sábado, 19 de março de 2011

COMO VENCER O DESÃNIMO E CANSAÇO.

A semana que se finda hoje foi um tempo de batalha. Primeiro, tomado de uma violenta gripe com dores no corpo, coriza, dor de cabeça, boca ruim, perda de apetite(então estava ruim mesmo) e muita febre. Depois, entre uma abstração e outra causada pela febre, conseguia reagir e ordenar pensamentos e voltar à carga do assumido para a semana.

Um dos meus compromissos desta semana era contatar aqueles irmãos que estão saindo do assíduo para o flutuante, e do flutuante para o esquecimento da casa do Senhor. Como primeira ação da abordagem e em vista da saúde, agi mandando emails, e hoje os emails podem ser tão chamativos com seus efeitos visual, e penso que como primeiro passo do intento já obtive bom resultado, porque 80% já respondeu. Interessante mais da metade tem o mesmo perfil para as suas faltas ao culto: DESANIMADO OU CANSADO.

Aquelas respostas aumentaram a minha responsabilidade de oração e intercessão por aquelas vidas, e mais ainda quando necessariamente os problemas não estão vinculados à igreja, mas às suas complicações do dia a dia, e não poucas vezes toda esta plêiade de problemas, lutas e vicissitudes experimentadas acabam por seduzir os enfraquecidos a um estado mórbido e então se arrefecem vítimas de um binômio: desânimo e cansaço.

Geralmente quando eu saio de uma batalha física minha mente fica mais aguçada para conjeturar acerca de, então agora nesta manhã de sábado, fazendo um parâmetro comparativo, deduzo que não há diferença entre o desanimo e o cansaço. Tanto o desanimo como o cansaço são pontes para situações depressivas, desestimulantes, alem de marcar os atingido com fadiga e enfado.

É lógico que a conotação da linguagem aqui acaba por indicar uma situação mais física, mas hoje não quero basicamente falar de um cansaço resultado de um pesado dia de trabalho, antes quero pela direção do Espírito Santo falar do cansaço, do desanimo espiritual e emocional que quando somos por eles alcançados acabamos por permitir que os nossos sonhos sejam roubados, que os nossos projetos sejam abortados, já que tudo o que registramos no físico acabamos por gerar marcas no reino do espírito.

Em princípio chega se a uma instância desta quando deparamos com diversos problemas, tais como a desilusão, saúde abalada e até quando nos nossos relacionamentos sofremos a aguda dor da traição, e aqui não estou falando de adultério, de quebra de aliança entre casais, mas todo e qualquer tipo de acordo assumido entre partes e que de repente, algum motivo leva um dos envolvidos quebrar o celebrado. Tudo isto nos leva ao desânimo e cansaço.

Na madrugada, buscando em oração o Senhor me respaldou com uma porção da Sua Palavra, e pela graça, creio ter alcançado algumas orientações aos que querem buscar uma renovação de animo e refrigério para o seu cansaço.

Veja que texto lindo: “Não sabes? Não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? O seu entendimento é insondável. Ele dá força ao cansado e fortalece o que não tem vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças; subirão com asas de águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão. ”(Isaías 40:28-31- Almeida Sec. 21)

A primeira dose para a cura que o texto propõe é em cima de uma ação. Empenhe se procurar a força no Senhor. (vs.29).

Quando alguém tem um problema de má circulação o indicado é procurar um cardiovascular. Se o problema sai da saúde e entra no campo da justiça, então procurar-se um advogado que entenda das leis, se um defeito numa máquina de lavar roupa a um técnico renomado. Agora, um cardiovascular pode vir a experimentar um problema má circulação também, um advogado perder suas causas e um técnico ter a máquina de lavar da sua residência quebrada.

E é aqui que a clarinada da boa noticia chega. Procure animo e descanso em Deus porque Ele nunca cansou e nunca experimentou um desfalecer. (vs.28). Pare e pense por um segundo só: Deus sustenta todo o universo com a sua força, fazendo o mundo girar, há milhares de anos e nunca se cansou.

Então se vem o desanimo e cansaço então é naquele que é tem força perene que devemos retomar o animo e renovar a força para continuar a caminhada em busca da vitória e da conquista dos nossos ideais.

Hoje pela manhã ou no tempo que você estiver lendo esta postagem, é a hora da oportunidade para quem está cansado, sem força, sem ânimo ou vigor, este é o tempo de procurar força em Deus, o Eterno, pois Ele prometeu dar força ao cansado. É tempo de render-se aos pés do Senhor, porque a Palavra nos garante que em Cristo encontramos “alívio, descanso e salvação”.

Internado em hospital psiquiátrico em 1974 ouvi pelo rádio na voz de um pastor numa manhã, uma palavra que foi o melhor convite que eu já recebi até hoje, e me desamarrei dos poderes malignos que me faziam um jovem de 22 anos ser um desanimado, cansado e sem forças. Aquele homem de Deus cheio da autoridade de Deus disse pelos microfones da radio o que está narrado em Mateus 11:28-30.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Dei um salto daquela cama no hospital e disse: “É pra mim enfermeiro, é pra mim Genésio, este convite é meu e hoje eu vou sair daqui porque encontrei descanso neste Jesus e força para me levantar”

Oro para que você que lê agora esta postagem entenda, esta é a hora, hoje é o dia venha para o Senhor, anime se Nele, e renove suas forças.

A segunda dose da cura é uma recomendação para se tomar uma atitude ousada: coloque a esperança só no Senhor. Isaías 40:31

É lógico que a questão esperança ganha aqui uma conotação toda especial, justamente porque vivemos numa geração imediatista, que não sabe esperar e aguardar as coisas acontecerem no tempo de Deus, no Seu kayrós, e então vivem debaixo de uma impaciência fora do comum e se deparam com uma dificuldade tremenda em esperar pelo milagre que já está à porta, quando estão às vésperas de experimentarem as promessas do Senhor para as suas vidas, de terem realizados os seus mais expressivos sonhos.

A Palavra de Deus, provedora de todos os recursos aos corações destes que parecem aqueles que tomam um remédio e querem ver na hora os resultados, traz uma porção reveladora da sabedoria de Deus quando impele à Salomão a escrever no livro de Eclesiastes que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” .Eclesiastes 3:1

Durante todo estes 35 anos de ministério pastoral, vi diante dos meus olhos que as ovelhas que mais obtiveram resultados foram aquelas que souberam esperar no Senhor. Quando tudo dizia que não tinha mais jeito, família desestruturada, sonhos sepultados, mas, esperaram e esperaram no Senhor, e o resultado veio de uma forma surpreendente.

E com muita gente por este mundo afora, onde quer que esta postagem chegue, não é diferente, há gente que nunca será derrotada porque tem colocado a sua esperança no Senhor e tem uma posição que nunca desistir nunca. Nunca aceitou ser chamado de desistido.

Mas se de repente, alguém já desistiu dos seus sonhos ou da sua fé em Cristo, chegou a hora, hoje é o tempo determinado para você voltar para Deus e Ele renovará as suas forças, sua fé e você experimentará a sua vitória.

E agora a dose que finaliza o tratamento. Esta é vital para quem está desanimado ou cansado: decida andar com Deus.

Porque tomar uma decisão de andar com o Senhor? Porque, quem se envereda por este caminho, andando junto com Deus nunca se cansará, não se fatigará e mesmo que por uma ironia do destino isto venha acontecer fundamentado em eventos efêmeros, Deus virá com a sua majestade e poderio e dará um renovo às nossas forças, não se atrelando ao fato se somos jovens ou velhos.

Alguém que toma a acertada decisão de andar com Deus “subirá com asas como águias”, rápidas e destras conquistando maiores alturas e ainda exercer domínio sobre os seus inimigos.

A Palavra é clara e explícita: quem decide andar com o Senhor, “correrá e não se cansará”. Tomou rumo à conquista dos seus sonhos. Hoje, agora é a hora para tomar esta tão preciosa decisão. Junte se à ao povo Deus, aos que esperam no Senhor, e ande com Deus.

A bondade de Deus é tão grande que Ele mesmo fez a indicação do caminho por onde devemos andar e apresentou Jesus Cristo como sendo caminho, a verdade e a vida. Em João 14.6 o texto nos contempla com a revelação que ninguém irá ao Pai senão por Ele.

Quem tem sido a companhia da sua caminhada? Com quem você tem andado? Quais os caminhos que você tem trilhado?Agora, neste momento, tenho a felicidade em apresentar alguém que você pode confiar e um caminho seguro que você pode andar: Jesus Cristo.

Com certeza, posso lhe dizer que todos os que andam com Deus, em algum tempo da vida, alguém experimentou um momento de cansaço, desanimo e, até porque isso é um resultado natural das lutas do viver, dos ataques malignos, das tristezas e decepções, mas, não estamos desamparados, temos um Deus a quem podemos procurar a força que precisamos, temos um Deus em que podemos colocar a nossa esperança, e um Deus que anda com Ele renovará as nossas forças e tirará todo o nosso desânimo e cansaço.

Abra seu coração para esse Deus maravilhoso, procure força Nele, espere Nele e ande com Ele. Porque Nele por mais cansado e desanimado que alguém possa estar, há uma fonte inesgotável que te reanimará e te dará descanso.

1 comentários:

Jônatas Ambrozio disse...

Pastorzão... que texto abençoado... ministrou demais no meu coração.

Postar um comentário

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger