Estava conferindo as noticias no meu blog agora a pouco, e fiquei perplexo que mais 50% delas estão voltadas à violência, quer seja urbana ou guerra entre nações, rebeliões e tentativas de derrubada de governos, o que mostra que está desaparecendo do nosso orbe duas palavras que são aspirações de todo o ser humano: paz e tranqüilidade.
A paz falamos no sentido de “bom relacionamento entre os povos”, a ausência de violência e guerra, e tranqüilidade, como sensação de segurança e bem estar decorrentes de vida em um ambiente acolhedor, sem agitação e pacato. Mas, isto só é um sonho praticamente do ponto de vista material, porque hoje o homem tem que ser armar até os dentes, se trancar com grades e sistemas eletrônicos de proteção para desfrutar um pouco de “segurança”.
As noticias diárias dão conta de que quando surge um conflito, como no momento vemos alguns países experimentando, grupos especializados se destacam no fornecimento de forte armamento, e uma luta sangrenta é desatada, quer seja por motivos políticos ou religiosos, desestabilizando assim nações e governos, onde a paz e a tranqüilidade passam a ser elementos utópicos.
Por todos os cantos a violência sufoca a todos e torna os homens reféns de uma situação incontrolável. De certa forma o homem sonha com a paz, com a queda da violência, resultando na tranqüilidade tão almejada para uma vida digna.
Será que é possível o mundo viver em paz e tranqüilidade? Isto é um sonho de cada um de nós, e então esta pergunta persiste em nossas mentes: é possível vivemos em um país onde tenha paz e tranqüilidade? O que é necessário para que isto aconteça?
Primeiramente, vou utilizar hoje o sugestivo texto que lemos há a necessidade de firmarmos uma aliança com Deus. Vamos rever o texto: II Reis 11:17-21 “Joiada fez aliança entre o SENHOR, e o rei, e o povo, para serem eles o povo do SENHOR; como também entre o rei e o povo.Então, todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derribaram; despedaçaram os seus altares e as suas imagens e a Matã, sacerdote de Baal, mataram perante os altares; então, o sacerdote pôs guardas sobre a Casa do SENHOR.Tomou os capitães dos cários, os da guarda e todo o povo da terra, e todos estes conduziram da Casa do SENHOR o rei e, pelo caminho da porta dos da guarda, vieram à casa real; e Joás sentou-se no trono dos reis.Alegrou-se todo o povo da terra, e a cidade ficou tranqüila, depois que mataram Atalia à espada, junto à casa do rei. Era Joás da idade de sete anos quando o fizeram rei”
Atentemos para o versículo 17” Joiada fez aliança entre o SENHOR, e o rei, e o povo, para serem eles o povo do SENHOR; como também entre o rei e o povo.” Quando um homem de Deus tem profundas convicções do seu chamado, ele não hesita em cumpri-lo de forma alinhada com o Senhor. Em Judá havia um homem que sabia conduzir bem seu ministério. O sacerdote Joiada. Ele conseguiu grande proeza ao fazer Judá estabelecer uma aliança entre Deus, o povo e o seu novo rei, um menino de apenas 7 anos.
Uma aliança com Deus foi feita e para que isto? Para que uma aliança com Deus? Para que naquela localidade a paz fosse estabelecida, e quando a paz se estabelece então os povos podem experimentar a tranqüilidade, o sossego, e quando se tem uma vida neste nível, ela não se detém neste patamar, o próximo passo é a prosperidade.
Nunca ouvi ou conheci alguém que conseguisse ser próspero se era perturbado, intranqüilo, inquieto, mas também desconheço alguém que tenha conseguido situações favoráveis sem estar aliançado com Deus.
A paz, a tranqüilidade são ingredientes que Deus idealizou para os seus filhos, mas gozar deles depende de andar com Ele, estabelecer e cumprir a parte da aliança que cabe ao homem, porque a parte Dele, é fiel para cumprir.
Nestes 35 anos de pastor tenho conhecido pessoas que nada abala o seu interior. Nem enfermidade, perda, crise financeira mundial ou local. Notícias ruins ou pode ser o que for, nada mete medo, porque elas tem a vida, a casa, a família fundamentada na aliança com Deus e por isto desfrutam dos benefícios oriundos dos rincípios e ensinamentos divinos.
O Salmo 112. Versículos 6 e 7 trazem uma narrativa estupenda acerca daquele que está aliançado com Deus. Salmo 112:6-7 assim está escrito: “ não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.”
O Salmo 112. Versículos 6 e 7 trazem uma narrativa estupenda acerca daquele que está aliançado com Deus. Salmo 112:6-7 assim está escrito: “ não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.”
Quero você viaje comigo num pensamento. Imagine a cena de um menino, pequeno, garoto de campo, nunca fez academia, malhou, ou tomou anabolizantes para ficar forte e enfrentar um brutamontes sarado, cheio de vigor, carregando uma lança que era feita de um eixo de tear. Como ganha uma luta desta?
Foi fundamentada em circunstâncias negativas que ninguém mesmo dos homens mais treinados do seu povo teve coragem de ir à luta? Não, a vitória de Davi foi fundamentada no conhecimento que ele tinha que Deus um dia fizera uma aliança com o seu povo. Davi podia se estribar no que possuía. Ele era portador de uma aliança com Deus, e então o que se descortina sobre seus olhos não é derrota, mas vitória. Não é perder a luta, mas ganhar e por que? Coragem excessiva? Capacidade física? Treinamento de guerra? Não. Descanso na aliança que tinha com Deus. Davi estava debaixo do desfrute da aliança com Deus, portanto, a vitória já estava desenhada. Quem tem aliança com Deus tem como destino a vitória.
Agora nós temos em nós o fruto da nova aliança. Jesus. E quem tem Jesus tem tudo nesta vida, por mais simples que seja. As vezes deparamos com situações que indicam outras realidades, mas respaldados no gozo da aliança sabemos que teremos o melhor de Deus. Gosto de lembrar um cântico da minha época de novo convertido que cantávamos em todos os cultos” QUEM TEM JESUS TEM TUDO”...
Quando eu tenho uma aliança com Deus, tudo o que é meu é Dele, mas tudo o que Dele também é meu.
Outro fator preponderante para o estabelecimento da paz e tranqüilidade na vida do povo foi justamente o abolir da idolatria. Vejamos II Reis 11:18 “Então, todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derribaram; despedaçaram os seus altares e as suas imagens e a Matã, sacerdote de Baal, mataram perante os altares; então, o sacerdote pôs guardas sobre a Casa do SENHOR.”
Nenhum homem de Deus que utiliza a Palavra de Deus para orientar um povo fala em extermínio da idolatria porque é simplesmente contra esta prática comum a alguns segmentos religiosos, mas sim porque o conteúdo da Palavra de Deus é que leva o ministro, o sacerdote a dar a devida orientação.
Aquele sacerdote deu orientação em linha com a Palavra e então o resultado foi uma postura radical, com destruição dos ídolos e seus altares.
Qualquer pessoa em sã consciência que ler Exodo 20:1-6 descobrirá que Deus não aprova a idolatria em qualquer forma ou manifestação. Vejamos o que diz o texto citado ” Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”
Em primeira instância há algo de bem aparente engano. Pensamos as vezes que a idolatria é sempre de maneira grotesca, aberta e declarada, mas sempre nos impressiona por que ela se manifesta enganosa e sutilmente.
É comum vermos hoje em dia, mesmo no meio cristão uma idolatria disfarçada. Por exemplo, a televisão é hoje uma forma idolátrica acentuada. Infelizmente, na maioria das casas onde há um altar levantado à deusa colorida, os adolescentes e jovens se entregam mais facilmente às alterações comportamentais, justamente pela má utilização.
A televisão exerce fascínio especialmente sobre as crianças e jovens, e suas mentes, tão impressionáveis, que são facilmente influenciadas por ela. E o que assistem com tanto prazer? Loucuras, crimes, corrupção moral e muitas outras coisas. Tudo aquilo que tem corrompido a juventude do mundo nos cinemas, e que fomentou grande parte da delinqüência juvenil e desordem, está agora sendo difundido dentro dos nossos lares, hora após hora e dia após dia. Essa influência acelerará, e já está acelerando, a chegada das condições de degradação moral no mundo, à semelhança dos dias de Noé e de Ló, como prenunciou nosso Senhor. Vejamos Lucas 17:26-30 “Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar."
Diante destes enganos o caminho para exterminar a idolatria é fazer de Deus o ponto central da nossa vida e dar a Ele sempre o lugar de primazia e destaque. A chave do vínculo verdadeiro com Deus é quando Ele está em primeiro plano na nossa vida.Mateus 6:33 “ buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. “
E finalmente, a paz e a tranqüilidade serão reais quando da Casa do Senhor se levantar homens e mulheres que queiram um reino segundo o propósito de Deus.
A narrativa de II Reis 11:19 diz que os grandes oficiais se uniram ao povo e da Casa do Senhor conduziram até o trono o rei. Quem é levantado na Casa do Senhor terá condições de ministrar em linha com a determinação do Senhor.
Quero chamar a sua atenção jovem, Joás tinha 7 anos quando começou a reinar, mas ele não saiu de uma escola de esquizofrenia pentecostal, não saiu dos DVDs produzidos em laboratórios com um retórica padrão, não saiu de uma vigília no monte onde se fala tanto com Deus, mas o tanto falar com Deus não gera capacidade de compreender limitações do seu colega, amigo e irmão.
Não.Não. Joás não era fruto do meio teológico contemporâneo, que tem que ter um cacoete espiritual para mostrar se avivado. Joás era sim, um menino que deixou que levantassem-no como rei para que o seu governo, que o seu reinado, a sua administração fosse pautado em princípios divinos, e quando alguém governa pautado em princípios divinos estabelece leis justa e honestas, onde a corrupção é eliminada e todas as decisões são fundamentadas primeiramente na busca e orientação dos preceitos de Deus.
Até para pedir socorro a Deus o salmista Davi se estribou na obediência aos preceitos divinos. Salmos 119.173 “Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.”
Ai eu tenho um sonho, eu tenho vontade de ver os jovens desta geração se tornando lideres e exercendo um sacerdócio que levem o povo a desejarem a viver em aliança com Deus.
Ah, quando acontecer isto, vai cair toda a idolatria. E eu oro a Deus todos os dias por um milagre, para que algo mova no coração dos nossos jovens, para um chamado excepcional, um chamado para fazer a diferença na sociedade, para mudar o rumo da nossa história e nação.
Eu penso que você sonha comigo este sonho e todos o que temem ao Senhor sonham com a paz e a tranqüilidade, e acredito que esta é a hora de nos entregarmos a Ele sem reservas, porque só nEle nós encontraremos a tranqüilidade e a paz. O Evangelista João descreve com notoriedade as palavras no capítulo 14, versículo 27. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
Agora quando você está terminando a leitura desta postagem, agora mesmo, eu o conclamo a fazer uma aliança com Deus, fazendo cair por terra toda a idolatria pessoal e perceba que há um chamado para você reinar nesta terra como rei e sacerdote. Ouça o chamado de Deus, obedeça e faça uma aliança com Deus, seja fiel, e isto com certeza será o começo da paz e tranqüilidade na sua vida e dos que lhes são caros.
0 comentários:
Postar um comentário