Ontem, domingo 28, fui com minha esposa buscar os nossos queridos João e Amanda que chegaram de Maceió depois de uma semana lá curtindo a viagem de núpcias. Notei chegando em Viracopos bem estendido sobre a pista, bem sustentado em altura de boa visibilidade, um banner com os dizeres, “Rio tão lindo, tão perto!. Sem dúvidas uma publicidade de excelência e em linha com a verdade, o Rio é lindo, e o Rio é perto, em 45 minutos você está no Rio de avião.
Ao mesmo tempo se instalou em minha mente, além das recordações de quando estive no Rio em 89 e 90 para um Congresso de Unidade da Igreja, as terríveis cenas do que tenho visto acontecer nos dias atuais no Rio de Janeiro. E comecei a associar o slogan da publicidade com que eu penso acerca do Rio: "Rio tão lindo, tão perto e tão bom”. O Rio de Janeiro é bom, o problema é o homem, o homem em sua ganância por dinheiro que não poupa vidas, fazendo do narcotráfico uma espécie de ocupação informal.
Pensei também na terrível onda de ataques iniciada dia 21 de novembro, onde leva as forças milicianas a tomarem na Penha a Vila Cruzeiro, considerada uma espécie de fortaleza do tráfico. Dias tensos, marcados por tiroteios, troca de tiros entre militares e traficantes. Dia 26 mais ônibus foram incendiados e também carros em diversas regiões. Além da força local, oitocentos militares do exército chegaram para reforçar as operações que visam conter esta onda de violência urbana que se abateu novamente sobre o Rio de Janeiro. O caos que se instalou requereu a presença do Ministro Jobim da Defesa, reunindo se com o Governador Sérgio Cabral e o secretário de segurança do Estado, José Mariano Beltrame.
Por conta de toda esta onda de terror as principais lideranças evangélicas desde domingo(21) vem promovendo campanhas de oração em prol do restabelecimento da paz no Rio de Janeiro. Renomados pastores publicaram suas mensagens no Twitter profetizando a paz, ordem e segurança para o Rio.
Alguns usaram expressões mais enfáticas como por exemplo: "Só o Reino de Deus pode mudar a violência no Rio, porque é uma mudança de dentro para fora", “oremos para que Deus, por meio do Cristo Vivo, venha com juízo sobre o Rio extirpando todo o mal,” e outra mais expressiva “Não tem Tropa de Elite que resolva, só o Eterno” ou ainda mais esta “A violência é grande, mas nosso Deus é maior”. ( confira os autores das frases )
Ontem a noite a imprensa televisiva dava mostra de uma aparente paz estabelecida tanto em Vila Cruzeiro como no Complexo do Alemão. É nossa oração também que esta paz permaneça e a segurança possa ser desfrutada por todos.
Se o Rio é lindo, é perto também é bom. Onde está o mal? O sábio escritor faz uma declaração estupenda acerca do coração daqueles que não são filhos de Deus, apenas filhos do homem: O coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida e depois vão aos mortos” Ec 9:3b.
Esta maldade fala de um coração que não se importa de utilizar a tragédia da vida alheia desde que os seus mesquinhos interesses de estabilização financeira sejam alcançados. Daí então o embrenhar pelos caminhos tortuosos do tráfico, do envolvimento com as facções criminosas, chegando ao ponto de transformar uma cidade cognominada de “Maravilhosa” num ponto de referencia da vergonha para as nações.
Sonhamos com um Rio brilhante, pacato, acolhedor, referencial da beleza natural. Mas para isto algo precisa ser feito para o conserto do homem sem Deus que promove toda balbúrdia . Creio que já passou da hora de organizar forças tarefas das igrejas, visando fazer estabelecer o reino de Deus, não para aumentar o número de membros desta ou aquela placa denominacional, mas unidas promoverem a restauração destes homens que para Deus são tão precisos, mas que teve o infortúnio de escolher caminhar pela estrada da degeneração humana.
A Bíblia nos oferece subsídios para que se criem frentes de alcance destas vidas, introduzindo-as num novo mundo, numa nova vida e que estes que hoje estão na prática do mal, se tornem vasos úteis nas mãos de Deus. E isto é possível, aqui mesmo neste blog temos um testemunho claro de que se há agente que promove o amor a estas pessoas, e elas podem ser alcançadas por este amor, o amor de Jesus e se tornarem agentes multiplicadores do amor de Deus.(veja o exemplo)
Conta se uma história de um homem que tinha um filho pequeno, de 5 anos e que este menino aguardava o pai todas as noites chegar do serviço para brincar com ele. O pai tinha o costume de chegar, fazer sua higiene pessoal, jantar e ler os jornais do dia. Todas as noites aquele menino insistia com o pai: Brinca comigo, vamos brincar, e o pai ocupado com os seus jornais, dizia, depois, depois papai brinca. Numa destas noites o filho resolveu ir até as ultimas conseqüências, não deu trégua ao pai, e a cada minuto insistia no convite: brinca comigo, hoje você vai brincar comigo. O pai perturbado com o ferrenho assédio do filho, olhou para a sala de estar e viu na parede um mapa mundi grande e teve uma idéia. Picou o mapa em muitos pedaços e disse ao filho: está aí, monta este mapa direitinho e quando terminar o papai brinca com você. A idéia do pai era que o menino ocupasse muito tempo com aquela tarefa.
Cinco minutos depois o menino se aproximou do pai e disse: pronto papai, tarefa comprida, agora é a sua vez, vai brincar comigo. O pai olhou, mapa mundi arrumado, quase não acreditando na façanha do menino e logo disse: tudo bem, promessa é divida, vou brincar com você, mas me conta como consertou este mapa em 5 cinco minutos. O menino olhando ternamente para o pai disse: papai eu não consertei o mapa mundi, eu descobri que atrás do mapa tinha a figura de um grande homem, eu ajuntei as peças humanas e o mapa ficou certo.
É isto que está precisando acontecer no Rio de Janeiro, que estes homens que praticam estas perversidades que chafurdam a cidade Maravilhosa, tornem se no mínimo humanos, o que já será bom suficiente para uma vida mais salutar para o povo do Rio de Janeiro, seus visitantes e para que o Rio seja o referencial de beleza e segurança para todas as nações.
Que o nosso clamor uníssono, suba ao trono do Senhor e deprequemos como o salmista "SALVA-NOS, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens."(Sl12:1)(ACRF)
Deus, que o Rio continue lindo, perto, mas acima de tudo bom para todos.