Não tenho conhecimento acerca do tempo em outras regiões, mas desde o dia 1o. à noite Mogi Guaçu experimenta uma chuva intensa, vale até usar a expressão "chove à cântaro" por aqui. Durante duas noites e agora ao entrar da tarde, tenho pensado qual foi a sensação que Noé teve quando os primeiros pingos de chuva começaram a cair e ele tinha informação do Homem do tempo que iria chover 40 dias e 40 noites. Convenhamos que Noé e sua família estaria bem guardado na Arca, a maior embarcação já construida no mundo, com cerca de 10.000 mil metros quadrados de espaço e que demorou 120 anos para ser concluída. Penso que para quem obedeceu a Deus em tudo como diz Gênesis 6:22, o minimo de sensação era de segurança, porque a Bíblia relata que depois de todos adentrarem a arca, Noé e sua familia, mais os animais recomendados, Deus mesmo veio e fechou a porta da arca.(v.16, Gn.7).
Eu também me sentia nos caminhos da segurança divina quando na noite passada ouvia o som das aguas que caiam pois nós temos uma promessa de Deus que o mundo não será mais assolado pelo dilúvio como nos dias de Noé, pois o arco íris é o sinal da aliança que Deus fez com Noé de que nunca mais as águas se tornariam em dilúvio para a destruição de vidas.(Gn 9:12-17).
Sempre choverá, seja fraco ou forte, mas sempre haverá chuva. Chuva é algo que vem e vai. Mas o capítulo 6 tem um item interessante que não pode ser uma espécie de iôiô que vai e vem, antes tem que ser perene: OBEDIÊNCIA. Vejamos o versículo 22 de Gênesis 6: "Noé em tudo obedeceu a Deus", e obedecer era uma carecteristica peculiar de um homem como Noé, porque Gn 6:9 diz que ele era justo, íntegro e andava com Deus." Numa época que o ser humano se revestia do manto da perversão e da maldade(Gn 6:5), Nóe era então o homem que andava na contramão dos seus contemporâneos.
Algo que me chama atenção em Noé é que ele era um pregoeiro que enquanto anunciava o juízo que haveria de vir, também trabalhava. Se porventura Noé não tivesse feito uma perfeita parceria entre a pregação do júizo que viria e o seu intenso trabalho de construção da arca, por certo o soar dos seus intrumentos de trabalho com certeza provocaria uma sensação nos transeuntes que a justiça de Deus se faria em breve. É muito interessante esta capacidade que Noé teve de pregar enquanto trabalhava, ou trabalhar enquanto pregava.
Quando Pedro escreve a sua segunda epístola ele enfatiza a postura de Noé, que fez à sua o geração alerta acerca do julgamento que viria dizendo:"...mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o diluvio sobre o mundo dos ímpios"(2 Pe 2:5).
Agua na Biblia a partir desta passagem dá uma idéia de ausencia de Deus, o que não era Seu plano primeiro, tanto que nos primeiros versículos de Gênesis, quando tudo se tornou em caos, as aguas cobriam o abismo, Deus intervém com sua palavra criadora, e ordenando separa aguas de cima e águas de baixo, fazendo surgir a terra, mas quando deparamos com a intenção de Deus em mandar o diluvio, cinco capítulo depois, percebemos este juízo mostra claramente o homem deixando de cumprir o projeto original de Deus, e então aquele caos primeiro, volta a existir, misturando as águas. E agora os habitantes daquela geração impia perdem a segurança de existencia na terra.(Gn 6:17).
Por certo alguém pode pensar: mas que Deus é este? Faz justiça acabando com a humanidade? Não era o que Ele queria, tanto que Gn 6.6 diz que Deus ficou com o coração cortado, pesado, porque teria que tomar uma decisão com a geração que se desencaminhou dos ditames divinos. Mas a dor que sentiu por um mundo hostil, pecador e tendenciosalmente má, é amenizada pela grata atitude de Noé quando sai da arca e constrói um altar ao Senhor. (Gn 8:20).Que interessante mais uma qualidade é acrescentada a este homem. Era integro, justo, andava com Deus e agora cheio de gratidão.
É verdade que Deus tomou uma decisão de não extinguir mais a humanidade com o diluvio, mas também é verdade que Ele continua buscando gente com as qualidades de Noé. É lógico que Noé também cometeu erros, era humano, mas sua vida de dedicação à Deus é um exemplo claro de que é possível associar a vida espiritual com o trabalho, a vida da igreja onde estamos presente semanalmente com o trabalho onde estamos diariamente. E isto podemos fazer pregando através da Palavra ou pelo nosso testemunho. Noé é um exemplo de que a tríade: pregação, trabalho e testemunho é viavel, praticável e possível.
Qual a sua atitude? Vamos encarar? É possível ou Noé?
0 comentários:
Postar um comentário