![]() |
Árvore de Natal já exposta em 26.08.2011 |
Eu e a minha filha Ruth acabamos de chegar da rua agora. Tínhamos algumas coisas a fazer, comprar uns pequenos apetrechos de informática e dar uma caminhada pela cidade. Estivemos andando desde o inicio da rotatória do Hospital Municipal, passando pelo centro e subindo em direção à Capela. Uma boa "pernada" para nós dois, mas foi muito legal. Além do que já tinhamos adquirido lembramos da ração do cachorro e fomos comprar um pacote de 2 kilos para quebrar o galho até 2a. feira, quando poderemos ir de carro e compar um pacote maior.
É legal andar com a Ruth, ela é uma simpatia, cumprimenta todo mundo e vai conquistando amizade com aquele sorriso espontâneo. Entramos no mercado e sentimos algo errado, perguntei ao funcionário muito solícito com aquela camisa "POSSO AJUDAR?", escuta meu jovem que é dia é hoje? 26 de agôsto senhor? E continuei, e está certo isto? Respondeu-me assustado, isto o quê senhor? Este cara aí de vermelho, você disse que hoje é 26 de agôsto? Ah. Papai Noel! Então, o Natal já está aí senhor!. ( veja a foto tirado a menos de 2 horas, é de celular, mas dá para ver).
![]() |
O Papai Noel em exposição com produtos hoje dia 26.08.2011 |
Desde de 16 de outubro de 2010, a postagem mais lida neste Blog é: JÁ É NATAL?. Um postagem imbatível, nenhuma outra por mais chamativa que seja o tema ou assunto consegue superá-la. Nela, eu narrava o fato de ter me surpreendido no dia 13 de outubro, um dia depois do Dias das Crianças com uma rena comendo panetone em um hipermercado, este ano nem passou o dia das crianças e o tal de Papai Noel já está divulgando seus produtos. Veja que abaixo dele na foto, aparece enfeites variados e na quase foto abaixo, caixas de produtos natalinos e muitas bolas coloridas.
![]() |
Produto natalinos já a venda |
O Portal Exame-Abril em outubro de 2010 dava conta de que com base nos dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o periodo de 5 a 11 de outubro daqueleano, superaram as vendas de 2009 no mesmo período em 12%, mas este ano nem ainda passamos pelo dia das crianças e o tal do "Bom Velhinho" já está na "poli-posicion", prometendo um período natalino coroado de êxito no comércio do seus produtos afins.
A cada ano que passa fica mais patente a tacada comercial que é o Natal, não tendo vínculo algum com a propalada comemoração do nascimento de Jesus. Se em agosto já se divulga o natal, 120 dias antes, o intento não é em nenhum momento lembrar da figura que deveria ser o centro das atenções, Jesus Cristo, que nasceu para salvar a humanidade. No lugar do Cristo, a figura do Noel, no lugar da Cruz a figura da árvore, no lugar das lembranças ao aniversariante os presentes aos terceiros. Está instalado o "espírito natalino", mas sempre, fazendo exclusão do aniversariante.
É assustador a transição fria e calculista que o comércio dita, levando as pessoas entrarem no clima como induzidos por uma espécie de magia. Com o visual do natal comercial, o que se pensa é apenas nos presentes de Natal que serão distribuidos aos mais chegados, aos que nos prestaram serviços, aos clientes, funcionários de empresas, etc. É uma delícia ganhar presentes. Mas é muito estranho ganhar presentes quando o aniversário é de outro e ele não ganha. Aliás, a ênfase ao nascimento dele só acontece por causa da palavra Natal, mas o aniversariante mesmo não é o centro da festividade, chamada enganosamente de a maior festa da cristantade.
Uma proposta de um natal com tempero biblico daria um maior brilhantismo a então famosa data. Por exemplo, tomar um conhecimento melhor da história real do nascimento do Cristo, o porque do seu nascimento, o plano redentor que estava por traz da sua primeira vinda e por certo então aí se tiraria o foco à trocas de presentes, comidas, bebidas e festas sem compromisso com Deus, tudo determinado pelo sistema pagão e que leva a tantos, mesmos cristãos, a comerem enrolado.
E porque desta prática então? É errado dar presentes a alguém? Lógico que não. O absurdo é tirar do centro quem aniversaria. E tudo isto em nome da tradição, aliás, esta é responsavel pelo cristianismo estar tão sucumbido nos ultimos dias, afinal o proprio Jesus falou em Mateus 15.6 que a tradição invalida os mandamentos de de Deus. O que praticamos hoje como Natal é fruto da tradição, tornando se uma festa de abrangência mundial, onde se diz comemorar o nascimento de Jesus Cristo.
A tradição fez do que deveria ser efetivamente uma homenagem a quem deu sua vida para salvar a humanidade, uma festa comercial respaldada por fortes campanhas publicitárias.
Como falta 120 dias ainda para o Natal dá tempo de você assistir uma mostra de como deveria ser Natal Biblico no pequeno video postado abaixo. Veja e pense a quem você vai homenagear em 25 de dezembro: amigos, familiares ou o Aniversariante Esquecido?
1 comentários:
DE NOVO É NATAL, QUEM SE LEMBRARA DO QUE FOI FEITO POR ESSE ANIVERSARIANTE, JESUS JÁ ESTA SENDO TROCADO PELOS SEUS DELICIOSOS SUBSTITUDOS DESDE AGOSTO.
Postar um comentário