sábado, 5 de fevereiro de 2011

ENTREGANDO TUDO AO GUARDA DE ISRAEL


Hoje ainda na parte da manhã um desses amigos que logo no despertar abre o Facebook, disse :” atrasado, mas estou aqui”. Interessante porque isto me chamou a atenção que eu também estou em atraso com os diletos leitores do meu blog, pois desde dia 31 não postei nada.

São 120 horas sem escrever e postar. Evidentemente que tenho motivos, esbarrei em muitas coisas esta semana e estou fazendo uma especialização AD na área de prevenção ao uso indevido de drogas no programa de Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias através da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, então toma de estudar, assistir vídeos, devorar o material didático, etc.

Mas hoje é sábado, e enquanto nossas equipes realizam as reuniões nos lares, decidi escrever um pouco.Amanhã não dá, não é dia de procedimentos triviais. Domingo para mim é questão fechada: primeiro “família”, segundo “Deus”, e terceiro a “Igreja”. Então não tem net, face,twitter, blogs, emails, celular, ipad, vídeo e tv ate as 22h. E tv não tem nunca, exceto, se um fato excepcional me conquistar.

Então vamos ao que interessa. Eu sempre gostei de colecionar frases, adágios ou ditados populares. Desde a minha tenra idade aprendi a observar por exemplos nos FNMs, aqueles caminhões de cargas cara chata, os escritos sempre em letras garrafais pintados na traseira, nos seus para-barro. Lembro me de um que era forte: “ o melhor amigo do homem é o cachorro”. Mas, tenho que admitir, havia um que cada vez que passava aquele FNM carregado de piso das nossas famosas cerâmicas da época, a minha cabeça ia mil por hora porque lá no para-barro daquele caminhão estava escrito “ mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro”.

Gostava de pensar sobre as frases, ainda que por analogia, eu tinha uma posição de ambos ditados queriam demonstrar a virtude do animal em prestar proteção ao homem. Existem muitas raças de cães de guarda, eu mesmo tenho um que está comigo há 14 anos, o Bud, nunca desobedeceu um comando, um companheiro e tanto, mas tenho que lhes falar a verdade, o cristão não pode colocar a sua vida sob a proteção de um cão.

O momento que vivenciamos é tremendamente crucial. Todos os dias deparamos com pessoas sofrendo à nossa volta, com seus mais variados problemas, dificuldades em todas as áreas, gente que enfrenta doenças antes nunca nomeadas entre nós, relacionamentos conjugais se desfazendo, filhos infiltrados no descaminho das drogas, rebeldes e desobedientes, tragédias naturais, desemprego, falta de moradia, etc.

E nós que temos uma fé, que vivemos debaixo da proteção de Deus se começarmos a olhar para a nossa própria vida, não encontramos palavras para expressar a nossa gratidão a Deus pelo que somos, que temos, pelos nossos filhos, saúde e emprego. Não temos palavras, mas intentamos na oração diária, na celebração dominical dizer “nós te agradecemos ó Senhor”. E quando chegamos com a gratidão para entregá-la ao Senhor, vem sobre nós uma espécie de desafio e somos como que incomodados, pela indução que Ele nos faz em ajudarmos as pessoas que sofrem e apresentarmos a elas um Deus que é todo poderoso e que pode trazer solução aos seus problemas, um Deus sempre pronto a estender a mão aos que sofrem.

E algo que tem ministrado ao meu coração em profundidade é a espontaneidade destes irmãos tão preciosos que abrem os seus lares para que a Palavra seja anunciada pelo Projeto Luz nos Lares. Isto me alegra, enche de esperança, restaura os meus sonhos sobre Mogi Guaçu, porque estas vidas tão voluntárias, tão abertas para serem usadas para levar a esta gente tão sofrida, os planos e projetos que Deus tem para transformá-las em vidas abençoadas e protegidas. Como é bom ver gente que cansou da área do comodismo e declara em alto e bom som que chega de ser um crente “TRÊS SSS” – Salvo, Sentado e Satisfeito.... Não, eles querem mais, eles querem despovoar o inferno e encher o céu com as almas que se rendem aos pés de Jesus. Se você quer desafiado, leia o livro “ Lá fora, onde os pecadores estão” de Oswald Smith.

Então estamos desafiados a ajudar os que precisam, mas e quando nós enfrentamos problemas, a quem recorremos, onde buscamos ajuda? O Salmo 121: 1-2, narra a busca do salmista que cercada de problemas e dificuldades. Mais que problemas, cercado por inimigos com perigo de perder a própria vida, sua atitude foi elevar os olhos para os montes buscando socorro, livramento e salvação no Criador dos céus e da terra.

Quando lia na viração do dia hoje o salmo 121, algo me saltou do escrito fazendo me vislumbrar os olhos com o que via. Em oito versículos o Senhor Deus nos mostra bênçãos especiais. O socorro na hora da angústia, firmeza em meio aos problemas, proteção diuturna, Sua vigilância constante, livramento de todo mal e guarda nas viagens.

Podemos escrever e falar sobre muitos tópicos deste salmo, mas duas situações são suficientes para mostrar qual grandioso é o nosso Deus. Socorro e Livramento. Por que? Porque não há nenhum problema que Deus não possa resolver e nenhuma situação que Ele não possa nos livrar. Nele há socorro e a sua vontade domina e impera tanto aqui como no céu, e o seu poder se estende até os confins da terra.

Este Deus é tão capaz em nos socorrer que não se conhece nem se nomeia na terra um problema que Ele não possa solucionar. Deus tem prazer em socorrer aos que entregam tudo em Suas mãos, Ele é a fonte de ajuda, apoio, socorro e segurança para qualquer pessoa que esteja em dificuldades. Isto nos estimula muito em fazer do Senhor o nosso refúgio, a nossa fortaleza, então coloquemos os nossos olhos para o monte porque de lá nos virá o socorro.

Que maravilha ter um Deus que nos providencia livramento. Quem pode livrar alguém de um perigo? Quem vive em constante vigilância, que age como o sentinela que nunca adormece, nem cochila, não tem folgas, não sai de férias e está sempre alerta para aqueles  que “elevam os olhos para os montes”.

Quando enfrentamos problemas, quando precisamos de ajuda, de socorro ou livramento, há um modelo a seguir, fazer como o salmista e elevar os olhos para os montes porque Deus está sempre pronto a nos socorrer.

O Senhor nos guarda de todo o mal, mas em especial Ele guarda a nossa alma. No versículo 7 do salmo 121 há uma tremendo ensino que o Senhor nos dá a salvação. Não há outro Deus em quem podemos encontrar salvação.

Só Deus pode guardar, livrar e salvar, tanto a nossa vida, como também a nossa alma “desde agora e para sempre”, pois Ele é fiel às suas promessas.

Entreguemos a Deus tudo neste dia, as nossas dificuldades, as nossas lutas e angústias e Ele nos ajudará em tudo e ainda nos dará a salvação.




0 comentários:

Postar um comentário

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger