segunda-feira, 6 de junho de 2011

PREVENIR É MELHOR QUE RECUPERAR


Uma frase esta semana recebida em um email do meu amigo César, que faz parte do PRÓ-VIDA - Programa de Valorização da Vida me fez passar uma boa parte do domingo refletindo sobre aquela palavra: "Estamos preparando a terra e semeando aos poucos na esperança de que as colheitas virão." Como é bom ver gente que está acreditando no que faz, gente que sabe que as sementes lançadas um dia se tornarão grandes colheitas. O PRÓ-VIDA, um programa excepcional no que tange a prevenção ao uso indevido das drogas, foi criado em Dezembro de 2009, e seu lançamento aconteceu em março de 2010 na EMEF Anira Franco de Campos, onde tive o privilégio de participar.

É de conhecimento de praticamente toda população guaçuana que dirigi por 22 anos o Centro de Recuperação de Toxicomanos Paz e Vida, departamento da Fundação Paz e Vida, e de lá vimos exemplos vivos de pessoas que realmente se afincaram no propósito de mudança de vida e assim conseguiram. Não falo em cura da dependência química, mas de libertação a partir da própria vontade e da capacidade de dizer "não" às investidas do inimigo no intento de conduzir à recaída. A dependência química, depois da desintoxicação, firmeza no programa e diretrizes preventivas de recaída, é tratável, e por isso, deve sempre ser seguida de um bom acompanhamento evitando assim o retorno ao triste caminho das drogas.

Não existe um pote de creme, ou um frasco de remédio que livre alguém da dependência, existe sim, aplicação pessoal do dependente ao programa que ele se submete, indepedente do modelo que ele seja. Ninguém tem a verdade sobre a saída dos mundo das drogas, não há um segredo patente de uma clinica ou comunidade terapêutica, porque tudo implica em vontade de quem se submete aos programas. Até porque dos 2.500 alunos atentidos em 22 anos de trabalho, quando perguntado nas entrevistas ou decorrer do programa, se eles queriam sair do vício, a maioria respondia sem titubear, que o que eles não queriam mesmo "é ter entrado", isto porque a saída é bastante complexa.

E esta dificuldade está atrelada ao tempo de uso das drogas. A média de idade dos atendidos no CR era de 27 anos, mas 48,3% teve iniciação às drogas com cerca de 12 anos. Esta iniciação se deve de maneira geral por uso de cigarros(ou cigarro não é droga?), bebidas em casa e maconha com amigos da mesma faixa etária, quando não companheiros de escola. Então trabalhar recuperação com quem já tem 10 a 15 anos de dependência é bastante dificil, porém não impossível, já que o inscrito no programa precisa vencer a vontade do uso. Então, é por esta e outras razões inerentes ao uso e abuso das drogas, que vemos com bons olhos a acertada postura do PRÓ-VIDA, trabalhando nas escolas com alunos de uma idade perfeita para receber orientações preventivas. Trabalhando com medidas preventivas, evitaremos amanhã, as paliativas, já que as curativas estão descartadas pela ciência, e os métodos cientifios ou mesmo de modalidade cristã, estão cada vez mais caro o tratamento ou o período de internação. São poucas as casas que prestam serviços gratuítos. Pela graça e misericórdia de Deus, atendemos por 22 anos em caráter gratuíto.

Considerando o alto indice de entrada no mundo das drogas na faixa 12 anos, a Fundação Paz e Vida criou em 2007 o Projeto PREVENIR, que está sendo colocoda em prática a partir deste ano, atendendo crianças de 7 a 12 anos, justamente crendo que "prevenir é melhor que recuperar". Funcionado nas instalações da Fundação, que agora tem uma nova designação funcional - CENTRO DE MULTI ATIVIDADES PAZ E VIDA, o Prevenir está levando a feito um progama protetivo e educacional promovendo orientação e apoio sócio familiar, com enfase para a prevenção ao uso de drogas indevidas, sempre as às terças e quintas feiras das 8h00 as 11h00, oferecendo café da manhã e almoço, com oficinas de artes: reciclável, EVA, pintura, colagem, esportes, reforço escolar, passeios e palestras de orientação: como prevenção às drogas, bulling, ética, moral e cívica.




Dados coligidos de mai/88 a junho/2010        






O Projeto Prevenir trabalha com atendimento de até 30 crianças neste ano de 2011 e tem por alvo chegar em 240 crianças em 2014. Além das palestras, as atividades de orientação acerca de higiene tambem é bastante acentudada. Recentemente, a mestranda de Odontologia Bruna Raquel Zancopé, ministrou uma excelente palestra sobre higiene bucal, onde foram criadas situações interessantes como escovação dos dentes, o despertamento vocacional, distribruição de kit de higiene bucal e uma avaliação bucal em cada presente. Bruna Raquel é voluntária do Projeto Prevenir, graduada pelo Centro Universitário Herminio Ometto(Uniararas) e mestranda em Odontologia com Área de Concentração em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba(FOP-UNICAMP).

Cremos que todo este trabalho vai de encontro ás necessidades básicas que esta faixa etária necessita e pretendemos cada dia mais aprimorar nossas atividades propiciando a esta geração que levará avante o Brasil de amanhã, hábitos salutares, sendo últil a si mesmo e à Patria que tanto precisa de gente dotada de urbanidade cívica e moral.O Projeto PREVENIR é coordenado pelo Capelão Evandro Silva e Pastora Nohemy V.Silva, ele além de professor de educação física é especializado eem ministério pastoral, ela é especializada  no ministério infantil, ambos graduados pelo Seminário Teológico Carisma - BH/MG, ligado à Igreja Batista da Lagoinha.

Abaixo um vídeo com fotos da palestra, prática de escovação dentária, etc, ministrada recentemente no Projeto Prevenir.

-

0 comentários:

Postar um comentário

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger