domingo, 8 de maio de 2011

MÃE: MINISTÉRIO ABENÇOADO

Vó Rosinha


Dificilmente gosto de pregar ou escrever sobre datas comemorativas, mas amanheci pensando muito no dia de hoje: o Dia das Mães. Lamentavelmente é mais uma data que o comércio fez refém das suas intenções comerciais a exemplo de outras comemorações, mas, é uma data muito válida, muito terna e especial para o agradecimento, o que deveria ser feito todos os dias, àquela que nos gerou, nos trouxe ao mundo e de maneira tão especial, cuidou, ensinou e nos fez chegar até o ponto de seguir o caminho da vida.




Fiquei impressionado com um programa de rádio certa vez que homenageava as mães por classes, mãe mais idosa, com mais filhos, mais nova e até “mãe solteira”. Tomei o celular na mão, um tijorola preto que piscava luzes avermelhadas pelo sinal e pela discagem e pedi para falar com o locutor fora do ar. Lembro que apesar do seu deslize na intenção da homenagem, foi muito solícito e me ouviu como pastor. Naquele momento, disse a ele “Doni querido, não existe “mãe solteira”, existe só mãe, porque ser mãe, ainda que solteira não é infortúnio, ser mãe é o maior de todos os ministérios, porque está fundamentado no amor.” Doravante, as homenagens do seu programa tiveram uma outra conotação.


É este ponto que quero focar hoje. O ministério de ser mãe. Sim, porque uma mulher que se torna mãe seu trunfo maior é a dignidade. Dignidade fala de decência, compostura e distinção, tríade requerida para a formação do pequeno que chegou, porque são estas qualidades primeiras que vão imprimir marcas no novo ser que no dia a dia vai se apercebendo de quem recebe cuidado. Como é bom ver uma mãe marcada por estes atributos, geralmente trazidos do berço e ampliados no decorrer do preparo dado pela mãe da mãe que agora é a seqüência do exemplo.


 
Sara




O ministério materno é muito singular porque desde os primeiros dias do bebê, sobre ele são emitidas palavras sábias e estas são sementes, sempre acompanhadas da meiguice que é chave mestra da construção dessas frases. Isto é comum perceber, e agora vejo direto, no modo de dirigir aos pequenos: “princesinha, fofinha, lindo da mamãe”, etc. A cada dia o bebê na sua rápida desenvoltura vai sendo ministrado pelas ricas máximas trazidas da família ou criadas diariamente, e estas vão como materiais de construção sólida, formando uma criança que se tornará molde e exemplo num futuro próximo, quer seja nos primeiros dias de escola, nos relacionamentos com coleguinhas e no comportamento do lar.


Vó Rosinha e Sara


Penso que hoje seja um dia não de comparações com aquelas que por fatalidade dos traumas familiares adquiridos, não se portam com dignidade e amabilidade suficientes para os seus filhos, e isto temos visto por causa dos dias maus que a modernidade impõe aos conceitos familiares, tirando mesmo os valores morais. Não, não olhemos para os frutos deste presente século chafurdado pelos desvios dos ensinos sagrados, mas olhemos para dentro dos nossos lares onde encontramos mulheres que são exemplos desta geração.


Nohemy


Nossa avó, matriarca mestra dos bons costumes, que ensinou suas filhas a cozinhar, costurar, cuidar bem de seus filhos e marido. Que ensinou o caminho do bem, que adestrou cada um de seus filhos nas habilidades domésticas e a postura, conduta e distinção fora de casa. E com certeza, é por isto que filhas se tornaram excelentes mães, e netas deram continuidade à semente com o mesmo esmero e aplicação.
Não tem palavra, poema, canção ou presente que se possa oferecer neste dia à esta tão qualificada mãe. Creio que o melhor, e render-lhe hoje homenagens pelo seu dia, com muito mais que um “Feliz dia das Mães”, mas com um escrito tão sábio que qualifica como a mulher virtuosa que tanto representa para a nossa família.





Sara e Nohemy


“Força e dignidade são seus vestidos; não se preocupa com o futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Administra os bens da sua casa e não se entrega à preguiça. Seus filhos se levantam e a chamam bem-aventurada, o marido também a elogia, dizendo: Muitas mulheres agem de maneira virtuosa, mas tu superas a todas” Pv. 31:5-30 – Bíblia Século 21.




A geração Rosa,Sara,Nohemy mulheres abençoadas e sorridentes, ficou marcada com a vinda de Sophia, a sábia Princesa que é só alegria.

3 comentários:

Wilma Rejane disse...

Graça e paz Pr. Vanelli!

Parabéns pela postagem tão cheia de amor e emoção.

Deus o abençoe.

Ganhaste um link em meu blog rsrs.

Pr.Vanelli disse...

Irmã,Mestra, simplesmente obrigado. Estava marchando em um lugar só, não rompia a marcha, mas hoje este link me demove para a trilha dos pincaros da glória. Agora o blog decola. Obrigado.

ivylira disse...

Parabéns, Pastor pela linda e abençoada mensagem!!

Que possamos ser mães abençoadoras cumprindo sempre nossa missão e o querer de Deus!!

Um grande abraço

Ivete, Arthurzinho e toda família

Postar um comentário

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger