O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992. Então o dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Desde o princípio a vida só é possível com a água, a Biblia traz em seu bojo quase 400 referencias sobre a água ou verbetes relacionados. A água na Bíblia pode ser vista como um sinal de destruição conforme o capítulo 7 de Gênesis, ou de purificação segundo Êxodo 30:18, de benção como em Jeremias 17:8 ou ainda fala de necessidade espiritual descrito com tanta clareza no Salmos 42.
Ninguém pode negar que Deus utiliza se da água para ilustrar nossas necessidades espirituais por todo o contexto bíblico. Necessidades espirituais ou materiais, na Bíblia ou fora dela, estão contextualizadas com a realidade de um tempo que se complica em termos de água.
No Dia Mundial da Água somos chamados a uma reflexão mais apurada sobre a crise que a Terra enfrenta em decorrência da água que tanto dependemos, e que estamos próximos de uma catástrofe se não soubermos fazer o uso devido da água.
Segundo a ONU a Declaração Universal dos Direitos diz que água não deve ser desperdiçada, poluída ou envenenada.Sua utilização de maneira geral deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis".
A declaração é linda, mas vivemos uma dimensão bem mais grave do que imaginamos. Os recursos hidrícos estão debaixo de forte exploração, degradação das bacias, acompanhados por poluição, desmatamento e desperdício.
Os dados da ONU indicam que a cada mil litros que o homem consome, outros dez mil são poluídos. Uma pessoa pode ficar sem comer até 40 dias, mas se não beber águá, não sobreviverá depois de três dias.
Estamos distante de uma conscientização de que a água doce é um recurso que pode ter fim. A falta de associar o perigo dos desmatamentos com o consumo da água doméstica é fator determinante. Se não há consciência a preservação torna-se mais dificultada
Uma floresta desmatada, um rio poluído, a desordenada ocupação do solo acabam gerando fortes prejuízos no que tange à captação de água nos mananciais, reservatórios e bacias. Então um trabalho de base, de conscientização do perigo eminente tem que ser iniciado de imediato.
O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.
0 comentários:
Postar um comentário