de não aplicarmos em atentar para a Palavra de Deus e deixarmos filhos melhores para o Brasil. Filhos educados por princípios de honestidade, dignidade, ética e responsabilidade.

Não adianta a reclamação, a revolta e o "panelaço" tentando forçar a mudança via " de fora para dentro ", é preciso começar já uma mudança interior como diz Paulo em Romanos capitulo 12: 2 "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Engaje-se nesta receita de Deus para uma Nação melhor, seja uma "forma que fórma" gente de padrão, que seja exemplo e modêlo para o nosso Brasil.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CORAÇÃO NA BATIDA CERTA.

Por um momento esta semana quando tomava um suco numa cafeteria no centro da cidade, vi um comercial de tv com uma figura tremendamente conhecida na música nacional, Toquinho. Era uma chamada para o dia de hoje, 12 de novembro, denominado Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Interessante a chamada porque traz recomendação de cuidar do coração, procurar um médico, fazer exames e uma exortação fora de série: não deixe seu coração perder o rítmo. Um slogan que caíu bem para a Campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA, promovida pela SOBRAC - Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

Você pode ver o vídeo de 28 segundos da SOBRAC - onde um homem que entende de rítmo fala sobre a importância do coração na batida certa, e depois na sequência se interar mais desta postagem que trabalhei em dois focos.



É lógico que muita gente não tem conhecimento sobre o que vem a ser Arritimia Cardíaca, daí a razão de expormos algumas informações sobre o tema do dia, baseado nos dados coligidos às credenciadas fontes.

"Em condições normais, o nosso coração "bate" em uma freqüência que varia de 60 a 100 vezes por minuto. O coração é um órgão eminentemente muscular e, como os outros músculos do nosso corpo, ele precisa de um estímulo para funcionar adequadamente. Os estímulos responsáveis pelo batimento cardíaco são representados por uma espécie de "corrente elétrica" que é transmitida por todo o coração, através de estruturas que poderiam ser grosseiramente comparadas a "fios condutores"."

Mas de onde vem esse estímulo? Ele nasce em uma estrutura localizada no próprio coração, chamada nó sinusal (ou marcapasso fisiológico), que tem a capacidade de estimular o coração a bater 60 a 100 vezes a cada minuto.

Após a geração desse estímulo, ele caminha por células especializadas e ativa todo o coração, permitindo que ele exerça sua principal função: a de bombear o sangue para os vários órgãos de nosso corpo. No entanto, nem sempre as coisas acontecem assim tão bonitinhas. Em alguns casos, por diversos motivos, esse estímulo não é gerado na freqüência correta (podendo ser para mais ou para menos) ou nasce em locais não habituais. Esses estímulos anormais também podem ser conduzidos pelo coração, causando ou não sintomas e podendo levar à morte.

As arritmias cardíacas representam esse grupo de distúrbios do ritmo cardíaco, que inclui um grande número de doenças, algumas bastante comuns e outras extremamente raras. É importante saber que podem ocorrer em qualquer idade, independente do sexo e da etnia, estando ou não associadas a outras doenças do coração.

Tipos de arritmia cardíaca

As arritmias cardíacas podem ser classificadas de diversas formas, dependendo da freqüência, mecanismo de formação, local de origem, etc. Apresentaremos alguns termos mais gerais, comuns no dia-a-dia das pessoas.

Quanto à freqüência, as arritmias podem ser classificadas em:

• Bradicardia: ocorre quando o coração bate menos de 60 vezes por minuto. Em algumas pessoas, pode ser um achado normal, como em atletas. São conhecidos vários tipos de bradicardia, cada um com suas características peculiares. Os marcapassos cardíacos são utilizados no tratamento desse tipo de arritmia.

• Taquicardia: ocorre quando o coração bate mais de 100 vezes por minuto. Ocorre normalmente durante atividade física, estresse emocional, em presença de anemia e outras doenças. Existem vários tipos, algumas extremamente graves.

Quanto ao local de origem, as arritmias classificam-se em:

• Atriais: como sabemos, o coração é composto de quatro câmaras (ou divisões), dois átrios e dois ventrículos. O estímulo normal para o batimento cardíaco é gerado no átrio direito. Em algumas arritmias, esses estímulos são gerados em excesso ou em menor número, pela própria estrutura que normalmente os gera; em outras, o estímulo surge em algum outro lugar nos átrios, levando à ocorrência de arritmias atriais.

• Juncionais: essas arritmias surgem na junção entre os átrios e os ventrículos.

• Ventriculares: surgem dentro dos ventrículos, algumas com grande potencial para levar à morte.

Quais são os sintomas?

Muitas arritmias são completamente assintomáticas, e a grande parte da população apresenta alguns episódios arrítmicos durante o dia e nem se dá conta disso. A verdade é que existem alguns tipos de arritmias que estão mais associados à ocorrência de sintomas do que outros. E vai depender também de vários outros fatores: freqüência dos episódios, freqüência cardíaca atingida durante a arritmia, presença de doença cardíaca prévia, entre outros.

O sintoma mais comum é a palpitação (ou "batedeira"), que pode ocorrer tanto nas bradicardias quanto nas taquicardias. Algumas pessoas são bastante sensíveis e apresentam grande desconforto na presença desse sintoma. Outro sintoma comum é a síncope (ou desmaio) caracterizada pela recuperação imediata e espontânea. O indivíduo pode sentir também falta de ar, mal-estar, e outros sintomas que vão depender da presença ou não de outras doenças.

Algumas vezes, quando a arritmia é mais grave, o paciente pode apresentar confusão mental, fraqueza, hipotensão (pressão baixa), dor no peito (angina), caracterizando uma emergência médica e levando à aplicação de tratamento imediato para evitar a morte do paciente.(saiba mais consultando a fonte no fim da postagem)

Bem até aqui me ative ao lado material do coração, mas doravante quero discorrer um pouco sobre o espiritual. Cuidar do coração materialmente falando é boa atitude, mas espiritualmente, excelente coisa é, tanto que é tão especial que o coração na Bíblia ele é citado mais 800 vezes. Originário da palavra grega "kardia", deste orgão podemos tirar grandes lições à nível espiritual.

Na descrição bíblica encontramos definições interessantes sobre o coração. Daví fala de um coração puro no Salmo 51; Salomão descreve em Provérbios 6:14 que pode ser portador de perversidade; Jeremais em suas Lamentações fala de uma tristeza que se apodera do coração que até a dança é transformada em lamento( 5:15), e ainda Ezequiel faz menção à intervenção de Deus para trocar o coração empedernido do homem, por um novo coração(36.26).

Mas porque este interesse de Deus de trabalhar no coração do homem? Porque Deus tem este envolvimento tão acentuado com o centro das emoções, da vontade, dos desejos, que é o coração humano? Por que um coração nas mãos Dele faz toda a diferença, independente de onde estiver o portador deste coração. Deus chega mesmo a pedir o coração ao homem, em Provérbios 23:26, há uma forte expressão" Dá-me, filho meu, o teu coração..."

É evidente que Deus respeitando a decisão humana não arromba porta e invade, rouba, toma, não. Isto quem faz é o inimigo. Deus espera, bate a porta do nosso coração e pede. E o lindo de toda esta atitude é a sua capacidade de aguardar. Deus esperou 23 anos para eu decidisse entregar meu coração a Ele.

E é incrível que possam parecer antagônicos os cuidados propostos com o coração, na somatória, tanto o homem como Deus tem objetivos salvíficos. De um lado o homem através da ciência lutando para que o coração humano dure mais com a prevenção médica e com isto alcance mais idade, maior tempo de vida, viva mais o futuro. Agora, a postura de Deus é algo tremendo. Ele trabalha para receber em suas mãos o coração do homem, porém, de forma espontânea, isto é, não aconselhado nem forçado, porém, feito ou dito de livre vontade e que se realize por si só e sem causa aparente, e não provocado.

Isto fala de decisão. Oh! que dia venturoso 14 de novembro de 1974 quando me decídi por Jesus. Dia que vislumbrei todo um porvir magnífico, mas que também tomei decisão não olhar mais atrás. Doravante o decidido nortearia novos caminhos por causa de um novo coração recebido do Pai. Um novo coração não se prende ao que ficou para trás, antes dotado de todas as forças, movido pelo Espírito, respirando o ar da vida, mesmo sem uma nota musical, faz do bater do novo coração traduz os novos objetivos: adorar, amar e servir ao Senhor. Agora venha o que vier, nada tirará do novo coração, um coração que bate na cadência do Espírito, a vontade, o desejo, e a prática do amar ao Senhor e serví-Lo com toda a minha alma.

Cuidar do coração é ótimo, cuidar da saúde agrada a Deus porque somos templos do Espírito Santo, mas adorar ao Senhor, viver para Ele é fruto de uma decisão de um novo coração. Embrenhe-se por este caminho também. O caminho da adoração, fruto da minha melhor decisão.


Dê o play e deixe o Médico dos Médicos cuidar do seu coração.






Fonte científica: BOA SAÚDE-UOL

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PASTOR JUNIOR, AMIGO MAIS CHEGADO QUE UM IRMÃO


Pensando ainda na Celebração dos 26 anos da Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu, afinal estamos todos impactados com aquela memorável noite e em particular a envolvente mensagem pregado pelo pastor José Carlos de Lima Junior da Igreja Presbiteriana Central. Na verdade todos conhecem este homem de Deus como Pastor Junior, e parece mesmo que é como Pastor Junior que ele é expansivo, alegre e contagiante.

Há um bom tempo atráz encontrei o pastor Talles bem defronte a Cafeteria alí na 13 de Maio e pastor Talles me apresentou um jovem, missionário Junior, muito simpático, me tratou muito bem, me saudou respeitosamente ao tomar ciência de que eu ja era na época o pastor de maior tempo ministerial em Mogi Guaçu.(34 anos), até um tempo era o pastor Paulo Mesquita, mas aí Pastor Paulo jubilou e a honra passou a mim.

Neste ano, por volta de março eu tive um momento dificil de saude, complicado mesmo, chegando a ficar 60 dias sem poder ir á igreja, quanto mais pregar. Foram dias cinzas, sem colorido, e de muita angústia. Mas foi justamente neste tempo, que pastor Junior me cobriu de carinho através das suas palavras, mensagens e oração. Isto me ajudou muito, me fortaleceu e me animou. É lógico que outros pastores também oraram, mas pastor Junior orou e cuidou.


Naqueles dias em que as ondas do mar da minha vida se encapelavam, Pastor Junior decidiu ser aquele que em oração por minha vida, daria ordem para que o mar da depressão, que os ventos impetuosos da angústia se calassem e aquietassem dando a mim, condições de retomada das minhas funções.


E dia 06 de novembro quando pastor Junior pregava, ele deixou claro porque assim procedeu. É pastor e tem coração de pastor. Senti me honrado com a sua atitude, um jovem pastor orando por um vetereno de guerra. E estas coisas são bem patentes a quem tem liderança forte e que tem um povo que caminha junto com o cajado do pastor, e prova disto foi o numero de ovelhas que se fizeram presentes naquela celebração, dando honra em duplicidade, honrando o Corpo Ministerial e irmãos da Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu, e também ao próprio pastor Junior.


Fui muito feliz em convidar pastor Junior que tem uma agenda apertada para estar conosco alí, porque atendendo ao meu convite, acabou por ministrar de diversas formas ao meu coração que tanto precisava. Os cânticos dos grupos associados da MPV e IPC, o ecoar de vozes que romperam no átrio através do Côro Manancial, tão bem dirigido pelo irmão Jônathas Ambrósio, e ainda pela atitude do irmão Fabiano Sibella que de posse do convite para o Culto passou email para todos os jovens, fazendo uma convocação para a Celebração dos 26 anos da Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu.


Confesso que já vi bastante coisa no meio evangélico, mas não ví tudo ainda. Um sábado que tinha atividades para os jovens na igreja, Sibella convoca a todos para estarem na Missão. Isto é uma lição de unidade muito expressiva, que jamais experimentei. Unidade só existe fundamentada na renúncia e na honra aos nossos colegas de ministério.

Foi muito bom podermos estar ali unidos com o objetivo de congraçarmos pelas vitórias alcançadas tanto pela Missão Paz e Vida, pela Igreja Presbiteriana Central e demais igrejas ali representadas. Quero agradecer a esta parcela do rebanho da Igreja Presbiterana Central pelo comparecimento a esta festividade, pelo carinho e apoio, mas em particular parabenizá-los por ter um um pastor tão abençoado, eloquente, envolvente, arguto pensador e tão expressivo em suas palavras persuasivas, não só pela retórica, mas por ser canal do Espírito Santo.




Obrigado pastor Junior, obrigado mesmo, hoje eu posso repetir em alto e bom som, fazendo côro com o sábio quando escreveu em Provérbios 18:24 " o homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão"



Você pode conhecer melhor o ministério deste valoroso guerreiro em APRENDIZ DE CRISTO


sábado, 6 de novembro de 2010

FOTOS 26 ANOS MISSÃO MOGI GUAÇU - PARTE 7


























































































































































































































































POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger