Desde 6a.feira passada, dia 24.09 temos experimentado algo novo aqui em casa. A Ruth, a caçula caiu na escada e quebrou o tornozelo, de lá para cá minha esposa tem cuidado dela apoiando para as suas necessidades diárias, e Ruth tem que se locomover, trocar de lugar de vez em quando e é dificil para ela, mesmo com o apoio. A palavra que mais ouvi esta semana é: deixa eu tentar de novo. Ela tenta, tenta, tenta e consegue o seu intento. E isto me chamou a atenção, quando queremos podemos tentar, sempre tentar, ou em outras palavras, a qualquer tempo é sempre cedo demais para desistir.
Estava fazendo o devocinal hoje bem cedinho e li um texto interessante. Gênesis 37:5-11 falou muito ao meu coração porque ali encontramos a história de um persistente jovem: José. Quantas lições preciosas extraídas da vida deste mancebo, sua visão era sempre de avançar, tentar outra vez quando algo não saía de acordo, uma vida que não conheceu a palavra desistir, mas, tentar era sempre o seu verbo preferido.
José pagou caro para conquistar os seus sonhos e para perseverar neles teve que vencer grandes obstáculos e sempre firmou numa máxima, vou tentar outra vez. Tudo o que temos a conquistar, os nossos sonhos, podemos aprender com este valente homem de Deus que nos ensina o caminho de sempre tentar mais uma vez, e nunca desistir.
Independente das críticas que ouvimos devemos continuar tentando. Tentar aqui quer dizer, crer ainda mais nos nossos sonhos, não deixar que as críticas matem os nossos sonhos. Em Gênesis 37:5 José sofre duras críticas dos seus próprios irmãos quando tomaram ciência dos seus sonhos. Sempre devemos ter em mente que os nossos sonhos nunca conseguirão aplausos dos que nos cercam. Pode até ser que encontremos alguém que consiga sonhar também os nossos sonhos e por isso avaliza-os, mas o comum é sofrermos criticas quando revelamos estes sonhos, e se atentarmos às críticas desistiremos, mas, agora é a hora de persistirmos e tentarmos levar avante o que recebemos do Senhor.
Uma coisa agradável é sempre lembrarmos que temos um Deus que nos conhece na intimidade e Ele sabe o quanto somos capazes de conquistar os nossos sonhos e nos ajuda dando forças para vencer. Há uma promessa tremenda da Palavra para nós que Ele estaria conosco todos os dias, então, é hora de descansar, entregar tudo nas mãos de Deus e tentar de novo. Por pior que forem as críticas o melhor que podemos fazer é não ouví-las. O exemplo do idealizador e construtor do Canal do Panamá deve imprimir em nós a atitude correta quando das críticas. Um subordinado apresentou-se ao construtor e perguntou-lhe: o senhor não vai responder a tantas críticas que está se submetendo? Sim, respondeu o construtor. Mas quando e como? Com o canal, respondeu.
Uma nova tentativa deve sempre ser a constante na nossa vida, mesmo se a circunstância acenar que tudo está perdido. José foi lançado numa cova e isto fala de sepultamento, de morte da esperança, do declinio dos sonhos. A aparente situação de José era que os seus sonhos se foram, mas não era hora de desistir, era hora de tentar de novo, de crer, acreditar. José tinha uma visão diferenciada dos seus irmãos, que como os humanos que nos cercam, só viam derrota, fracasso e pessimismo. Mas, José sabia e é bom que também saibamos, isto é o lado humano, mas quando estamos estribados na dependência de Deus, Ele assume o controle da nau que parece estar à deriva. Veja isto em Genesis 37:18-28 e 39:6-23.
Vale a pena não desistir, vale a pena continuar tentando, porque o prazer de Deus é tornar o impossível em possível. Tudo o que pensamos não ter possibilidade de alcançarmos, Deus nos chama à busca, pois Ele mesmo declara em sua Palavra em Jeremias 32:27 " acaso há alguma coisa demasiado difícil para mim?
Deus abençoa os que não retrocedem, que vão à frente com seus projetos e sonhos, Deus tem grande estima por aqueles que não desistem, antes tentam mais vezes alcançar os seus intentos, ainda que a benção, o milagre ainda não tenha chegado.
José persistiu, insistiu, esperou e tentou ver o milagre da realização dos seus sonhos por treze anos. Durante treze longos anos ele aguardou e não desistiu dos seus sonhos. Alguns de nós temos desistido por circunstâncias que nos afligem momentaneamente, damos uma de Pedro, tiramos os olhos do Mestre e olhamos para as ondas encapeladas do mar, esquecendo que o mar também é feitura das mãos de Deus.
Pense comigo. Teria sentido se José depois de perseguir a benção por tanto tempo, tivesse desistido. De que valeriam as suas tentativas e lutas para ver aquele milagre acontecer. Estejamos atentos com os nossos sonhos, podemos estar a um passo de vermos o milagre e sempre será muito cedo, por mais tempo que esperemos, será muito cedo para desistirmos. Precisamos tentar mais uma vez. O salmista foi muito feliz em compor o lindo hino que está no Salmo 40:1-5... Espere, confie, insista, não desista, tente mais uma vez.
José viu os seus sonhos se cumprirem e em alegria ele celebrou o propósito de Deus para a sua vida.Genêsis 45:1-15.
Deus também sonha e um grande sonho Dele, é a nossa vida plena, repleta de alegria e desfrutando das Suas bençãos. Estando nossas vidas nas mãos de Deus, Ele nos ajudará a conquistar os nossos sonhos.
Talvez em um momento da nossa vida, quando fomos traidos, humilhados, rejeitados e fomos objetos de zombaria, não suportamos e resolvemos parar, parar na vida espiritual, na comunhão com Deus, parar no chamado que Deus nos fez por decreto. Mas, hoje o Senhor nos desafia a sermos como Jose, não desistamos, mas tentemos outra vez. Não estamos só nesta batalha, o Senhor nos conduz, então nada de abortar o projeto de Deus, sigamos, tentemos mais uma vez.
Semana passada quando veio o acidente da Ruth, eu me abalei, fiquei arrefecido, mas chegou uma mensagem toda especial para mim, um vídeo e eu compartilho com você o vídeo abaixo, para que você também TENTE OUTRA VEZ.
0 comentários:
Postar um comentário