domingo, 31 de outubro de 2010

EU E DEUS SOMOS MAIORIA


Quando pensamos na Reforma falamos do movimento religioso que propunha reformar uma série de doutrinas e práticas que estavam em vigor na Igreja e que não estavam de acordo com princípios cristãos expostos na Bíblia. Lutero não queria e nunca foi sua intenção fundar uma nova Igreja, mas sim que a Igreja reconhecesse seus erros e os coibisse. Muitos não vêem neste período mais do que um movimento de oposição político-religioso, mas queremos lembrar que ele foi bem mais do que isso, ele foi um movimento de fé, motivado e empurrado por ela para o resgate de uma verdade necessária e fundamental para todo o ser humano, de que nós somos salvos, vivemos e somos perdoados por um ato da misericórdia e da bondade de nosso Deus, que veio ao nosso encontro no seu Filho o Salvador Jesus. Não foi porque fizemos alguma coisa, mas porque Deus nos amou.

Conta a história que Lutero, já professor e doutor, numa das noites de 1514 fez uma grande descoberta. Estava trabalhando em suas anotações sobre o livro de Salmos. O salmista tinha citado as palavras que Jesus proferiu sobre a cruz: “Deus meu, Deus meu porque me abandonaste?” Lutero estava intrigado, porque haveria o santo filho de Deus sentir-se abandonado pelo Pai? Lutero tinha se sentido assim muitas vezes, mas ele era pecador e Jesus era puro e sem pecado. A única resposta é que Cristo tomou sobre si mesmo os nossos pecados. Certamente o Deus que fez isso por nós é um Deus misericordioso! No entanto Deus não é apenas misericordioso; ele é também santo e justo. Lutero já tinha se deparado com as palavras, “Justiça de Deus!”

Para ele isso mostrava que Deus demonstra a sua justiça e sua retidão castigando os pecadores, essas palavras eram motivo de temor. Como Paulo muitas vezes desenvolve esse conceito, Lutero se volta para as suas cartas na tentativa de entendê-lo melhor. Em Romanos 1.17 podemos ler: “Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Lutero pode perceber o real significado do termo “Justiça de Deus”, que não significa a bondade que o próprio Deus tem, mas sim a bondade que ele nos outorga, essa justiça não é uma recompensa, mas sim um presente gratuito dado a todo aquele que crê que Jesus sofreu e morreu pelos seus pecados, em seu lugar. Lutero ficou emocionado com essa redescoberta e disse: “Senti-me exatamente como se tivesse nascido de novo”. Pela primeira vez em sua vida Lutero pode ter a certeza de que os seus pecados estavam perdoados. Deus não deixou de ser justo, ele castigou o pecado, mas não em nós, ele castigou o pecado em seu Filho.

Deus, em sua sabedoria, providenciou um momento histórico propício para que a Reforma pudesse acontecer. No dia 31 de Outubro de 1517, Lutero fixa na porta da Catedral de Wittemberg, 95 despretensiosas teses. Lutero se propunha a um debate acadêmico sobre o valor das indulgências e seus efeitos na vida dos cristãos, das Comunidades Cristãs e da Igreja Cristã. A partir desse momento, nem Lutero poderia ter previsto o que iria acontecer. Os fatos se desenrolaram de tal forma que Lutero foi levado a defender e aprofundar cada vez mais as verdades que defendia. Ele estava se indispondo contra a autoridade máxima do Império. O fato é que a Reforma se desencadeia e Lutero em pouco tempo se vê diante do próprio Imperador defendendo essas verdades.

Apesar do Papa ter excomungado Lutero em janeiro de 1521, quem poderia declarar Lutero um fora-da-lei era o Imperador Carlos V, mas o Imperador precisava do apoio da Alemanha contra a França e os Turcos e não podia se indispor contra os príncipes eleitores da Alemanha. Lutero, como poucos, viveu a frase acima. “Eu e Deus somos maioria!” Muitas vezes ele questionou se estava de fato certo. Mas amparado pela Palavra de Deus e pela certeza de que estava de acordo com ela, compareceu diante do Imperador na dieta de Worms para defender as verdades bíblicas e doutrinárias redescobertas na Palavra e expostas em seus escritos. Os seus amigos insistiram para que ele não fosse, ao que ele respondeu: “Cristo ainda vive, e eu entrarei em Worms a despeito dos portões do Inferno e dos poderes das trevas.” Num primeiro momento, em que estavam presentes todas as autoridades do Império, e o próprio Imperador, lhe lançaram uma pergunta de duplo sentido em que cabia a ele apenas se retratar, “Dr. Lutero, o senhor admite que esses livros são seus e que estava errado no que escreveu?” Os títulos foram lidos e Lutero pede um tempo para pensar, pois argumenta que a questão diz respeito a Deus e a fé das pessoas. No dia seguinte Lutero, mais seguro, responde sobre a questão, e diz: “A menos que me convençam pela Escritura ou por razões claras, de que estou errado, eu permaneço constrangido pelas Escrituras. Não posso me retratar, Deus me ajude. Amém.” Ali estava Lutero! Sozinho? Não, com a maioria que é Deus. Deus estava no contexto histórico e político, nos amigos que o apoiavam, nos príncipes cristãos que reconheceram em seus escritos a autoridade da Palavra, ou seja, Lutero mais Deus era maioria!

Tudo isso é mais do que uma boa história. O que a mensagem da Reforma tem a nos dizer ainda hoje? Tudo o que o próprio Evangelho nos diz, e o que relembra o apóstolo Paulo em Efésios 2. 8-9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” O centro do próprio Evangelho é o que Lutero redescobriu de que nós somos salvos por um ato de pura bondade e amor de nosso Deus, a Graça, e que recebemos essa salvação pela fé em Jesus.

Qual a relevância dessa mensagem hoje?

- Penso nas muitas pessoas que se sentem culpadas por causa de seus pecados e não tem a certeza de saberem que são perdoadas pela Graça de Deus.

- Penso nas muitas pessoas que ainda hoje vivem em sistemas religiosos que não deixam claro o favor de Deus.

- Penso nas muitas pessoas que não se sentem amadas e queridas, por não terem a consciência de que Jesus morreu por todo o mundo, mas que morreu por elas individualmente.

- Penso nas muitas pessoas que se esforçam muito em suas vidas, e tentam assim comprar a salvação e obter o favor de Deus e não tem a certeza de que o favor de Deus é Graça de graça.

- Penso nas muitas pessoas que poderiam viver com alegria a sua fé, capacitadas por Deus, por amor e gratidão ao Salvador, mas ainda tem pavor de Deus.

- Penso nas muitas pessoas desesperadas na hora de sua morte por uma consciência atribulada e que morrem em completo desespero.

- Penso nas muitas pessoas que vão ser condenadas ao inferno por não confiarem em Jesus como seu Salvador.

- Por todos esses motivos lembrar de que nós somos salvos pela graça de Deus é a coisa mais importante que nós podemos fazer.

Que Deus nos abençoe quando celebramos a Reforma, que não seja apenas o momento de exaltar um herói da fé como foi Lutero, mas seja um momento de gratidão pela Salvação que nós temos em Cristo. Amém

“O justo viverá por fé.” Romanos 1.17.

(Autor: Rev. Rubens José Ogg – Secretário Nacional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil = http://www.ielb.org.br)

O HALLOWEEN SEGUNDO A ÓTICA BIBLICA

Excerto de http://letrasdepoder.nireblog.com (**)
O objetivo de fazer com que o dia 31 de Outubro entre para o nosso calendário como “Dia das Bruxas” está, infelizmente, caminhando a passos largos. Ano após ano, escolas, clubes e outros grupos aproveitam a data para “comemorar” o Halloween utilizando-se de fantasias de bruxas, fantasmas e duendes, com abóboras e mamões transformados em caveiras.

Neste contexto, de um modo geral, surgem duas visões divergentes a este respeito: de um lado, há os que pregam veementemente contra esta comemoração, acusando-a de ser uma festa satânica, e de outro há os que acreditam se tratar de uma celebração inocente, sem nenhum mal. Como cristãos, acreditamos que nossa referência é a Palavra de Deus. Portanto, neste estudo vamos procurar estabelecer alguns princípios bíblicos para a viabilidade ou não das festas de Halloween.

Um pouco de História: A comemoração do Halloween teve início na Irlanda, há mais de 3 mil anos, no chamado Samhain - festival da colheita dos celtas. Os Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos. Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos.

Significado espiritual: Em nossos dias, tanto no calendário pagão (movimento neo-pagão), como na bruxaria e no satanismo (adeptos da Igreja Mundial de Satanás), o Halloween é a data mais importante do ano. Rituais para invocação de espíritos, comunicação com os mortos, adivinhações, e até mesmo a adoração e evocação do próprio Satanás são realizados de maneira pródiga neste dia.

Conseqüências: Embora muitos defendam o Halloween como uma festa folclórica da cultura norte-americana, e o comércio incentive a comemoração visando tirar proveito dela, não podemos fechar os olhos para as nefastas conseqüências que esta “comemoração” traz para as pessoas e para a nossa nação. Vamos enumerar algumas:

1) Todos os valores enaltecidos nas festas de Halloween são contrários à boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas:

· Morte è “Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:36)

· Bruxaria e Feitiçaria è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria...” (Deuteronômio 18:10)

· Comunicação com os mortos è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas” (Deuteronômio 18:11-12)

· Ocultismo è “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” (Efésios 5:11-12)

2)Embora muitos participem de tais comemorações de maneira inocente e lúdica, sem o objetivo de adorar a Satanás, indiretamente estarão fazendo isso. Observe as palavras do próprio Jesus Cristo: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24); "Quem não é por mim é contra mim." (Mateus 12:30).

3)A popularização de figuras como bruxas, feiticeiros, duendes, caveiras e espíritos malignos presentes no Halloween, faz com que, a médio e longo prazo, crianças e adultos, não só aceitem tais figuras e valores, mas as amem! É uma espécie de condicionamento através do qual, as pessoas passam a amar e a admirar os valores satânicos, tão abomináveis diante de Deus. "Aquilo que uma geração tolera, a próxima adota como estilo de vida normal". O contato constante com estes valores afeta nossa sensibilidade de tal maneira que, o que antes parecia feio e errado, nos pareça normal e aceitável. Assim, ao sermos coniventes com esta “festa”, estaremos condenando as próximas gerações a aceitarem como corretos e aprazíveis os componentes do Reino das Trevas: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20.

CONCLUSÃO:

Embora nem todos tenham consciência disso, uma tremenda guerra espiritual está ocorrendo bem acima de nossas cabeças, e o Halloween é uma das estratégias do Diabo e suas Hostes espirituais para tentar enaltecer e popularizar as obras das trevas. Cabe a cada um de nós demonstrar verdadeiro repúdio a esta maldita celebração importada dos EUA. Como disse Eddy Andrade Pinos, diretor regional da Cultura no Equador há alguns anos atrás: "Nada temos que fazer com bruxas nem abóboras, tampouco enganar as crianças com contos de bruxas"... Também nenhuma escola pode obrigar seus alunos a participarem destas festas, uma vez que ultrapassam o campo cultural e acadêmico, e violam princípios cristãos. Por isso, por amor a Jesus, não tomem parte destas coisas! “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” (Efesios 5:8, 10)

**Márcia Rezende
Bacharel em Educação Religiosa e
Ministra de Educação Cristã na 3a.Igreja Batista de Marília

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DIA 3 OU 31 DE OUTUBRO, QUEM CRÊ NADA TEME.


Mês passado havia uma inquietação no coração de cada brasileiro. Estava chegando o dia das eleições. Dia 3, primeiro domingo do mês mais atípico dos últimos 823 anos. Um mês com 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Um mês cheio com datas especiais, mas um mês que parecia não chegar ao fim, ainda mais porque para aquele primeiro domingo se descrevia como certa a definição da eleição em primeiro turno, não deu.

Dia 3 não deu, mas dia 31 não escapa. Então na reta de chegada, do fechamanto de uma campanha eleitoral, surgem especulações de como será, como ficará, qual o desfecho, que tipo de governo vem por aí, o que muda, o que continua, e tudo isto vai tornando uma espécie de torvelinho de preocupações. Umas fundamentadas e outras frutos de mera especulações.

Para o que crê e vive a essência da Palavra de Deus, o que muda o resultado de uma eleição? Que diferença fará ser eleito este ou aquele candidato para aquele anda segundo os ditames das Sagradas Escrituras? Nada muda, não há diferença alguma. Quem está no centro da vontade de Deus está no lugar mais seguro que se possa estar. Lógico que não há mal algum sonhar com o nosso candidato sendo eleito, mas é preciso conscientizar que Deus não abandonou seus filhos, e quem quer se assuma o poder, que tenha autoridade sobre a Pátria, a nossa cidadania celestial é respalda pelos santos decretos do Senhor, e debaixo de suas asas estamos guardados.

Minha caixa de emails foi chafurdada com tantos argumentos contra A, contra B. Não me lembro de ter visto um só email que apresentasse algo concreto, tangível, palpável, que vislumbrasse a possibilidade de vir existir algo do que pretenda fazer qualquer um dos eleitos. Não faltaram é lógico, históricos não afeitos, avessos e contraditórios de ambos os lados. Cada um não defendendo a bandeira de uma causa, mas sim mostrando que a bandeira do outro não vingaria. Talvez esta chuva de impropérios acabou por gerar uma inquietação em alguns segmentos cristãos e então desencadeou uma calorosa distribuição de material via internet, as vezes sem procedência, sempre com um lembrete especial que cada um que recebesse deveria passar urgente à frente para a mudança da situação. Fiquei pasmo ao ver gente se preocupando com o que irá acontecer ao povo de Deus se este ou aquele candidato for eleito.

Digo e repito pasmo. Pasmo porque o que anda por princípios biblicos não tem o que temer. Ou será que o escrito no Salmo de Davi, 27.3, é apenas simbólico, hiperbólico, figurativo ou ainda interpolação? Creio e confio nestas palavras como promessa ao que enseja diariamente a presença de Deus. Assim está escrito: "ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança." Ora, está escrito, e a Biblia não quer dizer o que nós queremos que ela diga. A Biblia diz o que o que ela quer dizer.

Então o porque deste medo, inquietãção, insegurança provocada por uma simples troca de presidente? Em quem temos posto a nossa confiança? Ou será que porventura temos deixado brechas tamanhas que credenciam o inimigo a se arvorar em ataques contra nós? Continuo insistindo, as promessas de Deus não falham, nós falhamos, mas Deus é fiel em todas as suas promessas. A Biblia traz revelado planos de segurança e de uma vida plena aos que temem ao Senhor, independente de quem os governa. O que governa a vida do cristão é maior do que quem governa um território. Se seguirmos o traçado pela Palavra não há o que temer.

Um dos textos mais lindos e dotado de sabedoria prática para uma vida abençoada diante de Deus e segurança no porvir está em Provérbios 23:17-18: " Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro: não será frustrada a tua esperança." Está aqui a receita, andando certo, nos padrões divinos, o futuro reservado tem a denominação de no mínimo "bom" e a nossa esperança não há menor indicio de frustração.

Agarremo-nos ao Santo Livro, não abandonemo-lo, seja a Palavra o nosso norte e o Senhor cuidará para que em todo o tempo nossas vidas estejam sobre a Sua soberana guarda.




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PARABÉNS DENTISTAS, NOSSO SORRISO AGRADECE.




Salomão deixa lavrado em Cantares poemas com metáforas e cânticos, enfatizando a pureza do amor conjugal, ou retratando o amor de Cristo pela Igreja.No capítulo 4, versículo 2a, há um texto marcante: "Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro". O sábio descreve a forçade um sorriso tão espontâneo que comparou os dentes da amada com ovelhas tosquiadas que sairam da lavagem e refletem uma brancura conquistadora.

Um sorriso desarma qualquer situação contraditória entre partes.Mas falar de sorriso, não basta apenas discorrer da vontade de sorrir ou da espontaneidade para sorrir, é preciso falar de quem cuida para que se tenha um lindo sorriso: o dentista. No Brasil, o dia nacional do Cirurgião-Dentista foi estabelecido como 25 de outubro, dia em que se comemora a data de criação da primeira Faculdade de Odontologia ( Medicina e Arte Dentária), na Bahia.

Atualmente um Cirurgião Dentista tem uma forte mentadalidade voltada a prevenção da saúde bucal.O dentista é um profissional que merece nosso maior carinho da data de hoje e sempre, afinal é ele quem zela para que o nosso sorriso seja sempre uma porta aberta no relacionamento diário.


Homenageando todos os dentistas por seu bem merecido Dia, neste 25 de outubro o faço na pessoa do meu Dentista, Dr. Emílio Hideeyuki, e ainda quero registar meu carinho à minha ovelha que tenho cuidado por tantos anos, a dentista Bruna Raquel Zancopé, hoje cursando Mestrado em Odontologia.


Os homenageados merecem ser lembrados, mas quero fazer hoje Menção Honrosa ao Cirurgião Dentista, professor Doutor Mário Vedovello Filho. Segundo a Gazeta Guaçuana de 11 de setembro de 2010, com matéria da jornalista Carla Machado, Dr. Marinho Vedovello como é conhecido por todos, é autor de diversos livros técnicos que tem como público alvo os estudantes de cursos de pós graduação. O livro Cefalometria-Técnicas de Diagnósticos e Procedimentos é o quinto livro de autoria do Dr. Mario Vedovelho Filho, já em segunda edição pela Editora Napoleão e agora com publicação em espanhol pela Editora Amolca incluindo um CD que facilita a visualização das imagens do conteúdo.


Conforme matéria da Gazeta Guaçuana, neste mês de outubro, durante o Congresso Brasileiro de Ortodontia - Orto 2010, no Anhembi, em São Paulo, o autor lança o seu sexto livro com o título Diagnóstico Dentofacial. Hoje, Dr.Mário Vedovello Filho coordena o Programa de Mestrado em Odontologia da Uniararas - Centro Universitário Herminio Ometto,é professor convidado do Programa de Mestrado do Centro de Pesquisas Odontóligas de São Leopoldo Mandic, Campinas e Coordenador dos Cursos de Especialização na Escola Cearense de Odontologia, em Fortaleza e na Faculdade de Odontologia de Recife, em Pernambuco.


Á todos os dentistas a homenagem do blog do Pastor Vanelli pelo seu dia, mas em particular, nossa saudação ao Professor Doutor Mário Vedovello Filho homem que tem feito Mogi Guaçu ser destaque nacional e internacionalmente, por suas tão especiais habilidades.

sábado, 23 de outubro de 2010

FELIZ CUMPLEAÑOS OBISPO DAVID YANEZ

Dia 20 de outubro, quarta feira passada, quem fez aniversário completando mais um ano de uma abençoada vida foi meu amigo e irmão Bispo David Yanez do Chile. Bispo David é meu conhecido desde os idos de 76, quando conheci-o através da Rádio Cultura de Moji Mirim, onde dominicalmente apresentava um programa radiofônico evangelístico muito especial. Eu estava engatinhado no ministério, era pastor recém nomeado e procurava honrar o Mr.David como era conhecido, com suas prédicas orientadoras pela rádio.

Passado algum tempo, creio que em 1981 tive o privilégio de conhecer pastor David Yanes e firmamos uma bela amizade. David Yanes chegou a hospedar se em minha casa, eu morava num apartamento apertadinho, mas era como coração de mãe, sempre cabia mais um. Por um tempo David Yanez esteve em minha casa até que mudou se para a Rua Rio Grande do Sul, no Bairro do Centenário. Neste endereço David Yanez desenvolveu alguns projetos e comprou um carro maravilhoso, um fusca azul que era muito possante, onde parava fazia uma "poça" de óleo. Mas foi um tempo bom, muito gostoso mesmo. David tinha um violão de 12 cordas e me encantava ouvi-lo cantar algo que fazia vibrar meu coração e os que ouviam e logo em seguida também cantavam.



A musica Eu Te Exaltarei incendiava a igreja em rendição e adoração ao Senhor e David nos ensinou a cantar assim "Eu te exaltarei, e te louvarei, porque grandes coisas tu tens feito para mim, A ti eu clamei, e tu me escutates, a paz tu me deste e o perdão eu ganhei, Jesus eu quero, eu quero, eu quero te amar...."Apesar do empenho do pr.Carlos Jorge em lembrar a musica toda, não aguentei....(snif, snif). Que saudades. David Yanez participou conosco ativamente em diversas celebrações, uma delas eu consegui resgatar um trecho do Culto de 19.março.89 veja:(perdoe me não poder postar o vídeo inteiro, então os cortes nas músicas são normais)




Foram momentos de comunhão, edificação e crescimento o tempo que desfrutamos da presença do pr. David Yanez aqui na Missão Apostólica Paz e Vida em Mogi Guaçu, mas tempos depois embarcou para os Estados Unidos da América onde organizou a International Prayer Warriors General Center,( http://www.ipwgc.com ). Mais tarde, pr.David Yanez volta ao Chile para estar a frente da Iglesia Internacional Guereros del Oracion del Chile, onde vem desempenhanso um profícuo ministério juntamente com a pastora Elizabeth.




Amanhã, dia 24.10, as 18h30 a Igreja de Bispo David Yanez se reune para louvar a Deus e agradecer por mais um ano de vida de seu pastor. A Iglesia Internacional de Guerreros de Oracion está em Santiago do Chile, no Bairro de La Flórida, à Avenida Maria Helena, 1365. A familia IPWGC nossa saudação ao Bispo David Yanes por mais esta vitória alcançada.
Com um forte abraço de todos os integrantes da Missão Apostólica Paz e Vida de Mogi Guaçu, e todos os que conheceram Pastor David Yanez nossas felicitações.




"FELIZ CUMPLEAÑOS OBISPO DAVID YANEZ Y QUE DIOS LE SIGA BENDICIENDOLE GRANDEMENTE A USTED, SU FAMILIA Y CONGREGACION "


"HAPPY BIRTHDAY FRIEND FROM MOGI GUAÇU, BRASIL. BLESSINGS. PASTOR VANELLI"


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

BUSCANDO DEUS COM ATITUDE CERTA

Gosto sempre nas minhas reflexões para escrever partir de fatos que tomei ciência dos que me estão próximos, ou ainda preferencialmente de me lembrar de episódios que vivenciei em algum tempo da minha vida. Ontem pela manhã eu comecei pensar na minha infância onde até os 11 anos vivi na cidade de Itapira,SP, não distante daqui mais que 25 kilometros. Lembrei me de lugares, pessoas e fatos. Lembrei me também de tudo isto, quem sabe pelo latente registro de que 24 de outubro é aniversário da minha cidade natal, agora domingo próximo.

Lembrei me da Saldanha Marinho, rua em que ali passei boa parte da infância, nem tanto pela residência, mas pelo relacionamento familiar com os Rossis, Antonio e Hebe Rossi, José Stringuetti, os Stefaninis da fábrica de sapatos, os Zanovelos daquela bala branca de côco, do Armazém do Neri, do posto do Vicente Colosso, do Cido do Colli, do cheirinho do café Amajó, da máquina de algodão dos Caios. Lembrei me ainda de professores que marcaram meus 4 primeiros anos de Grupo Escolar lá no Dr.Julio Mesquita, minha primeira professora Dona Cacilda Bonfá, depois dona Renê e os professores Gilberto Pereira Barreto e Fenizio Marchini. Lembrei-me das tardes que passava na casa do Sr.João Silva, amigo e companheiro de meu pai na fábrica de chapéus Sarkis. Lembrei-me também de lugares como o Parque Juca Mulato, ostentando alí o busto do arguto escritor Menotti Del Pichia.

Lembrei me particularmente do prefeito Munhoz da época, quando subia a pé para a prefeitura e não raras vezes saudava as crianças do Julio Mesquita na entrada da escola, outras vezes ele passava pilotando aquele Fordinho que encantava a petizada.

Lembro me das pescarias que meu pai fazia junto ao Rio do Peixe ou Mogi Guaçu e sempre das suas caçadas. Sempre tinhamos um bom peixe ou ainda uma caça que meu pai trazia. De pescaria seus amigos eram entre outros Waldomiro Sartori e um outro de sobrenome Barrios, parece me Waldomiro também. De caça eu me lembro bem de um, Salvador, não sei do que, mas era Salvador.

Então quando meu pai saía para a caçar ele sempre trazia no amanhecer dos domingos alguma caça interessante e que degustávamos com satisfação.

Mas o que tem a ver uma narrativa tão detalhada de lembranças da infância com o titulo da postagem? Tudo.O que mais me lembro era as gostosas narrativas acerca de como se deram as caças. Certa feita meu pai me chamou: Armandinho(ele era Armando) e eu por ser o segundo filho sempre dava muita atenção para ele e me interessava por suas conversas. E naquele dia ele me contou algo, depois de caçar algumas jurutis e codornas. Ele me falou: filho hoje parecia que não consegueríamos nada. Eu e meu companheiro Salvador estávamos irriquietos, tensos e não conseguíamos concentrar na caçada, agíamos de forma estranha, algo nos pertubava, eu sempre apontando para um lado acreditando ter ali as caças e Salvador apontando para o outro. Parecia que voltariamos "sapateiros",(designação usada antigamente para quem não pescou ou não caçou nada).

Nós já estávamos prontos para juntar as tralhas e deixar o mato por que nada tinhamos encontrado nada até agora, dizia ele, até que Salvador disse: Armando, nós não estamos agindo certo, estamos espantando as caças, elas estão aquietadas entre as moitas, mas nós estamos fazendo muito barulho hoje, vamos nos aquietar por um bom tempo até que ouçamos o mover delas nas moitas e então poderemos apanhá-las. Dizia meu pai, foi um tempo e tanto, esperando pacientemente até que de repente uma revoada de perdizes se levantou bem a frente deles. Eram exímios atiradores com aquelas espingardas de carregar pela boca ainda, mas trouxeram uma fieira de caças que foi gostosamente preparada por minha mãe.

Tenho pensando muito nesta situação de nós cristãos termos tido dificuldades para encontrar Deus no dia a dia, e vejo que isto se sucede em meio a tantas inquietações que experimentamos ao ponto de não separarmos tempo para nos aquietar e perceber que Deus estava tão próximo de nós, a solicitude desta vida nos leva a sensação de que perdemos Deus pelo caminho ou que Ele está embrenhado entre as ramagens dos nossos problemas.

Há um texto claro em Deuteronômio 4:29 que revela claramente que Deus não brinca de esconde-esconde. O grande achado quem faz somos nós. Veja:"buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma". O texto é explícito, quando a busca é feita com compenetração, pondo o coração e alma, isto é, a obediência e a deligência com certeza encontraremos Deus. A nossa busca quase sempre está pautada em rápidas escapadelas para consultar um versículo vez ou outra, mas sem reflexão, sem deter se naquela escritura. Estamos tão atribulados com as vicissitudes da vida, com os dilemas hodiernos, com um conflito de agenda tão acentuado, que não separamos tempo para nos aquietarmos um pouco e de repente percebemos a presença real de Deus na nossa vida.

A busca a Deus tem que ter este momento, o barulho, a nossa agitação, a atenção as tragédias, noticiários ruins, estamos tão absortos com tudo o que a mídia nos seduz que parecemos caçadores pertubados pisando em gravetos secos em uma mata afungentando a caça. É hora de parar, aquietar o coração ter um tempo de excelência com Deus, aquietar em sua presença e ouvir a sua doce voz pela sua poderosa Palavra. Insista e persista, domine sua agenda, separe tempo para Deus e desfrute da presença Dele que todo este tempo está ao nosso lado. As vezes que não o detectamos não foi porque Deus tirou férias, mas porque nós estávamos tão ansiosos com a nossa confissão contrária, tão presos às turbulências da vida, que não imprimos uma diligente busca com a força do nosso coração e da nossa alma.

Lembremo-nos que o nosso Deus não falha em suas promessas, Ele disse em Jeremias 29. 13 "Buscar-me eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração". Aqui está uma receita do próprio Deus de como buscá-lo com uma atitude certa.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O AMOR NÃO ACABA, SÓ PRECISA COMEÇAR CERTO.

Enquanto em 2009 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas anunciava que em 2008 havia acontecido 188 mil casos de divórcios em todo Brasil, sendo considerado na época um número jamais visto desde 1984, agora dia 15 de outubro, fontes fidedígnas davam conta que só no Estado de São Paulo o número de divórcios aumentou 149%, depois que houve a mudança da legislação através da emenda constitucional 66, que deu base ao chamado "divórcio rápido". Trocando em miúdos vale dizer que em 2009 entre julho e agosto foram registrados 816 divórcios no Estado, e em 2010 durante o mesmo período, aconteceram 2031 divórcios segundo o Colégio Notarial do Brasil.

A facilitação do processo é apontada com um dos principais motivos de crescimento do número de divórcios, e ainda que se pese que os custos processuais também diminuiram tornando acessível a todas as classes sociais, o que torna mais fácil a separação legal.

Estatísticas à parte, um fantasma assombra a família brasileira. O que tem levado os casais a se separarem desta forma? Há até uma corrente que afirma que o é tempo do fim do amor. Diz a sabedoria biblica que tudo terminará, os dons cessarão, mas o amor jamais acabará. Então onde está o problema? No coração humano. Sim, incerto em suas decisões tomam para si conjuges sem ter passado por uma experiência real no processo de relacionamento. Um relacionamento saudável começa sempre por principios cristãos.

O apóstolo Paulo escrevendo a Igreja de Tessalônica em sua primeira carta, capítulo 5:23 deseja aos cristãos algo maravilhoso:"o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo: e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados integros e irreprensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". É justamente a falta do conhecimento da Palavra de Deus no seu real sentido que tem gerado tantas separações. Separações que acontencem porque a união se deu na rota contrária. A facilidade, a falta de conservação dos princípios familiares, a influência dos maus costumes anunciados pela mídia e a modernização dos conceitos inverteram o caminho de uma união solidificada.

Hoje um relacionamento de primeiro dia já começa ao inverso do texto que citamos: já começa pelo corpo, pelo prazer, pelo desejo carnal, pelo espírito do hedonismo que impera no presente século, quando o correto seria um relacionamento iniciar debaixo de principios cristãos, em oração, em compartilhar das experiências espirituais para que se afinem os intentos do futuro do casal, que deve ser primordialmente, a formação de uma nova família. Mas, se a carne prevalece, o espirito é relegado ao ultimo plano, o que já deu inicio a uma história de desastre. Tudo o que começa na carne, termina na carne. Então, diriamos que o namoro é um excelente tempo para oração, participação juntos de atividades espirituais, onde as coisas do espirito são conhecidas por cada um do par.

Quando um casal não tem um noivado segundo os padrões cristãos, a tendencia é aprimorar ainda mais os prazeres experimentados no namoro iniciado pela carne, ao invés de se explorar as inefáveis coisas do espirito, daí então já se parte até para a utilização do "namoramento", dormem juntos, se dão aos prazeres carnais, mas não cumprem o principal para uma união saudável, que seria neste período tão especial do noivado, o conhecimento das vontades, das emoções, dos gostos de cada um para que na união futura, saibam controlar sentimentos e fazer duradouro o próximo passo que seria o casamento. Então sim, no casamento vem a experiência maravilhosa de conhecer um ao outro corporalmente, e fazendo desta união uma fonte de satisfação conjunta, e usando agora da nova experiência, da experiência da vida a dois o amadurecimento do relacionamento, e a proposta de afinidade para uma união estável, equilibrada e para sempre.

Parece conversa do século 19, não é mesmo? Mas eu sou filho de uma família que experimentou isto, que descobriu o amor verdadeiro, e o amor verdadeiro é assim, ele espera, suporta, sabe aguardar o momento certo e vive no momento certo intensamente o que Deus reservou para o casal. O casamento não é uma instuição falida, antes diz a Palavra de Deus que o matrimônio é um estado de honra. O casamento é um projeto de Deus, mas o homem e a mulher precisam estarem atentos aos principios divinos que regem casamento. Uma união se não quiser estar fadada ao fracasso e rompimento deve estar embasada nos ditames de Deus, que fez cumprir pelo casamento o seu maior sonho: a família.

Uma familia que fundamenta sua união em princípios da Palavra de Deus tem no casamento o tratamento dos desacertos cotidianos, eliminando assim as suspeitas,desconfianças e desentendimentos. Onde tiver o amor verdadeiro haverá suporte para todas as situações, afinal o amor compreende, não se ufana, não busca seus interesses, não suspeita mal, não se ensoberbece. O amor precisa e deve ser uma consciência pré-nupcial de que a decisão da união, nunca poderá sofrer as influências das variações de época, independente do modernismo que assedia a família. O amor não acabou, o ser humano que perdeu a conexão com o que é de cima.

O dia que os casais mudarem o quadro e começarem pelo lugar certo, por cima, com Deus tudo dará certo. Esta situação me lembra aquele menino pequeno ainda, mas que sempre ia a escola bem alinhado, camisa impecável, arrumadinho, e a professora perguntou-lhe:querido, porque você nunca vem com a camisa abotoada errada igual alguns colegas seus. Você é sempre certinho, continuou a professora, ao que ele respondeu: eu não sou certinho, só gosto de começar as coisas pelo lado certo, pelo botão de cima da gola professora, quem começa lá em cima não erra embaixo.

É assim, quer ajudar a escrever um novo quadro na história dos matrimônios do Brasil? Mude por onde começar, comece por cima, comece pelas coisas do Espírito.

Fonte de dados:
2009: FOLHA ON LINE
2010: JOVEM PAN-UOL

sábado, 16 de outubro de 2010

OUTDOOR ESPIRITUAL

Dias destes eu estava revendo minha caixa de emails, selecionando o que ficaria o que seria descartado quando deparei com um que versava sobre uma entrevista de um mega pregador ao um portal sério da mídia admitindo ter feito coisas no púlpito de que ele se arrenpendeu, parece mesmo ter deixado claro sobre estes moveres com grande doses de unção.

Isto provocou em mim uma pesquisa, um vasculhar nas minhas anotações das homílias que já trouxe a público nestes 34 anos de ministério para ver possíveis erros, não doutrinários, mas de expressão e que desse interpretação dúbia, e é lógico que achei diversos, mas nenhum que clamasse uma postura de arrependimento por te-los ditos, ou ainda uma necessidade de vir a público para manifestar-me com correções. Talvez esta seja uma vantagem de ser só um pregador interiorano, conhecido até, porém, sem notoriedade.

No entanto algo que selecionei entre o meu "top-ten" de gafes um me fez amargar uns dias de reflexão acentuada, até que me moveu a exteriorizar através desta postagem. Nas anotações, descobri que por diversas vezes utilizei-me de um jargão ouvido nos tempos de formação teológica "que a única página da Bíblia que o não salvo lê é o nosso testemunho".

Concluí que se é um estímulo para alguns atentarem aos seus modos e comportamentos cristãos, para outros é um convite ao comodismo no que tange a ganhar almas por meio do evangelismo pessoal. Pesou me profundamente recentemente ao abordar um casal que estavam avançando o sinal publicamente(não que em oculto possa) na área do relacionamento sentimental, ainda solteiros, ter que ouvir, como o senhor mesmo diz " se lá no trabalho ou escola nós vivemos como cristãos, isto já é suficiente para os que nos acercam compreendam que temos algo diferente e queiram também isto para eles". Como se percebe, o "casalsinho" tomou o meu palavrório nos sentido "ipsis-litteris".

Então está patente que o meu testemunho tem quer ser real, não posso ser apenas um "OUTDOOR ESPIRITUAL", e está claro e evidente que além de testemunhar com boas atitudes no público ou fora dele, também tenho que ouvir o clamor da Palavra que nos convoca Romanos 10:14 onde o grande ganhador de almas, Paulo diz que devemos levar a mensagem do evangelho às pessoas. Talvez não tenhamos tanta habilidade para entabularmos uma conversa com quem está ao nosso lado, mas precisamos descansar e confiar na ação do Espírito Santo quando decidirmos falar sobre Jesus às outras pessoas.

Há cerca de dez anos todo final de ano usamos uma musica de Marcos Witt, Enciende una Luz, sempre esperançosos de alcançarmos mais um para Jesus no próximo ano que se avizinha, mas confesso me impressionado com a introdução da música e em particular as citações dos números de pessoas ainda não ouviram falar de Jesus, o nome que é sobre todo nome e único que traz salvação a humanidade. É lógico que os números são de 1999, talvez tenha aumentado os que não ouviram ainda de Jesus a vista da explosão demográfica mundial, ou será que cada crente está cumprindo o "Ide".

As palavras de Paulo soam como gritos nos meus ouvidos:"E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue" (Romanos 10:14) .

Agora é a hora, quem sabe até já passou da hora de sermos autenticos proclamadores da Palavra, fazendo soar as boas novas a tempo e a fora de tempo, sendo um shophar de Deus lançando a semente da Palavra para que experimentemos uma colheita histórica de almas para Jesus nos próximos anos.

Anunciemos e preguemos verdadeiramente as boas novas de Jesus. É hora de deixar de ser apenas um Outdoor espiritual. Que a Luz que temos dentro de nós, Jesus, acenda em cada vida que abordemos com a pregaçao da Palavra
do Cristo que Vive.


JA É NATAL?

 

Esta semana mesmo, na terça feira era o Dia das Crianças, data que até vejo de grande importância porque nas mãos das nossas crianças está a futuro da nossa Pátria. Infelizmente ou felizmente tudo tem o seu lado comercial. As vendas no comércio para o Dia das Crianças, realizadas na semana de 5 a 11 de outubro deste ano, cresceram 12% no País na comparação com a mesma semana de 2009, conforme o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Dia das Crianças.(Dados do Portal Exame).


Bem agora a tacada comercial já é o Natal. No dia 13 de outubro, um dia após o Dia das Crianças, ao entrar em um grande supermercado de Mogi Guaçu me deparei com uma rena luminosa mexendo sua cabeça como estivesse comendo os panetones expostos à sua frente. Veja que interessante, terminou o período da petizada no dia 12, já no dia seguinte é instalado o espírito natalino. Os enfeites tomam contas das áreas promocionais e agora a meta é o faturamento até dia 25 de dezembro, estendendo até final de ano.

É impressionante como a transição é feita de forma tão rápida, e as pessoas entram no clima como induzidos por uma espécie de magia. A meta agora são os presentes de Natal que serão distribuidos aos mais chegados, aos que nos prestaram serviços, aos clientes, funcionários de empresas, etc. É uma delícia ganhar presentes. Mas é muito estranho ganhar presentes quando o aniversário é de outro e ele não ganha. Aliás, a ênfase ao nascimento dele só acontece por causa da palavra Natal, mas o aniversariante mesmo não é o centro da festividade, chamada enganosamente de a maior festa da cristantade.

Uma proposta de um natal com tempero biblico daria um maior brilhantismo a então famosa data. Por exemplo, tomar um conhecimento melhor da história real do nascimento do Cristo, o porque do seu nascimento, o plano redentor que estava por traz da sua primeira vinda e por certo então aí se tiraria o foco à trocas de presentes, comidas, bebidas e festas sem compromisso com Deus, tudo determinado pelo sistema pagão e que leva a tantos, mesmos cristãos, a comerem enrolado.

Você alguma vêz já foi a uma festa onde não lhe deram a atenção? É ruim, a gente se sente como um peixe fora do aquários, desambientado e sem norte. Agora imagine uma festa para um aniversariante onde os presentes dele são dados para outros. Lembro me a anos atrás fui convidado para orar por um pequenino que fazia aniversário, tipo 6 anos, e na hora de cortar o bolo, la vieram as velinhas, cantaram os parabéns, mas ao lado do guri que se encantava com a luz das velas que revelavam a sua idade, estava um outro menino, mesma idade, e quando o aniversariante foi assoprar as velinhas, este menino se antecipou e soprou as velas antes do aniversariante. Que ar de espanto, de desapontamento, porque aquele outro menino lhe roubara a festa.

Com certeza qualquer um de nós diria: que atitude feia, que falta de educação, que traquinagem de mal gosto, mas, e como fica nós os grandes, que utilizamo-nos do natal moderno, roubando as homenagens e presentes que seriam destinados ao aniversariante?

E porque desta prática então? É errado dar presentes a alguém? Lógico que não. O absurdo é tirar do centro quem aniversaria. E tudo isto em nome da tradição, aliás, esta é responsavel pelo cristianismo estar tão sucumbido nos ultimos dias, afinal o proprio Jesus falou em Mateus 15.6 que a tradição invalida os mandamentos de de Deus. O que praticamos hoje como Natal é fruto da tradição, tornando se uma festa de abrangência mundial, onde se diz comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

A tradição fez do que deveria ser efetivamente uma homenagem a quem deu sua vida para salvar a humanidade, uma festa comercial respaldada por fortes campanhas publicitárias.

Enquanto não chega dezembro deixo abaixo vídeo resumo do Natal Bíblico, dia 10/12, postarei o vídeo todo para uma reflexão melhor sobre o Natal de Jesus.(veja a postagem A carta do aniversariante esquecido com os vídeos completos)


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR

Homenagem do Pastor Vanelli e da Pastora Sara ao Corpo de Professores do Colégio Cristão "Favo de Mel" através deste texto maravilhoso, Excerto da AECEP "Celebrando o valor da Criança e do Professor Cristão" ** com a convicção de que vocês formam a equipe nos moldes desta transcrição.Parabéns.

Nosso calendário aponta duas datas importantes no mês de outubro. Ao celebrar o “Dia da Criança” e o “Dia do Professor” seria propício encontrar algumas interseções das ações e do ensino de Jesus sobre os mestres e as crianças. Aprendamos então alguns princípios para melhor entender a natureza do nosso ministério e das crianças, numa perspectiva cristã.

Quando Nicodemos foi ao encontro de Jesus numa determinada noite ele não imaginava que suas fraquezas seriam expostas. Entretanto Jesus trouxe à luz a falta de compreensão sobre verdades terrenas e celestes que aquele homem possuía, mesmo sendo mestre em Israel. Todo o conhecimento religioso que Nicodemos acumulara não era suficiente e capaz de iluminar seu entendimento para o que Jesus tinha para lhe ensinar, era um conhecimento que não tinha significado ou valia. Nicodemos também desconhecia verdades terrenas básicas tais como os fenômenos da natureza que poderiam ajudá-lo na compreensão das verdades celestiais que ele buscava. Jesus lhe revelou que o princípio ou condição fundamental para ver e entrar no Reino era nascer de novo. Jesus apresenta outro paradigma, uma experiência espiritual, ou seja, o novo nascimento, a partir do qual era possível compreender tanto as verdades terrenas como celestiais. Jesus propõe para um respeitado mestre uma experiência inédita, holística, uma condição insubstituível, capaz de proporcionar uma perspectiva correta para ver, entender e entrar no Reino.

É a partir desse novo paradigma, da experiência pessoal do novo nascimento, que o professor deve buscar a renovação da mente e a construção de uma cosmovisão cristã capaz de sustentar seu chamado e sua missão educacional. O legado religioso simplesmente perpetua uma perspectiva distorcida do conhecimento e é incapaz de iluminar nosso entendimento para descobrir, compreender e maravilhar-se com a verdade em tudo ao nosso redor.

Um conhecimento crucial que devemos ter para bem desempenhar nosso ministério educacional é do valor atribuído por Deus à criança. Como Nicodemos podemos muitas vezes estar debaixo de uma influencia religiosa, numa condição de percepção obscura com relação às verdades terrenas e celestiais que cercam as crianças.

Por toda a bíblia há registros de como Deus ama e cuida de cada criança, de como Ele as escuta e provê para suas necessidades, de como Ele fala com elas e como elas respondem ao Seu chamado, de como Ele confia a elas verdades eternas, revelações especiais, reinados ou governos, missões específicas sejam como mensageiras ou instrumentos DEle para realizar Seus mais altos propósitos de transformar vidas, nações e o próprio mundo que Ele mesmo criou.

Nos evangelhos vemos como Jesus fez questão de confirmar a percepção e atitude do Pai para com as crianças restaurando sua posição e ensinando aos religiosos, mestres e discípulos sobre o significado, valor e exemplo delas para o Reino.

Ele mostrou que as crianças sabem receber o Reino de Deus e que nós devemos recebê-lo da mesma maneira como elas o fazem. Este é um chamado para nos tornarmos como crianças, de aprendermos com as crianças que nós, como professores, não devemos jamais deixar de atender. Crianças tem muito para nos ensinar e professores tem o comando de Jesus para aprenderem e serem como elas. Receber o Reino de Deus significa, entre outras coisas, receber a Graça que nos é dada sem que nós fizéssemos nada por merecê-la. É poder entrar no reino sem mérito algum.

Dentre os discípulos de Jesus havia uma disputa interna para reconhecer quem era o maior e quem dominaria todo o resto. Mesma tendência encontrada entre professores de todas as épocas. Tentavam esconder isto dos olhos de Jesus, mas Ele sabia exatamente o que lhes faltava para ter a perspectiva correta da liderança. Ele simplesmente subverte a ordem mundana do maior para o menor substituindo também a postura de dominar para servir. Novamente Jesus muda o paradigma ao colocar uma criança no meio dos seus discípulos e proclama o que significa recebê-lo: “Qualquer que receber uma criança tal como esta, em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim receber não recebe a mim, mas ao que me enviou”. Ou seja, Ele coloca a criança ao Seu lado, restaurando a posição dela revelando que receber uma criança e tudo o que sua condição significa, é o mesmo que recebê-lo, pois ela possui um valor intrínseco dado pelo Criador. Como os discípulos daquela época temos a tendência a não receber as crianças, ignorando-as e menosprezando sua importância no reino. Agora, isto não era fácil de aprender como não o é até os dias de hoje.

Tanto que em outra passagem, logo após estes acontecimentos, os mesmos discípulos tentam impedir que crianças aproximem-se de Jesus e sejam por Ele tocadas e abençoadas. Não nos enganemos, pois da mesma forma nosso legado religioso muitas vezes delimitam que dos adultos são todas as primazias e que crianças, quanto muito, podem ficar de longe, sem o aconchego do Mestre. Jesus repreende fortemente seus discípulos, da mesma forma a todos os professores que embaraçam o estabelecimento de um relacionamento amoroso e abençoador Dele com as crianças. Tanto Ele como elas estão prontos e almejam este relacionamento, pois Ele assegura que de tais crianças é o reino de Deus! Tantos professores poderiam desfrutar do fruto desse relacionamento em seus contextos educacionais se ao menos cuidassem de aproximá-los, apresentando-os e pedindo que Ele os abençoasse! Ele não só condenou a atitude errada dos discípulos, mas demonstrou através de seu exemplo o que deveria ser feito com aquelas crianças: estar com elas, amá-las, abraçá-las e abençoá-las.

Algo que também não podemos jamais fazer ou permitir que se faça como educadores, é colocar pedras de tropeço na fé das crianças, fazendo com que elas se extraviem do caminho que Deus tem preparado para elas. Jesus disse que seria melhor o suicídio (totalmente proibido e condenado por toda a Bíblia) do que fazer com que qualquer desses pequeninos tropece. Redobremos nosso cuidado com palavras e atitudes, com ensinos e ações que possam provocar a ira e o julgamento de Deus sobre algo que lhe é tão caro!

Que sejamos os professores que Deus idealizou que fossemos em Sua infinita sabedoria junto às suas crianças para amá-las, cuidá-las e ensiná-las assim com Seu Filho nos ensinou:

“Quer entrar no reino de Deus?
Torne-se como uma criança.

Quer ser grande aos olhos de Deus?
Então, torne-se como uma criança.

Quer que Jesus saiba que Ele é bem vindo e você o recebe?
Então, receba bem as crianças.

Quer evitar julgamento da mão de Deus?
Então não deixe as crianças perdidas.

Quer identificar-se com os planos de Deus?
Então não menospreze ou despreze as crianças.

Quer seguir o exemplo de Jesus?
Então ame, aceite, ore, esteja com, e abençoe as crianças”.(Roy Zuck)


** Cida Mattar é Diretora Executiva da AECEP

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

COMPROMETIDOS COM A PALAVRA DE DEUS


Neste mês de outubro, como já foi anunciado aqui a Missão Apostólica Paz e Vida de Mogi Guaçu, completou dia 12 de outubro 26 anos de organização e fundação. E nós temos sonhado em fazer um Culto de Ação de Graça por este tempo que temos experimentado andar em um Caminho de Milagres. Estamos no entanto enfrentando alguns desencontros, ou para ficar mais elegante, um conflito de agendas, daí em um dia pode o pregador mas não pode o conjunto convidado, no outro o conjunto quer, mas não há o ministrante da palavra com agenda liberada. Tem me parecido dificil conciliar as partes, mas, agora com uma comissão designada e liderada por quem é capaz, parece-me que vai decolar o projeto do culto de 26 anos.

Esta movimentação de eventos gospel não raramente consegue alcançar almas para o reino de Deus, isto é muito bom, mas uma coisa precisaria ser definida por quem vai discipular os alcançados, que o show, o agito do evento, o pula-pula, o bate cabeça daquele ambiente, era para a ocasião e não pode ser adotado como estilo de vida. A vida cristã tem principios e precisam ser obedecidos e entre tantos um se destaca de forma denotada. O compromisso com a Palavra de Deus. Diriamos até parafraseando as palavras de Jesus " nem só de eventos gospel vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus." Talvez seja esta a razão de que parte dos alcançados não firmam raízes na sabederia do evangelho, porque se ateram apenas ao vislumbre das luzes, do som, e de prática jovial do evento participado. Há de se convir, que o evangelho continua o mesmo, e a a imutável Palavra diz que estreita é a porta, mas o caminho também de igual forma. (recomendo voce assistir neste blog a pregação do Pr.Paul Wahser). Aplique tempo nisto, cheque o caminho que você tem andado.

Deus tem me convocado para uma assembléia solene nas madrugas desde março deste ano, onde em oração tenho sido impelido de forma muito tocante a um ardente despertar pela Palavra de Deus, fazendo me mesmo enxergar o quanto eu e todos nós precisamos fazer dela o instrumento de maior amor da nossa vida. Amar em aliança, em compromisso com a Palavra porque ela contém revelado tudo o que somos, o que temos e o que podemos.

Não há outro caminho que eu possa encontrar descanso para a perene caminhada desta vida se não for na Palavra de Deus, mas isto fala de compromisso, aliança e envolvimento de tal forma que eu a utilize diariamente, tal como preciso de alimento diário para sobreviver. Ora, não foi escrito o salmo 119 como mais um hino para o povo de Deus cantar, mas muito mais do que isto, Deus retrata nas escritas do salmista uma descrição maravilhosa da excelência da lei do Senhor, acrescentada de um resultado que converge na extrema felicidade de quem é observante de tão sagrada lei. E é por isto mesmo que o salmista traz expressões tão especiais como as dos versículos 43 a 45 " E de minha boca nãos tires nunca de todoa a palavra da verdade, pois me atenho aos teus juízos. Assim observarei de contínuo a tua lei, para sempre e eternamente. E andarei em liberdade:pois busquei os teus preceitos."

Parece ser dificil, mas Deus não deixaria a Sua Palavra para os que a conhecem ter algo impraticável. Este salmo é tão rico, que ao verseja-lo o salmista traz a lume pelo menos dez termos diferentes para mencionar Lei ou Palavra de Deus, e então ele faz superabundar as definições usando "instrução, revelação, preceitos, caminho, ordenanças, decretos, mandamentos, juízos, palavras e veredas. Por que tanta enfase? Porque fala da nova postura agora assumida no novo caminho. Fala que a palavra quando cai no coração gera mudanças e readequações da maneira de viver. Chama nos os seus decretos a um novo estilo de vida, capaz mesmo de fazer nos experimentar a libertação e desfrutarmos da capacidade de testemunhar com intrepidez diante até mesmo de grandes governantes.

Onde quero chegar? Deve ser a sua pergunta. Quero chegar onde Deus fez chegar o salmista, a ter um compromisso tal com a palavra, que independente às circunstâncias que a vida possa impor a cada um, haja uma declaração efetiva em cada boca que tem plantado a semente da palavra no coração, de que há prazer nos mandamentos do Senhor, os quais amamos.(Sl 119:47)

Como você foi ganho, como te alcançaram para Jesus, foi numa igreja ou numa festa gospel, isto não importa. O importante é o gosto pego pela Palavra de tal maneira que ela passa ser não apenas o trivial na vida espiritual, mas o essencial, o item principal, a fonte que mata a sede, o pão que mitiga a fome e luz profusa para o seu caminho. Lembre-se, não importa a forma de como foi pescado o peixe, mas sim, o sal que que despertará o sabor. Assuma hoje o compromisso de ser guiado pela Palavra de Deus e faça a diferença nesta terra. O compromisso com a Palavra so nos fortalece, não importa hora, intemperie ou periodo, seja noite ou amanhecer.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

EM MILENA, NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS CRIANÇAS.

Hoje 12 de outubro não é só aniversário da Missão Apostólica Paz e Vida, é também o Dia das Crianças. Ontem estive em Campinas junto com minha esposa e passamos no Campinas Shopping e as lojas estavam abarrotadas de pais acompanhados por seus filhos comprando o presente do dia das crianças. Quem bom quem pode abençoar o seu filho com um brinquedo útil. Não há nenhum mal poder dar um bom brinquedo a um filho ou filha.

As crianças sempre foram simbolos de pureza e de inocência, tanto que o próprio Jesus certa feita numa situação bastante interessante, diz o capítulo 18 de Mateus versos 1 e 2 que ao ser inquirido sobre quem é o maior no reino do céus, sem hesitação respondeu com uma ação inédita: Chamou uma criança e colocando-a no meio deles disse: "Em verdade vos digo que, se nãos vos convertedes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. " Este ato de Jesus nos estimula a uma boa reflexão sobre nossa conduta espiritual.

Quase sempre como adultos radicalizamos muito as coisas, quando deveríamos ve-las como os olhos de uma criança. Hoje pela madrugada, recebi do amigo e irmão Bispo André Davi da Missão Apostólica JEPAN, um email muito elucidativo sobre figura simples e pura da criança como condição para a entrada no reinos dos céus. Anexo ao email, veio um vídeo "suis-generis"que apesar de ser uma apresentação em um programa secular tem muito validade pela ousadia de uma criança em revelar publicamente a sua fé. Aliás, está certa a esta criança de ir a um programa secular, afinal que efeito produz o sal se só permanecer no saleiro. Trata se da pequena Milena, que com uma propriedade que lhe é peculiar, dá respostas simples, revelando pureza e manifestação da semente de fé plantada no seu coração.

O vídeo é recente do ultimo sábado, dia 09.10, e faço dele uma homenagem á todas as crianças do Brasil, e que vejamos um dia o nosso País dotado de milhares de crianças como a Milena, que sendo ensinado no caminho da verdade, possam transmitir mensagens simples como esta e que toquem profundamente o coração dos adultos, que a maioria esqueceu os principios tão lindos da formação cristã um dia recebida.

Em Milena, homenageamos hoje todos as crianças do Brasil pelo seu dia. Veja o vídeo.


12 DE OUTUBRO - 26 ANOS DE MISSÃO PAZ E VIDA DE MOGI GUAÇU

Parece que foi outro dia mesmo. Era 12 de outubro de 1984. Nascia a Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu. Nestes 26 anos ninguém que conheça a história desta igreja pode negar as realizações que durante todos estes 25 anos de atividades a Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu tem feito acontecer.


Da Casinha, como assim era conhecida, veio a construção da sua sede própria na Avenida Carlos Braga de Faria. Sob a liderança dos pastores Vanelli e Sara e mais 6 irmãos nascia um trabalho pró e paraeclesiástico, visando no primeiro momento prestar serviços aos dependentes de drogas da época.


E agora através da Missão SAÍDA adotou-se um novo sistema de atendimento visando um trabalho preventivo, com assistência, orientação e encaminhamento aos segmentos adequados no caso de dependência química.


Neste ano 2010 tornamos exeqüível o Projeto PREVENIR, onde acompanha através de monitores qualificados, crianças de 7 a 12 anos, já que a prevenção com certeza evitará a entrada de inúmeras crianças ao desequilibrado mundo da toxicomania.

Na área educacional, através da pastora Lídia Madureira Toledo, a Missão Paz e Vida idealizou, projetou, construiu e implantou o Colégio Cristão Favo de Mel que hoje abriga mais de 130 crianças entre 6 meses e 6 anos. Este colégio funciona com uma metodologia diferente de tudo o que se pode imaginar relacionado a Educação, definida como Educação por Princípios. Na verdade são sete princípios bíblicos: Soberania, Caráter, Individualidade, Semear e Colher, Auto Governo, Mordomia e União. No princípio da Soberania tomamos consciência que Deus criou o Universo e governa sobre ele. No Caráter sabemos que o desejo do coração de Deus é que sejamos semelhantes a Jesus. Na Individualidade entendemos que Deus nos fez diferentes uns dos outros, mas todos somos alvos do Seu grande amor.Já no princípio de Semear e Colher compreendemos que todas as ações tem conseqüências. No Auto Governo somos instruídos a controlar nossa vontade para fazer a vontade de Deus. Na Mordomia devemos compreender que somos chamados para servir a Deus e cuidar da sua criação e finalmente no princípio da União, devemos ter consciência que Deus quer que aprendamos o quanto precisamos uns dos outros.


Enfim, são 26 anos andando por um Caminho de Milagres.

MISSÃO PAZ E VIDA DE MOGI GUAÇU - 26 ANOS - UM CAMINHO DE MILAGRES.

Veja fotos marcantes de alguns importantes eventos destes 26 anos de história.

Dê o play no vídeo e veja o histórico através das fotos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BRASIL: DIADEMA NAS MÃOS DE DEUS, INDEPENDENTE DE QUEM FOR ELEITO.


Confesso me cansado neste período eleitoral, e agora com o segundo turno de ver a minha caixa de entrada bombardeada de emails com "besterois" e todos sem sentidos. Tudo quanto é lixo literário despenca como enxurrada nos meus emails. Fico imaginando quanta coisa útil poderia estar se fazendo ocupando bem o tempo lançando uma palavra liberadora sobre o Brasil neste tempo que tende se a termos dois povos em luta para que se chegue a um resultado mostrando o mandatário maior do País, ou seja, a Presidência da República.

Me causa asco ter que relatar que recebi 87 emails falando sobre uma profecia de uma vidente por nome Neila. Me impressiona que 87 pessoas, a maioria de crença cristã, conhecedora da Palavra de Deus encaminharam ou repassaram-me email tão mesquinho, desnexo e tendencioso, com mostras tangíveis de que foi montado com propósito exclusivo de agravar ou prejudicar parte. Eu tenho o direito de votar em quem quiser, desde que o faça conscientemente, mas transcrever uma palavra a título de profecia e trocar o nome por uma descrição tipo retrato falado, isto me contraria, porque parece que pega mais as coisas em penumbra do que as reveladas. Veja a descrição:"A filha distante de vermelho e sem amor pela nossa terra se elegerá..."(a vidente fala de Minas Gerais?).

Tudo bem, o Brasil é centro do sincretismo regilioso e glória a Deus que temos liberdade de culto para toda e qualquer religião, e por isso é comum consultas a estes guias espiritualistas para oferecerem um descontinar do porvir, se é que é possível isto, respeitamos a crença de cada um, mas me causa estranheza tremenda ao ver que a maioria dos que professam um vida cristã pautada no conhecimento da Palavra de Deus se prenderem tanto a estas colocações premonitórias, trazendo necessariamente mais uma advertência do que uma provável revelação.

De repente a profetada espiritualista acaba muito mais por trazer confusão do que premonir, desrespeitando os limites das palavras porque quem age nesta área, falando demais e acaba gerando nas pessoas mais fobia do que necessariamente advertência, tanto que em alguns emails que recebi, no próprio título tinha uma observação: "Cuidado!"

Cuidado com o que? Com a palavra codificada e que precisa de uma tradução especial, ou cuidado com os malefícios propostos na previsão incerta e de bojo especulativo. É de bom alvitre posicionar que como evangélico, leitor e praticante da Bíblia tenho que falar sobre premonição "entre parenteses", porque as Sagradas Letras não autoriza ninguém usar deste método, e ninguém pode bater o pé persistindo que as palavras são sinônimas. É lógico que existem pessoas que tem um dom de prever algum momento futuro, digamos uma visão que relampeja na mente da pessoa e depois pode se tornar realidade. É um dom sobrenatural? Sim, mas sempre é bom lembrar que algo sobrenatural é conduzido por algum espírito. Não é possível uma pessoa normal ter uma visão espiritual se ela não estiver sendo conduzida por um espírito, afinal um espírito é anti matéria. Agora que fique claro que uma visão é dada por um espírito maligno ou pelo Espírito Santo.

Muitos profetas na Bíblia tiveram visões e muitas já se cumpriram, exemplo clássico é a narrativa de Isaías 52 e 53 de que viria o Messias para salvar a humanidade, mas Ele seria rejeitado pelos seus e teria morte de cruz. Aqui o profera era conduzido pelo Espírito do Senhor. Uma palavra profética precisa ser trazida por alguém que participe da dor exposta na profecia. Não é apenas revelar, mas sofrer junto com o que se anuncia, daí a razão da pessoa ser dotada do Espírito Santo, porque é hora de interceder, clamar, entrar no reino do espirito e mudar a situação.

Prega-se tanto que o fazemos no físico tem um reflexo no espiritual, então porque não choramos por esta Pátria, orando e confessando o pecado da Nação. Se tem peso esta profecia da "irmã Neila" porque não orarmos pela cura da presidenciável? Será que o Senhor nos deixará a mercê de uma história de infortunio nos próximos anos?

Respeito às crenças variadas devemos ter em amplo sentido, mas não é esta mesma senhora que também vaticinou que Guilher Afif Domingos seria presidente do Brasil? E o metal precioso que enriqueceria o Brasil? Mais de dez anos já se passaram e nada do que foi dito foi concretizado.(confira)

À Lei e ao testemunho, diz Isaias 8:20. É hora de depositar total confiança na Palavra do Senhor, é hora de orarmos a Palavra, é hora de Clamarmos por esta Pátria e declaramos que o Senhor mesmo está levantando um exército de guerreiros que serão postos por atalaias sobre os muros desta Nação e quem quer que seja eleito, somos um País que será Coroa de Glória nas mãos de Deus.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VENCENDO OS DILEMAS DA VIDA


Ontem as 19hs eu fiquei sabendo que a minha filha Ruth vai ter que submeter se a uma cirurgia no tornezelo a vista do tombo que sofreu em um dos lances da escada da casa que resido. É lógico que como ser humano fiquei apreensivo, estive um bom tempo com ela e ela que tinha me inspirado a semana passada a escrever uma postagem por causa das suas expressões "deixa me tentar outra vez" quando necessitava mudar suas posições já com a perna direita entalada, e que receberia o gesso dia 05.10(ontem), mas o médico disse que necessita de uma intervenção cirurgica. Senti me num dilema, um momento dificil e isto é natural, é minha filha e a dor dela é a minha dor, é a dor de todos os aqui de casa. Por bom tempo fiquei pensando, e lendo a palavra fiquei tempo a ir e voltar pelas linhas do salmo 39. E fui consolado com estas palavras que me deram animo para vencer aquele dilema, e por isto, quero compartilhar com os leitores do meu blog, esta postagem com o título VENCENDO OS DILEMAS DA VIDA.

Pensei que logo pela manhã de hoje alguém iria me abordar e fazer aquela saudação habitual do bom dia.O que eu teria para responder neste dia 06, nesta quarta feira. Uma cousa corriqueira que praticamos quase todos os dias quando encontramos alguém é embutir na saudação que damos no bom dia, no boa tarde ou boa noite aquela perguntinha: como vai? Tudo bem? e não poucas vezes acabamos por ouvir um discorrer negativo das situações ou circunstancias que a quem cumprimentamos está experimentando.

Bem é verdade que as pessoas que vivem debaixo de circunstâncias ou levadas pelas situações do momento, tem uma facilidade para pintar um quadro com tendência muito acentuado ao pessimismo, ao fracasso e derrota.

Hoje eu quero lhe perguntar? Como vai você? Como está a sua vida?

Não me estranharia de ouvir respostas do tipo: estou sofrendo, estou doente, estou com problema na família e para fechar com chave de ouro: estou com problema financeiro.

Quero lhe dizer que hoje, como profeta de Deus e respaldado na Palavra de Deus, tomando a lição deste tão precioso salmo que Davi escreve, quero lhe alertar que aqui neste salmo encontramos o caminho para lidarmos com os nossos problemas existenciais, problemas externos, internos e pessoais, saúde e também problemas familiares. Davi tem autoridade para escrever este salmo porque ele experimentou vencer todos esses problemas da vida e como a Palavra é extensiva à todos quantos crêem nela, nós também venceremos a partir da obediência aos princípios contidos na Palavra de Deus.

A primeira coisa que devemos fazer é PARAR DE LAMENTAR E E CHORAMINGAR - Sl 39:1-2

É lógico e natural que compreendamos que quem enfrenta problemas e dificuldades, se vê com tendência a lamentar, reclamar, estar descontrolado emocionalmente, mas aí existe um perigo, quanto mais reclamações levará a mente a estar ocupada com a crise e não haverá condições de pensar na solução dos problemas e aí não se vê a luz no final do túnel e fica distante a solução e o próximo passo é mergulhar em profundidade nas dificuldades.

Porque isto? Por que ninguém obtém vitórias sobre problemas reclamando deles, mas trabalhando em cima de soluções concretas, tangíveis, palpáveis.

O sábio ao escrever o livro de Provérbios 24.10 gozando da orientação divina, nos faz um alerta muito sério: quanto mais reclamações, quanto mais murmurarmos e agigantarmos o problema, menos força teremos. Provérbios 24.10 " Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena".

Mas então como fica, o texto diz que Davi descobriu que ficar calado também diante dos problemas também não se resolve, pois ele declara que se fez em silêncio e a sua dor se agravou .(vs.2).

Nestas horas difíceis precisamos de alguém para nos ajudar reorganizar a nossa reflexão, alinharmos as idéias e então irmos até Aquele que pode resolver todos os nossos problemas: o Senhor Deus, portanto devemos buscá-Lo com toda a força da nossa alma porque Ele nos dá a vitória.

Deixando o lamento e o choramingo de lado precisamos RASGAR NOSSO CORAÇÃO DIANTE DE DEUS – Sl 39:3-5

Veja que o experimentado homem de guerra alega não estar suportando mais tantos problemas e que eles agora faziam o seu coração pegar fogo e por isso Davi se rende ao Senhor, ele se entrega ao Deus Todo Poderoso. E porque ele faz isto? Porque sua mente se elucida, clareia e se apercebeu que foi Deus que o criou e por isto Deus sabe tudo sobre ele, Deus sabe até a duração dos seus dias na terra e sabe a sua fragilidade.

Deus sabe tudo sobre a nossa vida, Deus sabe tudo sobre os nossos problemas e Ele já se pôs em pé agora para nos ajudar. Ele quer me ajudar, Ele quer ajudar a você, Ele que ajudar a todos nós. Mas, às vezes nós tomamos atitudes estranhas com Deus. Nos afastamos dEle, nos distanciamos da sua Palavra, não congregamos, não nos esforçamos para participarmos das celebrações, e isto vai nos induzindo a consciência de que podemos nos arranjarmos sozinhos porque achamos que somos muito fortes, mas não podemos fugir da realidade, somos pó e ao pó voltaremos.

Quero chamar, convidar, conclamar a quem quer vencer os desafios desta vida, as dificuldades diárias e os problemas existenciais a rasgar o coração diante de Deus agora, confessar que Ele é soberano, que reina, que nos conhece, que sabe qual solução tem para nós, e acima de tudo declarar: aqui no meu peito, no meu coração, na minha vida, por mais lutas e angustias que eu possa experimentar, quem mora aqui, dentro do meu coração é Aquele que vive para todo sempre e só Ele é capaz de nos dar uma nova direção para as nossas vidas.

Parado o lamento e o choramingo, rasgado o coração diante de Deus não há nada que fazer a não ser ENTREGAR TOTALMENTE A VIDA AO SENHOR - SL 39:6-8 e 12

Existe um problema que sempre acompanhou o ser humano: a confiança nos seus bens e riquezas. O homem com o seu intelecto escravizado pela tarja do ter para ser, acaba por colocar a sua confiança nos seus bens e riquezas e então imaginam que com isto poderão vencer os seus problemas e dilemas cotidianos.

Colocando a sua confiança nos seus bens e riquezas e imaginando que com isso poderão vencer os problemas da vida, de repente são surpreendidos por determinados problemas que dinheiro não resolve e entram em desespero.

Onde você tem colocado a sua confiança? No seu emprego, na sua situação financeira, na sua família, na sua própria força e sabedoria?

Para vencermos os problemas e desafios da vida precisamos colocar a nossa esperança e confiança em Deus, vivendo em sua presença, crendo que Ele cuida de nós e traz cura para o nosso coração.

Ninguém encontrará vitória para suas lutas, dilemas e problemas distante do Senhor. Quando os filhos de Coré narraram no Salmos 84 acerca da saudade que tinham do templo, isto é, de estarem na presença do Senhor, eles puseram toda a força da sua alma e declararam nos vss. 9 e 10: Olha, ó Deus, escudo nosso , e contempla o rosto do teu ungido. Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.

Busque portanto hoje a presença do Senhor, se está afastado volta aos caminhos do Senhor, está ausente da igreja por problemas e dilemas existenciais, faça como os filhos de Coré, procura hoje mesmo estar na sua igreja e adorá-Lo, e com certeza, você obterá a vitória sobre os dilemas da vida. Deus sabe e conhece a dor que te faz sôfrego pelos dilemas, mas o Senhor te basta e Ele te fortalecerá. Esteja perto Dele. Fique na presença Dele.


sábado, 2 de outubro de 2010

UM PLANO DE GOVERNO INFALÍVEL



Amanhã, domingo, dia 3 de outubro já tenho a minha programação matinal fechada. É dia de levantar cedo e como primeira tarefa pegar uma vassoura e pazinha e varrer a área da frente de casa que estará a exemplo de outras eleições empanturrada de "santinhos" e até alguns "profetinhas" que durante a ultima semana de campanha eleitoral foram atirados para dentro de casa. A outra tarefa será deslocar-me até 5a. sessão do Colégio Luiz Martini e votar.

Associando as tarefas dará para refletir um pouco em quem votar. Em quem votar? Sim, são tantos papéis, tantas promessas, tantos programas, cada proposta incrível, daí a pergunta: quem será que merece o meu voto? Quem será que tem um bom programa de governo? Juntarei diversos para uma futura verificação se estão cumprindo o programa ou as "promessas".

Quando pensava sobre estas ações matinais deste domingo, veio-me à mente um programa de governo sem falhas, completo e que beneficia a todos sem exceção. Comecei a folhar o plano de governo abrindo em João 14:1-14 e achei uma descrição muito interessante, ímpar. O autor não busca na guerra do vale tudo usando de mentiras, intrigas, agressões verbais e falsas promessas, ou melhor, Ele não se utiliza de uma plataforma governamental sem conteúdo, aliás, este projeto é o único que conheço que suas promessas são cumpridas.

O item número um do seu projeto é salvação para todos, e por isso João descreve com muita propriedade no capítulo 14 dos versículos 1 a 3.

Impressionante como as plataformas de governo apresentadas por candidatos eletivos estão repletas de promessas que a olho nu detectamos serem impossíveis do cumprimento de tais, e a cada nome que se levanta erguendo uma bandeira, mais promessas são feitas, e o tempo passa, quatro anos é muito tempo, muito tempo passa e não vemos o cumprimento das aludidas promessas.

Jesus nos apresenta, porém, uma promessa que homem algum consegue realizar, porque o homem não pode e salvar-se a si mesmo.

Bandeiras de cunho humano tentam passar uma idéia desconexa ao homem que ele consegue salvação se experimentar a vida por variadas vezes, ficando livre assim das suas imperfeições. Mas não é isto o que a Bíblia ensina. Em Hebreus 9.27 a ênfase dada pelo autor, cheio do Espírito Santo de Deus é diametralmente oposta.

Eu me lembro quando garoto da prática religiosa familiar que havia um lugar reservado, um local entre o céu e o inferno que ali se purgaria os pecados, chegando um dia o livramento. Segundo a narrativa de Lucas16:26, este lugar é inexistente.

E ainda uma outra palavra era comum se ouvir, através de uma poderosa mentira de que se alguém fosse bom, este se salvaria. A força da mentira era tanta que por um tempo assim acreditei, mas um dia, aliás, abençoado dia que lendo a Carta de Paulo aos Efésios, no capítulo 2, versos 8 e 9, descobri o quanto estava enganado.

A promessa feita em João 14:1-3 é verdadeira, porque o homem só pode ser salvo através de Jesus.

Se você leitor ainda não experimentou esta inefável delicia da salvação, aproveite agora para abrir seu coração para Aquele que tem o poder de cumprir a sua promessa de salvação ao homem.

O item número 2 do Plano deste Governo é algo fenomenal:" vocês estarão comigo."

O versículo 3 é maravilhoso porque fala de uma proposta de lembrança perene, de uma saudade tremenda de cada um de nós, que o Senhor prometeu vir nos buscar, nos levar para que nós estejamos com Ele.

Nele podemos confiar justamente porque Ele tem uma estrutura respaldada pelo maior Governo, e cuidará para que cada um de nós viva ao Seu lado eternamente.

As promessas eleitoreiras são as mesmas de sempre, se precisarem podem contar comigo, é só me ligarem estarei lá no gabinete à inteira disposição, afinal os seus votos me legitimam, me credenciam a ser o lídimo representante que lutará por vocês. E se precisarmos é uma luta para estar junto deste ilustre promitente.

Agora Jesus, fez uma declaração maravilhosa ao apresentar-nos uma proposta tremenda, que Ele quer que nós estejamos onde Ele estiver. João 17:24. Que lindo, que estupendo, sem agendamento, sem fila de espera, sem saídas pelas tangentes do procurado.

Evidentemente que alguns requisitos são necessários para usufruirmos da augusta presença do Cristo. O evangelho de João se revela como um guia de orientação divina na narrativa do capitulo 14, versos 18,19 e 23 são apresentando os requisitos para estar com Ele: amá-Lo, crer nEle, ser fiel aos Seus ensinos, e tê-Lo como Senhor e Salvador das nossas vidas.

Eu vibro, me alegro, me animo, encho o coração de esperança com propostas como esta, porque quem poderia ter um desejo assim tão expressivo, amável, simpático e envolvente de que nós vivêssemos com Ele, a não ser Jesus.

Não há um plano governamental tão expressivo como este que nos envolva em todas as suas ações, que nos credencia a estar junto de quem reina, de tomar parte no Seu majestoso reinado por toda eternidade. Não se trata de algo efêmero, passageiro, mas eterno. O mesmo João do evangelho se deleitou nas visões e revelação que teve na ilha de Patmos no capítulo 22 de Apocalipse. Nos arrebata sua linguagem ao descrever o destino dos que confiaram e seguiram ao Senhor Jesus. Confira este lindo texto em Ap 22:1-5.

Possivelmente, alguém aqui pode estar pensando: o que fazer então na nesta eleição? Votar como? Votar consciente, isto é, sabendo em quem vai votar. Você é um cidadão e também cristão, logo tem um compromisso de cumprir o dever cívico de votar. Eu por exemplo, vou votar para todos os cargos eletivos não em cima de promessas, mas vou votar em cima de sonhos compartilhados. Eu sou um sonhador, e tenho andado com que compartilha dos meus sonhos: orar, celebrar, e agir para a realização e construção de uma nova Mogi Guaçu, cidade luz, cidade de Deus.

O meu coração é movido por isto, afinal eu estou desde o ano 2000, dez anos, portanto, orando profeticamente todos os dias sobre o mapa de Mogi Guaçu o texto de Isaias 62:

“Por amor de Mogi Guaçu não me calarei e, por amor, não aquietarei até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa.

As nações verão a tua justiça, e todos os governantes, a tua gloria e serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real na mão do teu Deus.

Nunca mais te chamarão a “terra do desemprego” ou a “terra das rixas políticas”, mas chamar-te-ão “Minha Delícia” e a “Noiva”, porque o Senhor se alegrará em ti e te desposará.

Porque assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos desposarão a ti, como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus.

Sobre os teus limites, ó Mogi Guaçu, pus intercessores , que todo dia e toda noite jamais se calarão. Não deis descanso ao Senhor até que estabeleça Mogi Guaçu e a ponha por objeto de louvor na terra.

Jurou o Senhor pela sua mão direita e pelo teu braço poderoso : nunca mais darei o teu alimento por sustento aos teus adversários, nem os estrangeiros beberão o teu vinho, fruto de tua fadiga e esforço. Mas os que ajuntarem o comerão e louvarão ao Senhor com alegria. Os meus filhos, nesta cidade, terão e comerão do Senhor.

Passai, passai pelas portas, preparai o caminho para todos, tapai as brechas, removei as pedras, levantai bem alto a minha bandeira a todos os povos.

Eis que o Senhor faz ouvir até as extremidades da terra esta mensagem: Dizei aos meus escolhidos que Eu, o Salvador, estou chegando e trazendo recompensa a cada um.

Vós sereis chamados “O Povo Santo, “O Povo que o Senhor libertou”, e tu, Mogi Guaçu, serás chamada “A terra desejada”e a “Cidade Abençoada de Deus”

Vá às urnas com consciência, com afinidade de propósitos. Com o seu coração batendo em linha com o seu candidato evidentemente já escolhido em oração. Eu por exemplo me afinei com os meus candidatos não por uma visão preferencial, mas por uma visão de escolha.

Lembram de José? Sabem por que Jacó amava tanto a José? Não por preferência, mas por escolha. Ele escolheu amar aquele filho daquela forma porque José tinha algo em comum com Jacó. O que Jacó foi agora era José, um sonhador.

Eu não me prendo às promessas, me atenho aos sonhos.

Com certeza repito, cumpra o seu dever, mas nunca quebre a aliança com AQUELE QUE TEM UM PLANO DE GOVERNO INFALÍVEL. DÉUS É FIEL. NENHUMA DE SUAS PROMESSAS FALHARÁ. ELE MESMO SONHOU LINDOS SONHOS PARA VOCÊ. ELE É FIEL, POR ISSO CUMPRIRÁ TODO O SEU PLANO DE GOVERNO.

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger