“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ". Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Lucas 19:1-10
É evidente que nenhum pastor consegue ter uma revelação do que cada uma de suas ovelhas precisa só de vir à igreja dominicalmente, mas a primeira idéia que ocorre a cada domingo, cada pregação ou sermão é que no mínimo a expectativa de cada uma é galgar mais um degrau na vida, experimentando assim renovação, mudança e transformação.
Não raras vezes deparamos com expressões do tipo: não dá mais, estou cansado, esta vida não é fácil, tudo gira em torno de lutas e problemas, dificuldades e até mesmo uma rotina cotidiana que impregna de tédio o curso da vida.
Acompanhado destas expressões vem outra e acredito ser a mais popular: a minha maior vontade era dar um tremendo basta em tudo isso.
É lógico que para expressões tão acentuadas, urge, é necessário de imediato uma proposta radical: só Jesus pode bastar com toda esta crise existencial. Eu gosto de uma expressão que o meu filho João usava nas suas palestras: você só precisa de uma coisa na sua vida, JESUS. JESUS BASTA!
Por quê? Porque alguém que entrega a sua vida a Jesus, passa agora a viver a vida de Cristo, e a vida mais completa, abundante, real, repleta de gozo, porque a especialidade de Cristo é a transformação de vidas.
Um exemplo claro disto está nesta linda narrativa de Lucas 19 quando um homem de pequena estatura, de nome Zaqueu, com uma profissão não muito simpática, cobrador de impostos, tem em seu coração um feliz desejo de conhecer Jesus, e ele queria com um detalhe: conhecer a Jesus de perto.
Ah, como é bom, como é bom conhecer Jesus de perto. E Zaqueu extravasa a sua vontade com uma atitude inerente a sua postura física: sobe em uma árvore porque assim poderia vê-lo bem, e por causa disto algo aconteceu que a sua vida nunca mais foi igual, a sua vida foi mudada, foi transformada.
Como é bom este encontro com Jesus, a vida fica diferente, porque mesmo na hora da dor, este encontro com Jesus transforma-se numa espécie de força que nos impulsiona, nos anima e nos levanta. Não, não, não quer dizer que então não haverá mais problemas, mas sim, que se depararmos com os problemas, temos a solução, e a solução têm nome: Jesus. É como o poeta diz: JESUS, NOME TÃO DOCE, PRECIOSO NOME, COMIGO ESTÁ.
E Zaqueu o que podia declarar agora depois do encontro do Jesus? Com certeza sua fala era: minha vida foi transformada, minha vida foi mudada, minha vida foi renovada. Mas qual a base tão concreta, real, tangível desta declaração?
O versículo 5 diz que Jesus se interessou por Zaqueu.( Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".) A prova do interesse de Jesus por Zaqueu é de quando Jesus passa por Jericó, ele para justamente debaixo da árvore onde Zaqueu estava. E Jesus numa atitude amorosa, olha para Zaqueu e lhe diz: Zaqueu desce desta árvore rapidamente por que quero ficar em sua casa hoje.
Não sei se isto mexe com você, mas o meu coração se comove, porque foi justamente o que Jesus fez comigo em 1974. Eu não estava em cima de uma árvore, mas estava num buraco e ele me chamou e entrou em minha casa (coração) e de lá para cá minha vida foi transformada do vinho para a água.
Que coisa estupenda, maravilhosa, sem explicação. Um homem errante, cheio de defeitos, uma posição não reputada na sociedade, mas mesmo assim, Jesus olha pra Zaqueu, interessa por Zaqueu, quer ir à casa de Zaqueu. Que Deus de amor é este?
As vezes dói no nosso peito quando vemos gente que pensa ser maior do que Jesus e por isso julgam as pessoas, não se interessam pelo próximo, antes se puder condenam no em cima de palavras humanas e sem conhecimento divino, e é aí que existe a diferença, Jesus não é assim, ao mais vil pecador ele tem interesse e proposta para mudança da vida, porque é um Deus de amor.
Quando Jesus disse: Zaqueu, aquilo efervesceu dentro de Zaqueu, pois ele pode sentir no âmago da sua alma, alguém que lhe olhava sem julgamentos precipitados e, além disto, demonstrava um interesse por ele, independente da sua situação.
Para você que lê esta postagem agora, eu me sinto muito a vontade para dizer lhe algo: Jesus se interessa por você, se importa com você não pelas suas posses ou pelas suas habilidades, mas simplesmente porque Ele é um Deus de amor, Ele te ama, Ele me ama. E que instrumento maior do que o amor existiria para tocar, para alcançar o nosso coração?
Quando este amor alcança o coração de alguém, a transformação vem, surge, acontece, assim como foi com Zaqueu. Em quem você acha que Jesus está interessado agora, neste momento? JESUS ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ.
Mas porque este interesse tão acentuado? Porque Ele pode, quer e vai transformar a sua vida hoje. Então desça depressa desta árvore que aparenta ser uma boa acomodação para você, venha para Jesus, tenha-o como Senhor e Salvador da sua vida e você verá o poder deste Deus de amor transformando a sua vida.
Não parece estranho que Jesus convide a Zaqueu para descer da árvore? Afinal Zaqueu era um pecador, mas o versículo 7 declara que agora Jesus entra na vida de Zaqueu. (Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ").
Ora, o próprio Evangelho de Lucas no capítulo 5 define que Jesus tem a nobre missão de salvar pecadores, doentes e gerar em suas vidas uma marcante transformação. Lc 5:31-32 (Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento").
Aquela atitude de Jesus de entrar naquela moradia abre a porta de acesso para a vida de Zaqueu, e então Jesus vê com olhos de ternura um homem com marcas profundas provocadas pelo sofrimento da discriminação que sofria. Jesus vê com os olhos de um Deus de amor, um homem preso à solidão, ao desânimo e um pecador carente e necessitado.
Uma prova evidente da transformação se revelava que o dinheiro não mais dominava a vida daquele homem. A narrativa de Lucas 19.8 diz que Zaqueu agora decide abandonar os seus pecados e de imediato se dispõe a reparar os seus erros.(Lc 19:8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais").
Isto é o que se pode chamar de transformação.
Pense comigo, enquanto você está lendo agora, Jesus está ao seu lado e o desejo dele é também entrar em sua vida e levá-lo a experimentar um nível de transformação muito poderosa, tal como aconteceu com Zaqueu. Esta é uma oportunidade singular, um Deus de amor que deseja morar no seu coração. Abra o seu coração para Jesus e experimente uma grande transformação de vida.
Não há como discutir a transformação experimentada por Zaqueu, mas quando Deus está na direção do seu projeto, Ele tem o seu mais abundante. Vida transformada e também salva. Vs.9 (Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão)
A transformação em si é importante, mas o mais abundante de Deus era que Jesus estava agora salvando a Zaqueu da condenação eterna, da morte eterna, porque os seus pecados estavam sendo perdoados.
Alguém que fora considerado como perdido, mas agora achado, a nível de ter a consideração de alguém de grande valia e de suma importância para Deus pois foi chamado naquela hora de “filho de Abraão” e incluido no roll dos que Jesus veio “buscar e salvar”.
Eu quero que você saiba o quanto você é importante para Deus, aliás, todos nós somos importantes para Deus. Ele mandou Jesus à terra para salvar a todos os que estão presos à coisas que não são de Deus, e quer transformar as nossas vidas.
Não resista a este Deus de amor, confie Nele, se entregue de todo o coração, delicie se na sua vitória e capacidade de ser dominador de todas as situações. Reconheça hoje a sua dependência de Deus, e ainda que Ele possa fazer os montes tremer, na mesma intensidade Ele quer cuidar de você.
0 comentários:
Postar um comentário