quinta-feira, 31 de março de 2011

NÃO JULGUE PELA APARÊNCIA.



Uma das piores atitudes humanas, não que as demais sejam toleradas quanto em nível de pior, é o fato de medir com os olhos e em cima disto fazer julgamento. Julgar pela aparência é algo perigoso, nunca sabemos o que está por trás da visão à nossa frente. É um tanto paradoxal esta frase, mas ela é o exemplo da lei do que vai, volta, quer dizer, do jeito que mandamos, vamos receber. 

Jesus foi enfático em Mateus 7. 1 e 2 “ Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós” . Este texto é muito rico porque fala da realidade da tendência humana, julgar pela aparência, pelo que é visível, mas nós não sabemos o que há ali dentro daquela vida.  Penso que é muito importante pensar que não devemos procurar falhas em ninguém, senão acabaremos expondo as nossas próprias tendências e inclinações ao erro, e porque não dizer, os mesmos erros que procurávamos no outro.

Paulo escrevendo aos Gálatas, no capítulo 6 vss.7-8, ele esbanja sabedoria inspirada ao discorrer sobre o resultado de uma semeadura na carne e no Espírito, então o julgamento é uma semeadura na carne, portanto, é também na própria carne que se colherá os espinhosos frutos do julgamento.  Na natureza, tudo se reproduz de acordo com sua espécie, uma lavoura sucede á outra após o plantio, e isto nos diz que, o homem colherá o que ele planta e será responsável pelo seu destino.

Gosto do jeito que Paulo discipulava, sempre debaixo de uma humildade, ele tinha muita autoridade, mas não esnobava, não mostrava superioridade, arrogância ou pedantismo. Se alguém podia gabar do seu conhecimento era Paulo, mas em Gálatas 2, somente quatorze anos depois que esteve pela primeira vez em Jerusalém, ele compara o que pregava com o evangelho dos outros apóstolos, isto é, que tinha a mesma origem, tanto que recebeu a benção deles segundo os vss. 7 e 8.  

Paulo pregava um evangelho perfeito e completo tanto para cristãos como para gentios, e isto porque ele não trabalhava em cima de julgamentos. Tanto que até na hora de expor uma palavra mais forte, vindicando o seu apostolado, ele declara no vs. 6”e os grandes líderes da igreja que estavam presentes lá nada tiveram a acrescentar àquilo que eu anunciava. Aliás, o fato de serem eles grandes líderes não fez diferença nenhuma para mim, pois todos somos iguais diante de Deus” (Nova Bíblia Viva).

Se aparência contasse Saul seria o escolhido de Deus para reinar em Israel. Veja o que a Bíblia diz sobre o aspecto físico de Saul em I Sm 9:2 “ Tinha este(Quiss) um filho, chamado Saul, jovem e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía em altura a todo o povo", no entanto quando da escolha de Deus para levantar um rei para Israel, esta recaiu sobre Davi, o que ficava atrás da malhada, o marmiteiro dos irmãos na guerra. E porque isto?

Por causa do foco que Deus impôs para o seu critério de escolha. Quando Samuel é enviado a Jessé, Deus declara que dos filhos de Jessé Ele levantaria um rei, o desfile dos filhos de Jessé se deu sem sequer haver uma aprovação. Quando Samuel viu a Eliabe ele estava convicto que estava perante aquele a quem o Senhor determinaria a unção, mas, Deus disse a Samuel “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”. I Sm 16:7.

A visão de Deus não é uma visão de preferência, mas de escolha e o critério da sua escolha é olhar para o interior do homem, se o interior se afina com o seu critério, eis aí o escolhido.

Infelizmente isto não ocorre com o homem, este gosta de se avizinhar da aparência, dos dotes, das posições, etc. Imagine, por exemplo, se Roberto Carlos se convertesse em minha igreja, ao que eu seria tentado? A colocá-lo como líder do ministério de louvor, já pensou que show, eu dizendo irmão Roberto, venha nos ministrar agora, sei que o louvor vai ser uma brasa, mora! Mas, tenho na igreja esperando há muito tempo  esta  oportunidad, aquela irmãzinha simples, que mudou de vida,muito tempo antes, mas ela vem de “fusca possante”, isto na ótica humana já é uma limitação.

Lembro me de um médico que freqüentava a Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu, logo em 1987, ele reclamava dos bancos de madeira, não tinha encosto e um dia ele me encostou na parede e me disse muito educadamente: ”Pastor,  o senhor vai trocar os bancos logo, dói muito minhas costas”, eu disse, por ora não, “então já faz quase um ano que estou aqui, no banco, sou médico e  gostaria de servir como presbítero, assim fico um pouco em pé”. Olhei bem a ele e disse:”aguarde, quando o Senhor me falar, te chamarei”. Naquele mês ele foi embora, mudou de endereço, e como médico chegando aquela outra igreja, já foi logo ungido presbítero. Porque? O homem vê por fora, o exterior já credenciava aquele doutor ao presbitério, mas eu tinha que ouvir o que Deus tinha para me falar acerca do seu ministério”.

Quando alguém detecta em nós algo que não aparenta bem, precisamos ter uma justificativa plausível, bem fundamentada para dar. Não podemos ir falando o que vem pela cabeça. A verdade é que sempre somos julgados por aquilo que as pessoas vêem em nós, mas precisamos rebuscar palavras para a justificativa. Veja esta história: Um dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos na cozinha. De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura. Olhou para sua mãe e lhe perguntou: - 'Porque você tem tantos cabelos brancos, mamãe?' A mãe respondeu: - 'Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz triste, um de meus cabelos fica branco.' A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse: - 'Mãe, porque TODOS os cabelos de minha avó estão brancos?

Julgar pela aparência é fazer acepção de pessoas, e fazer acepção de pessoas é contrariar princípios divinos, para ser mais claro, é pecado. Existem regras áureas de Deus que são válidas tanto na velha como na nova aliança. E isto a começar pelo próprio Deus. Vejamos Dt. 10:17 “  Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas e não aceita suborno” Nova Bíblia Viva .(Sou apaixonado pela versão original da parte a do versículo que diz: “Jeová vosso Elohim é Elohim dos Elohim, Adonai dos Adonim, o Grande El, um  Gibor e Yare”). 

Quando Moisés repassou as instruções dos deveres dos juízes estabelecidos entre as tribos para julgar o povo com retidão, ele foi taxativo baseado nos preceitos de Êxodo 23:6-9 e sintetizou assim no versículo 19 de Dt 16: “Não pervertam a justiça, nem sejais imparciais, fazendo acepção de pessoas. Não aceitem suborno, porque o suborno cega até os sábios.”

Deus insiste muito contra o julgamento precipitado, justamente porque o ser humano tem a tendência de trabalhar com acepção de pessoas. Mas o que é acepção de pessoas afinal? É preferência de pessoa ou pessoas por sua classe, privilégios, qualidade ou títulos. E quando assim se procede, acaba se excluindo outras pessoas que diante de Deus são iguais.

As vezes o homem no intento pessoal de lucrar com gracejos, ou gracejar para lucrar não imagina a dimensão da colheita negativa no futuro a partir da “sua boa intenção”, por exemplo, em colocar numa música frases que denotam acepção.  Um caso bem típico é o de Tiririca, hoje deputado federal, e que gravou uma música que acabou resultando numa condenação indenizatória à Sony Music, gravadora do cantor. Confira parte do texto noticiário do Extra de ontem, 30.03: ” Sony Music foi condenada a pagar R$ 1,2 milhão de indenização por conta de uma música do atual deputado federal Tiririca, gravada num CD de 1996, e considerada racista - disse, nesta quarta-feira, que o caso foi um dos primeiros de "bullying" no Brasil. O processo, iniciado em 1997, tinha como alvo a canção "Veja os Cabelos Dela", composta pelo próprio Tiririca”  (SAIBA MAIS:)

Então, o cristão tem razões de sobra para não praticar acepção de pessoas, por exemplo, na Nova Aliança mesmo debaixo da graça, a lei prevalece como elemento de argüição. Assim diz Tiago 2:9 ”se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores.” Quem faz acepção de pessoas, quebra a lei régia da Escritura “amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Tiago 2.8). 

E finalmente, Pedro fecha a nossa postagem com um dos mais ricos textos que mostra a nobreza de Deus na prática amorosa, que não faz acepção e que recomenda nos como seus filhos a termos uma postura condígna ao benefício da graça. “ Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” I Pedro 1:17.

Por isto, ao deparar-se com alguém não atente para o que vê os seus olhos, porque Deus não vê como o homem vê, Deus vê o interior, e de repente o vaso quebrado que lhe aparenta segunda a ótica humana, pode ser ou vir a ser um vaso de benção e um vaso de honra. Não julgue pela aparência, tome atitudes que Deus tomaria em seu lugar.

Para ilustrar bem esta postagem, escolhi o vídeo abaixo, que é bastante alusivo e conclusivo ao intento deste texto. 



quarta-feira, 30 de março de 2011

LEMBRA DESTA FOTO?


Então você lembra desta foto? Eu me lembro bem. Ela foi tirada dia 30.03.2009, isto mesmo, há dois anos atrás, quando então nascia o grande garoto NOAH BIANCHI VANELLI. Como o tempo passa, muito rapido e neste tempo temos visto a mão de Deus operar poderosamente sobre a vida do Noah que cresce em todos os aspectos: em estatura, em espirito e sabedoria. 

Noah é uma destas crianças fenomenais, que aprende tudo com muita facilidade. Ele retata bem a dinastia de duas famílias unidas sob a égide do amor. E como tem sido bom ver o Noah crescendo e desenvolvendo ao lado dos seus pais e irmãos, e toda a família.

Noah, neste seu dia, tão especial, criado por Deus para você, eu registro aqui com o abraço de toda a família, algumas  fotos e  um vídeo que falam de uma criança que vai bem em tudo. FELIZ ANIVERSÁRIO VARÃO. PARABÉNS PELO SEU SEGUNDO ANIVERSÁRIO.

E destas fotos vocês se lembram? Ou algumas não viram ainda? Aproveite agora, e no final veja o vídeo da versatilidade desenvolvida pelo Noah nestes dois anos de vida abençoada. 




 













terça-feira, 29 de março de 2011

MINISTÉRIO COLORINDO VIDAS APOIA PROJETO PREVENIR.

Desde 15 de Março o Ministério Colorindo Vidas, liderados pelos pastores Evandro e Nohemy vem dando apoio integral com uma valorosa equipe junto ao Projeto PREVENIR da Fundação Paz e Vida. Projeto PREVENIR é uma realidade hoje prestando grande apoio á crianças na faixa etária de 7 a 12 anos. Enquanto aguardamos as primeiras fotos das atividades do Projeto PREVENIR, conheça melhor o que é o Ministério Colorindo Vidas, que é o carro chefe do Projeto Prevenir.


O Ministério Colorindo Vidas tem como seu principal objetivo despertar a igreja do Senhor Jesus para importância da valorização de nossas crianças, conhecidas como a igreja e cidadãos do futuro, nós do ministério colorindo vidas temos conscientizado os lideres, pais e educadores que cuidar, orientar, ensinar e participar diretamente na vida de nossas crianças, irá prepará-las  e qualificá-las para os planos de Deus em suas vidas.
A nossa visão de ministério é que “O MELHOR ENSINO É O EXEMPLO!" sendo assim, temos desenvolvido nossas atividades de forma efetiva nos meios eclesiásticos, através de cursos e treinamentos para lideres e pais, mostrando que a criança deve ser valorizada como membro do Corpo de Cristo, orientando e treinando uma geração de professores e lideres de ministério infantil a oferecerem as nossas crianças um alimento genuíno, através de lideres empenhados e dedicados ao trabalho com crianças. E no meio secular o MCV desenvolve atividades de caráter social, como Projeto Prevenir na orientação e combate as drogas, Capelania Escolar proporcionando aos alunos, familiares, professores uma viva esperança, atividades esportivas entre outros.


Projeto Prevenir




No nosso cotidiano nos deparamos com uma sociedade moderna onde utiliza meios rápidos e até mesmo errados para sanar o grande problema que vem desequilibrando a sociedade, meios ineficazes e incapazes de diminuir o grande problema que as drogas e o tráfico vêm causando no Brasil e no mundo.

Um projeto de prevenção do problema, através de atividades específicas, envolvendo crianças na faixa etária de 7 a  12, com uma equipe devidamente treinada, oferecendo aos participantes dos programas executados, estrutura emocional, social e profissional preparando-os para a grande sociedade moderna prevenindo-os de recorrer às drogas ou ao trafico em diversas circunstâncias que a sociedade oferece. 

O Projeto Prevenir idealizou programas pré-formulados que são desenvolvidos diariamente, semanalmente e até mensalmente, trabalha diretamente com as crianças, adolescentes e indiretamente com os pais ou responsáveis do mesmo.

As crianças para terem participação nos programas do Projeto Prevenir se submetem a uma triagem que definirá qual melhor atividade se encaixe, sendo que a idéia maior é fazer o programa se adaptar à criança e não ao contrário, gerando assim um diferencial que influencia muito no resultado.

Dentro das programações são desenvolvidas atividades com aulas de música, tanto canto quanto instrumental, aulas de teatro, de dança, de artes e cultura em geral, aulas de reforço de matérias escolares, aula de informática, aulas de iniciação profissional ensinando profissões como mecânica, culinária, eletrônica, enfim, em meio a essas atividades haverá um trabalho de conscientização tantos para os adolescentes inscritos quanto para os pais e responsáveis.



 LIDERANÇA DO PROJETO



Pastor Evandro   

Pastora Nohemy

Pastores na Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu, igreja que há mais de 26 anos serve a cidade de Mogi Guaçu/SP. Pastora Nohemy graduada pelo Seminário Teológico Carisma - BH/MG com especialização no ministério infantil e neste mesmo seminário Pastor Evandro se especializou no ministério pastoral, casaram-se e como fruto desta união o Senhor os presenteou com uma linda princesinha a Sophia.Impulsionados pelo Espirito começaram a observar a necessidade e a falta de atenção as crianças, a partir de então, o Senhor começou a gerar sonhos em seus corações e através do Ministério Colorindo Vidas começaram a pintar uma nova história para as nossas crianças.

Aguarde mais novidades sobre estes Projetos. 

segunda-feira, 28 de março de 2011

NÃO SE ISOLE, NÃO FUJA, O CAMINHO É DEUS


Quase sempre diante de situações de conflitos costumamos escamotear com um sorriso de lado, um rosto dissimulado, frases rebuscados, uma máscara facial, mas os subterfúgios não conseguem esconder aparências que não enganam.

Estou falando de uma crise pessoal, de um situação existencial que é comum à qualquer ser humano, afinal nem sempre dá tempo de correr para a cabine telefonica e tirar a camuflagem e sair com aquela disposição comum do “Super Man”, (ainda vou ter uma camiseta com “V”, nos moldes do Clark Kent, afinal todo mundo pensa que eu sou o Super Vanelli). Mas, a maior prova que não sou, está aqui nestes escritos que a minha alma filtraram da leitura de um texto biblico e agora extravasa.

Estes conflitos existenciais é comum a todos, e eles aparecem diante de situações que aos nossos olhos aparentam insolúveis e principalmente quando já esgotamos todos os argumentos pessoais que arrazoamos até então. É lógico que diante de um crise deste porte a tendencia humana é buscar um bode expiatório, alguém que leve a culpa. Então automaticamente é formulado uma lista dos possiveis culpados: a família, o pai, a mãe, o chefe lá da empresa, o pastor da igreja e por incrível que pareça até Deus entra para o roll dos culpados da situação vivenciada. Geralmente o argumento para culpar Deus parte da premissa de que Ele não interviu na situação e com uma fagulha do seu poder, poderia já ter dado cabo ao caso.

Vejamos o texto de I Reis 19:1-10 “Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.”

Que incrível narrativa, um dos mais renomados profetas de Deus, debaixo de um profunda crise existencial. Elias sai de um tempo de triunfo, de conquistas, de vitórias para imergir numa fase de introspeções dececpcionantes e visualisa interiormente uma profunda catacombe emocional. Apesar de todo sucesso experimentado, agora à primeira instância de sua crise, intenta em seu coração empreender uma fuga: vss.1-3.

Não olhemos para Elias como homem de Deus, mas como homem, porque é nesta mesma condição que agimos diantes de crises existenciais. Geralmente diante da crise, uma bifurcação de fuga se desenha a nossa frente e no impeto de escolher uma das vias, acabamos pondo os pés em uma e na outra opção, como se púdessemos andar pelas duas: primeiro é a do isolamento, tentanto esconder do problema, não aceitando a ajuda de ninguém; depois damos uma de avestruz, enfiamos a cabeça num buraco, preferindo não encarar o problema de frente. É como pudessemos dizer: não existe nenhum problema, é coisa da minha cabeça.

Lembro me de uma canção antiga, mas muito bonita e exortativa do conjunto Banda e Voz, o mesmo que cantava “Falando de Vida”, e o seu título era “Fugir não adianta”. Muitas vezes usei esta linda música para minha vida e para a de terceiros, porque a realidade conta que a melhor definição para fuga é covardia diante do problema e o mais delicado ainda, diante de Deus. A Bíblia está repleta de exemplos de homens vocacionados que diante de dificeis situações tentaram ou empreenderam fugas diante de problemas.

Vou me ater a três para não estender muito. Por exemplo, o patriarca Jacó: “Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia,ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.” Gn 32:22-24. É bom lembrar aqui que uma fuga pode ser uma fraqueza, mas não um distúrbio de caráter.

Outro personagem famoso: Davi, o grande salmista.” Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam; temor e tremor me sobrevêm, e o horror se apodera de mim. Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto.” Sl 55:4-7 . Davi, tem neste versejar poético, a fuga como resultado do perigo de vida, a opressão do inimigo, o que se tornou uma circunstância aflitiva pessoal.

E finalmente, Jeremias, mais um profeta. “ Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de traidores;” Jr 9:1-2. Uma fuga nunca se justifica, mas Jeremias fala tão enfaticamente sobre esta estalagem no deserto onde pudesse ficar um pouco em paz e  lá não estivesse diante de homens em tamanha rebelião ao Senhor, ele tinha conhecimento só do versículo 2 até o 14 de 20 pecados de Judá.

O grande dilema de quem trilha dois caminhos pesados como o isolamento e a fuga é que as introspecções são tamanhas que acabam resultando numa forte vontade de experimentar a morte. (Vs.4).

Fatalmente esta é uma conclusao funesta. E geralmente esta vontade é como se fosse, segundo pensam alguns, a morte, o cessar do sofrimento. Elias ousou pedir a Deus que lhe tomasse a sua alma, e esta tem sido uma saída para pessoas, que mesmo envolta a uma vida de fé, acabam pedindo a morte diante de um crise profunda. Jonas fez isto, Moisés também e até o paciente Jó.

Por maior que seja a dificuldade, a morte por si só não tem poderes para solucionar problemas existenciais. Desejar, ansiar e anelar a morte só traz complicações à alma, afinal deve ser forte o desejo de quem conhece a Deus, de viver e continuar a sua jornada nesta terra.

Lamentavelmente todos os dias pessoas se pegam em verdadeiras crises, pensando mesmo até tirar a vida, com vontade de morrer e até pedindo a Deus a morte, como se isto fosse o grande lenitivo e finalização dos percalços que a vida nos impõem.

Na maioria das vezes, as pessoas tentam afogar suas mágoas, dores e sofrimentos fugindo pelo caminho da bebida, das drogas ou até mesmo fazendo de conta que a crise é inexistente, não é real. Mas, há um caminho proposto por Deus, para os que experimentam as crises existenciais, e é um “santo remédio”, a busca da orientação de apoio de Deus na Bíblia Sagrada, o que certamente nos traz alivio paras as dores e sofrimentos experimentados.

O grande salmista Davi, o mesmo que também teve a vontade de fugir, de voar para longe, como uma pomba, este mesmo Davi, que mais tarde ainda enfrenta as angustias e dificuldades experimentadas no Salmo 120, quando chega no 121, ele discorre sobre a confiança em Deus e sua ajuda em tempo de angústia. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”

As vezes, no meio de tamanhas dificuldades pode ter uma voz divina te chamando para algo, atente-se, saia do comodismo. Diante das lutas, das crises, não escamoteie, não finja, não faça de boa aparencia, não tente fugir ou se esconder, obedeça e ponha sua confiança no Senhor e a benção e a salvação serão estabelecidas sobre a sua vida.













domingo, 27 de março de 2011

QUANDO A PERSEVERANÇA VENCE A FRUSTRAÇÃO

Frustração para a maioria é como um sombra  e a melhor maneira para vencê-la depende muito da maneira de como a  encaramos. Não  podemos fazê-la  como uma abantesma dia e noite a trabalhar nossas lembranças, mas se focarmos a nossa força interior e dependermos de Deus, saltaremos pelos obstáculos e faremos de cada dificuldade um degrau para a assunção ao pódium da vitória pessoal.
Um exemplo claro em nossos dias de alguém que venceu as frustações é  Barack Obama. Seu passado apontava para ser uma pessoa frustrada, mas ele virou o jogo, graduou se na melhor Universidade do Mundo, em Harvard e depois se tornou o Presidente dos Estados Unidos da América.
Há uma  semana  atrás o carisma de Barak Obama encantou o povo brasileiro, discursando no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.Só sorri assim, só encanta assim quem aprendeu a lidar e vencer dificuldades.
Obama suscitou dos percalços da vida, força para esbanjar um sorriso de quem sabe o que é vencer limitações. Seu pai o abandou aos três anos de idade e ele cresceu longe da mãe. Sofreu preconceitos na escola. Ele poderia ter se tornado um frustrado e revoltado jovem.

Mas a força interior, a vontade de vencer, e a firme definição de não fazer da vida um muro de lamentações e não buscar encontrar culpados da sua sorte, Barak Obama embrenhou-se pelos caminhos dos estudos, na política galgou posições pelo seu empenho e dedicação, chegando a eleger se primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, a maior e mais poderosa nação da terra.

Veja a seguir fotos que falam deste brilhante homem e sua marcante carreira.

O filho e a mãe, Ann Duham, falecida de câncer aos 52 anos

Ann Duham e os Avós maternos: Stanley e Madelyn Duham

A antropóloga Ann Duham e o filho primogênito

Barack no colo da mãe, e a foto de casamento dos pais

Barack Obama brincando

O abraço da irmã, Maya

Curtindo altas ondas com o vovô Stanley Duham

Com os pais de criação vovôs Stanley e Madelyn Duham

Com os avós e a irmã caçula

Ann Duham(mãe), Maya (irmã) e Barack Obama

Um patinho feio no meio dos branquelos.

De novo!

Cunhado chinês, sobrinha e Maya, irmã de Obama



Namorando no sofá

Foto de casamento

Juntos com a família da irmã

Foto no gramado da casa

De novo na grama

Foto na calçada

Foto de campanha

Foto mais bonita da família na campanha presidencial de 2008

Primeira Família dos EUA

O Primeiro Casal americano
Fotos gentilmente cedidas pelo Blog Olhar Cristão.

Conheça a Biografia de Barak Obama : Biografia Barak Obama

segunda-feira, 21 de março de 2011

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992. Então o dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Desde o princípio a vida só é possível com a água, a Biblia traz em seu bojo quase 400 referencias sobre a água ou verbetes relacionados. A água na Bíblia pode ser vista como um sinal de destruição conforme o capítulo 7 de Gênesis, ou de purificação segundo Êxodo 30:18, de benção como em Jeremias 17:8 ou ainda fala de necessidade espiritual descrito com tanta clareza no Salmos 42.



Ninguém pode negar que Deus utiliza se da água para ilustrar nossas necessidades espirituais por todo o contexto bíblico. Necessidades espirituais ou materiais, na Bíblia ou fora dela, estão contextualizadas com a realidade de um tempo que se complica em termos de água.

No Dia Mundial da Água somos chamados a uma reflexão mais apurada sobre a crise que a Terra enfrenta em decorrência da água que tanto dependemos, e que estamos próximos de uma catástrofe se não soubermos fazer o uso devido da água.

Segundo a ONU a Declaração Universal dos Direitos diz que água não deve ser desperdiçada, poluída ou envenenada.Sua utilização de maneira geral deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis".

A declaração é linda, mas vivemos uma dimensão bem mais grave do que imaginamos. Os recursos hidrícos estão debaixo de forte exploração, degradação das bacias, acompanhados por poluição, desmatamento e desperdício.

Os dados da ONU indicam que a cada mil litros que o homem consome, outros dez mil são poluídos. Uma pessoa pode ficar sem comer até 40 dias, mas se não beber águá, não sobreviverá depois de três dias.

Estamos distante de uma conscientização de que a água doce é um recurso que pode ter fim. A falta de associar o perigo dos desmatamentos com o consumo da água doméstica é fator determinante. Se não há consciência a preservação torna-se mais dificultada

Uma floresta desmatada, um rio poluído, a desordenada ocupação do solo acabam gerando fortes prejuízos no que tange à captação de água nos mananciais, reservatórios e bacias. Então um trabalho de base, de conscientização do perigo eminente tem que ser iniciado de imediato.

O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.









sábado, 19 de março de 2011

COMO VENCER O DESÃNIMO E CANSAÇO.

A semana que se finda hoje foi um tempo de batalha. Primeiro, tomado de uma violenta gripe com dores no corpo, coriza, dor de cabeça, boca ruim, perda de apetite(então estava ruim mesmo) e muita febre. Depois, entre uma abstração e outra causada pela febre, conseguia reagir e ordenar pensamentos e voltar à carga do assumido para a semana.

Um dos meus compromissos desta semana era contatar aqueles irmãos que estão saindo do assíduo para o flutuante, e do flutuante para o esquecimento da casa do Senhor. Como primeira ação da abordagem e em vista da saúde, agi mandando emails, e hoje os emails podem ser tão chamativos com seus efeitos visual, e penso que como primeiro passo do intento já obtive bom resultado, porque 80% já respondeu. Interessante mais da metade tem o mesmo perfil para as suas faltas ao culto: DESANIMADO OU CANSADO.

Aquelas respostas aumentaram a minha responsabilidade de oração e intercessão por aquelas vidas, e mais ainda quando necessariamente os problemas não estão vinculados à igreja, mas às suas complicações do dia a dia, e não poucas vezes toda esta plêiade de problemas, lutas e vicissitudes experimentadas acabam por seduzir os enfraquecidos a um estado mórbido e então se arrefecem vítimas de um binômio: desânimo e cansaço.

Geralmente quando eu saio de uma batalha física minha mente fica mais aguçada para conjeturar acerca de, então agora nesta manhã de sábado, fazendo um parâmetro comparativo, deduzo que não há diferença entre o desanimo e o cansaço. Tanto o desanimo como o cansaço são pontes para situações depressivas, desestimulantes, alem de marcar os atingido com fadiga e enfado.

É lógico que a conotação da linguagem aqui acaba por indicar uma situação mais física, mas hoje não quero basicamente falar de um cansaço resultado de um pesado dia de trabalho, antes quero pela direção do Espírito Santo falar do cansaço, do desanimo espiritual e emocional que quando somos por eles alcançados acabamos por permitir que os nossos sonhos sejam roubados, que os nossos projetos sejam abortados, já que tudo o que registramos no físico acabamos por gerar marcas no reino do espírito.

Em princípio chega se a uma instância desta quando deparamos com diversos problemas, tais como a desilusão, saúde abalada e até quando nos nossos relacionamentos sofremos a aguda dor da traição, e aqui não estou falando de adultério, de quebra de aliança entre casais, mas todo e qualquer tipo de acordo assumido entre partes e que de repente, algum motivo leva um dos envolvidos quebrar o celebrado. Tudo isto nos leva ao desânimo e cansaço.

Na madrugada, buscando em oração o Senhor me respaldou com uma porção da Sua Palavra, e pela graça, creio ter alcançado algumas orientações aos que querem buscar uma renovação de animo e refrigério para o seu cansaço.

Veja que texto lindo: “Não sabes? Não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? O seu entendimento é insondável. Ele dá força ao cansado e fortalece o que não tem vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças; subirão com asas de águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão. ”(Isaías 40:28-31- Almeida Sec. 21)

A primeira dose para a cura que o texto propõe é em cima de uma ação. Empenhe se procurar a força no Senhor. (vs.29).

Quando alguém tem um problema de má circulação o indicado é procurar um cardiovascular. Se o problema sai da saúde e entra no campo da justiça, então procurar-se um advogado que entenda das leis, se um defeito numa máquina de lavar roupa a um técnico renomado. Agora, um cardiovascular pode vir a experimentar um problema má circulação também, um advogado perder suas causas e um técnico ter a máquina de lavar da sua residência quebrada.

E é aqui que a clarinada da boa noticia chega. Procure animo e descanso em Deus porque Ele nunca cansou e nunca experimentou um desfalecer. (vs.28). Pare e pense por um segundo só: Deus sustenta todo o universo com a sua força, fazendo o mundo girar, há milhares de anos e nunca se cansou.

Então se vem o desanimo e cansaço então é naquele que é tem força perene que devemos retomar o animo e renovar a força para continuar a caminhada em busca da vitória e da conquista dos nossos ideais.

Hoje pela manhã ou no tempo que você estiver lendo esta postagem, é a hora da oportunidade para quem está cansado, sem força, sem ânimo ou vigor, este é o tempo de procurar força em Deus, o Eterno, pois Ele prometeu dar força ao cansado. É tempo de render-se aos pés do Senhor, porque a Palavra nos garante que em Cristo encontramos “alívio, descanso e salvação”.

Internado em hospital psiquiátrico em 1974 ouvi pelo rádio na voz de um pastor numa manhã, uma palavra que foi o melhor convite que eu já recebi até hoje, e me desamarrei dos poderes malignos que me faziam um jovem de 22 anos ser um desanimado, cansado e sem forças. Aquele homem de Deus cheio da autoridade de Deus disse pelos microfones da radio o que está narrado em Mateus 11:28-30.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Dei um salto daquela cama no hospital e disse: “É pra mim enfermeiro, é pra mim Genésio, este convite é meu e hoje eu vou sair daqui porque encontrei descanso neste Jesus e força para me levantar”

Oro para que você que lê agora esta postagem entenda, esta é a hora, hoje é o dia venha para o Senhor, anime se Nele, e renove suas forças.

A segunda dose da cura é uma recomendação para se tomar uma atitude ousada: coloque a esperança só no Senhor. Isaías 40:31

É lógico que a questão esperança ganha aqui uma conotação toda especial, justamente porque vivemos numa geração imediatista, que não sabe esperar e aguardar as coisas acontecerem no tempo de Deus, no Seu kayrós, e então vivem debaixo de uma impaciência fora do comum e se deparam com uma dificuldade tremenda em esperar pelo milagre que já está à porta, quando estão às vésperas de experimentarem as promessas do Senhor para as suas vidas, de terem realizados os seus mais expressivos sonhos.

A Palavra de Deus, provedora de todos os recursos aos corações destes que parecem aqueles que tomam um remédio e querem ver na hora os resultados, traz uma porção reveladora da sabedoria de Deus quando impele à Salomão a escrever no livro de Eclesiastes que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” .Eclesiastes 3:1

Durante todo estes 35 anos de ministério pastoral, vi diante dos meus olhos que as ovelhas que mais obtiveram resultados foram aquelas que souberam esperar no Senhor. Quando tudo dizia que não tinha mais jeito, família desestruturada, sonhos sepultados, mas, esperaram e esperaram no Senhor, e o resultado veio de uma forma surpreendente.

E com muita gente por este mundo afora, onde quer que esta postagem chegue, não é diferente, há gente que nunca será derrotada porque tem colocado a sua esperança no Senhor e tem uma posição que nunca desistir nunca. Nunca aceitou ser chamado de desistido.

Mas se de repente, alguém já desistiu dos seus sonhos ou da sua fé em Cristo, chegou a hora, hoje é o tempo determinado para você voltar para Deus e Ele renovará as suas forças, sua fé e você experimentará a sua vitória.

E agora a dose que finaliza o tratamento. Esta é vital para quem está desanimado ou cansado: decida andar com Deus.

Porque tomar uma decisão de andar com o Senhor? Porque, quem se envereda por este caminho, andando junto com Deus nunca se cansará, não se fatigará e mesmo que por uma ironia do destino isto venha acontecer fundamentado em eventos efêmeros, Deus virá com a sua majestade e poderio e dará um renovo às nossas forças, não se atrelando ao fato se somos jovens ou velhos.

Alguém que toma a acertada decisão de andar com Deus “subirá com asas como águias”, rápidas e destras conquistando maiores alturas e ainda exercer domínio sobre os seus inimigos.

A Palavra é clara e explícita: quem decide andar com o Senhor, “correrá e não se cansará”. Tomou rumo à conquista dos seus sonhos. Hoje, agora é a hora para tomar esta tão preciosa decisão. Junte se à ao povo Deus, aos que esperam no Senhor, e ande com Deus.

A bondade de Deus é tão grande que Ele mesmo fez a indicação do caminho por onde devemos andar e apresentou Jesus Cristo como sendo caminho, a verdade e a vida. Em João 14.6 o texto nos contempla com a revelação que ninguém irá ao Pai senão por Ele.

Quem tem sido a companhia da sua caminhada? Com quem você tem andado? Quais os caminhos que você tem trilhado?Agora, neste momento, tenho a felicidade em apresentar alguém que você pode confiar e um caminho seguro que você pode andar: Jesus Cristo.

Com certeza, posso lhe dizer que todos os que andam com Deus, em algum tempo da vida, alguém experimentou um momento de cansaço, desanimo e, até porque isso é um resultado natural das lutas do viver, dos ataques malignos, das tristezas e decepções, mas, não estamos desamparados, temos um Deus a quem podemos procurar a força que precisamos, temos um Deus em que podemos colocar a nossa esperança, e um Deus que anda com Ele renovará as nossas forças e tirará todo o nosso desânimo e cansaço.

Abra seu coração para esse Deus maravilhoso, procure força Nele, espere Nele e ande com Ele. Porque Nele por mais cansado e desanimado que alguém possa estar, há uma fonte inesgotável que te reanimará e te dará descanso.

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger