sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

1o.DE JANEIRO, POSSE DA 11a.PRESIDENTA DA AMÉRICA LATINA


E então, até que enfim chegamos a 2011. Novo tempo, novas esperanças, sonhos e expectativas para cada um que adentra esta nova fase. Estamos crendo, o melhor está por vir. Quanta coisa começa a escrever a história deste promissor ano, mas vamos nos atentar ao primeiro momento, impar, sem antecedentes na história do Brasil: a posse da primeira mulher a presidir o Brasil.

Dilma Rousseff  é a 11ª mulher a ocupar o cargo de presidente na América Latina – a oitava eleita. Dos 33 países da região, a Argentina já teve duas mulheres no governo. Outros oito países latino-americanos tiveram uma mulher presidente: Bolívia, Haiti, Nicarágua, Equador, Guiana, Panamá, Chile e Costa Rica.Entre as dez mulheres que assumiram o cargo antes de Dilma, sete foram eleitas e três ocuparam a presidência interinamente.

Quase no findar da tarde deste 1o. de janeiro, Dilma Rousseff receberá das mãos do Presidente Lula a faixa presidencial. A faixa  é formada por jóias, todas originais, valiosas e raras. O material tem detalhes em diamante, 27 estrelas em ouro 18 quilates simbolizando os estados da federação e franjas de ouro de 10 centímetros elaboradas a partir de 90 cordões feitos manualmente.

A centenária faixa, instituída por decreto em 21 de dezembro de 1910 pelo presidente Hermes da Fonseca, é confeccionada em chamalote (tecido de lã e seda) nas cores verde-bandeira e amarelo-ouro, alternadamente, distribuído em 1,67 metro de comprimento e 15 centímetros de largura.

A sorte está lançada, resta a nós, os que cremos na Palavra de Deus, obedecer aos ditames divinos declinados em Romanos 13: 1 a 7:" Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho.Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra."

Que Deus nos ajude.

Veja a biografia de Dilma Rousseff clicando aqui



quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2011 É SÓ MAIS UM ANO, DECIDA-SE PELA ETERNIDADE.



Em menos de 72 horas adentraremos um novo ano. A esperança da virada é fundamentada em novas perspectivas, novas oportunidades, novos horizontes, logo, novas conquistas. Então a grande aposta é a chegada da meia noite do dia 31 de dezembro, onde no cruzar dos ponteiros do relógio inicia-se 2011.

Não se chega ao topo de uma escada sem passar pelos degraus intermediários, daí ainda têm o restante do dia 29, todo o dia 30 e o esperado dia 31.


Isto fala de um período transitório, ou seja, por poucas horas deixaremos o velho e adentraremos um novo tempo, um novo período, e com ele novos sonhos, novas esperanças e perspectivas. E é neste período que fazemos uma rápida avaliação do aproveitamento do que foi 2010, o que acertamos ou erramos, até para que em 2011 venhamos melhorar a nossa performance de bem utilizar o novo período promissor.


Se 362 dias voaram, passaram muito rápido, estes 2 dias e meio praticamente nem perceberemos passar. Mas, aqui entra o inventário de 2010. Será que deixamos de fazer algo durante o ano que se finda? Quais sonhos abortamos no decorrer do ano que se vai? A quem deveríamos ter declarado nosso amor e não fizemos? Será que há tempo ainda de fazermos alguma coisa antes que 2010 se vá? Em menos de 72 horas o que se pode fazer?


O Pregador faz uma conclamação tremenda: “Lembre- se do seu Criador...antes que venham os dias difíceis..” . Dias difíceis não podem ser vistos como privilégios para alguns. Não. Todos experimentarão, e destes não estão isentos os abastados ou pobres, os que crêem e os sem fé, os que sempre tudo fazem certo, ou os que constantemente erram. Jesus ratifica as palavras de Eclesiastes 12, quando fala claramente em João 16:33b: ...neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham animo! Eu venci o mundo.


Não há saída, exceto se andarmos em sabedoria para vencermos estes dias maus. O apóstolo Paulo ao orientar a Igreja de Éfeso deixou orientações tremendas para um bem viver comunitário e isto se aplica a todos os que andam no caminho de Cristo:”tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como os insensatos, mas como sábios, aproveitando bem cada oportunidade”(Ef 5:16).


Hoje, ainda que faltem poucas horas para 2011 dá tempo ainda de buscar quem sempre está pronto para socorrer, estender a mão amiga, oferecendo proteção e apoio. Há um Deus que mesmo que se em 2011 não pudermos desfrutar de bons dias, Ele está aberto para nos guardar. Conhecedor de quem é Deus, o Salmista Davi encanta-nos com a sua confissão de dependência de Deus: “no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.” (Sl 27:5).

Em menos de 72 horas dá tempo para tomar a mais singela e marcante atitude. Abrir o coração para Jesus, ser dele, receber proteção e livramento para os dias maus, e além de tudo gozar da Salvação, ter os pecados perdoados e desfrutar da vida eterna no porvir. Não parece, mas em menos de 72 horas, você pode decidir pela sua eternidade.


Feche bem o ano, comece um relacionamento com Jesus agora, e além de 2011, viva uma vida feliz e abençoada com Jesus, aqui neste tempo e para toda a eternidade!


Feliz Ano Todo com Jesus no Coração!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UM PRESENTE PARA JESUS!



Então. Agora sim, já é natal. Quer dizer. O nascimento de Cristo, mas as ruas estão repletas de pessoas que afluem em ultima hora em busca de comprar os presentes. E como é Natal deixemos de lado os questionamentos, as discussões teológicas e vivamos a paz. Quem tem que dar presentes, faça o com bom gosto e carinho. Presenteie a família, os amigos, os do seu relacionamento, mas não esqueça do presente do aniversariante, o Senhor Jesus Cristo.

Por certo qualquer um de nós teríamos dificuldades em dar algo especial para Jesus, afinal Ele é dono de tudo, talvez tenha algo que Ele não tenha ainda: o seu coração, então esta fácil é só dar o seu coração totalmente a Ele. Mas se você já o fez, amém, vamos adorá-lo.

Quando Jesus nasceu recebeu preciosos presentes. Mateus conta no capítulo 2 que os sábios viram uma estrela e esta guiou-os até que parou sobre onde estava o menino. Cheios de alegria entraram e viram o menino com Maria, sua mãe. Imediatamente prostraram-se e o adoraram, em seguida abriram os seus "tesouros" e deram-lhe seus presentes.

Que história linda. Uma criança nasce e agora recebe a visita de reis que lhes presenteiam valiosas dádivas. Reis que reconhecem a realeza de Jesus, e quem é rei tem que ser presenteado com o melhor. Nestes dias de festas queremos presentear a todos, então vamos ao universo dos 9, e ali adquirimos uma lembrancinha para cada um. Talvez na semana que vem nem será lembrada mais, mas a sensação de ter recebido algo acaba gerando uma marca.

Então as perguntas brotam na mente: o que posso dar a Jesus neste Natal?Será que posso dar um presente a Ele? Os reis abriram tesouros para presentear a Jesus, sou muito limitado para dar algo expressivo a Jesus.

É aqui que reside o engano. Para presentearmos alguém do nosso relacionamento nos preocupamos em descobrir o gosto apurado da pessoa para que demos algo que marque, mas e a Jesus o que oferecer? É mais simples do que se pensa. Por exemplo, um tempo deste dia para ler a sua história na Bíblia. Ele mesmo recomendou isto em João 5:39 "examinais as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim".

Um outro presente, ouvir canções que exaltem o que Ele é, o que Ele faz. E por último. Adore-o com uma canção. Cante ou toque hino, uma música em adoração a Ele. Nós que pensamos que Jesus não recebe as coisas simples, mas Ele é especialista em sondar nosso coração.

No aniversário de Jesus dê um presente a Ele, num gesto de amor, adore-o, reserve um tempo para Ele, cante uma canção, ainda que simples, com um instrumento simples, como o do menino do tamborzinho no vídeo abaixo, e com certeza Jesus se alegrará.

Que Jesus nasça em cada coração.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O QUE ACONTECEU EM 2010, COOPEROU PARA O SEU BEM?



Em menos de 15 dias estaremos fechando o ano de 2010. É a hora de fazer uma retrospectiva das conquistas e desventuras que tivemos no ano que se finda. É lógico que o novo promete, que acena para novas esperanças praticamente ofusca o que não obtivemos êxito em 2010, mas as vezes lembrar destes fracassos, ou melhor falta de sucesso em algumas áreas talvez nos faça avaliar mais a nossa atuação e aplicação melhor do tempo, da vida de oração e envolvimento com as coisas de Deus.

Por exemplo, dois fatos interessantes marcaram em particular os brasileiros: copa do mundo e eleição presidencial. Onde tínhamos convicção de vitória fomos derrotados, onde pensávamos acontecer uma derrota, por estamos acostumados com governante homem, assumiu o poder uma mulher. Os fatos citados servem apenas para mostrar que nem sempre os parâmetros da intenção resultam no que esperamos. 

Mas e espiritualmente como foi 2010? Para mim que estava estribado numa musica que me trazia muita esperança, consegui 70% dos projetos à realidade, mas com certeza e sem medo de errar, 2010 foi um ano muito difícil, diria até o mais difícil de toda a minha vida. Um ano de profundas perdas na área espiritual, o que acabou trazendo uma dolorida somatização. Experimentei ondas de felicidades, por exemplo dia 21 de maio, nasceu a Clarinha, dia 22 de junho nasceu a Sophia, netinhas lindas e saudáveis, e 20 de novembro, o casamento do meu filho João. Garanto que foram momentos, ondas de felicidade experimentadas, mas este ano, no sentido geral, eu falhei com a minha máxima preferida: “a felicidade não está onde a buscamos, mas onde a pomos “. Mas porque isto? Porque não sou máquina, sou pessoa, sou gente.”

Então quando expomos isto numa postagem é para mostrar que não somos super homens. No dia 04 de dezembro, as 16h20 o pastor Arthur Netto, a quem muito admiro e já fui muito ministrado por ele na Conferência do Espírito Santo em BH, escreveu algo interessante no Facebook “as pessoas querem que nós ministros sejamos máquinas, que não tem sentimento, nem uma vida, só querem receber e nunca dar, NÓS SOMOS PESSOAS! Parece estranho um pastor falar isto, mas não é. Tanto que comentei lá as 17:52 do mesmo dia:”Eita glória. Desperta o teu povo. Levanta os arões que sustentem os braços dos ministros”. Isto é, que dê pelo menos apoio.

Isto é uma realidade, mas de repente começamos pensar que as lutas, os problemas de 2010, enfim tudo quanto nos sobreveio este ano, agora na reta final nos trouxe algo que de certa forma acabou se transformando numa lição, num aprendizado. Creio que mesmo as lutas que atravessamos acabam gerando um benefício ou um crescimento.

Nada o que nos acontece, ocorre ou sucede está fora do controle Deus. Sempre tem uma algo que acaba resultando para o nosso bem.

Do trabalho para casa, da casa para a igreja ou escola, independente dos fatos ocorridos, a soma do balanço tem que ter uma parecer final do estilo de Paulo quando escreveu aos Romanos “ que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.” ( Rm. 8:28).

Está acabando o ano, pegue o embalo do vídeo abaixo e glorifique a Deus por ter chegado até aqui. E o 2011? 2011 é futuro, lute, insista, não olhe para o passado, descansa, a promessa é:" porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança". (Pv 23:18)




CAPELANIA ESCOLAR :MAIS UMA ATIVIDADE DA MISSÃO PAZ E VIDA DE MOGI GUAÇU

Capelão Evandro pronto ministrar aos escolares



A Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu sempre na vanguarda com novos projetos iniciou em 2010 um excelente trabalho de Capelania Escolar, através do pastor Evandro, co-pastor da Missão e que vem atuando como Capelão Escolar em escolas públicas.

O serviço de Capelania está previsto na Constituição Brasileira sendo assegurado a prestação de assistência religiosa nas entidades civis. Capelania Escolar é um projeto assistencial religioso prestado por ministro religioso garantida por lei em estabelecimentos de ensinos( e em outras áreas).

A Capelania Escolar tem a missão de cooperar na formação do aluno, fornecendo oportunidade de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos para a o exercício da cidadania.

A Capelania num modo geral tem a responsabilidade de transmitir cuidados pastorais a alunos que passam por crises, então cria-se assim um oportunidade para a ministração do evangelho, e de igual forma, descobre se os meios de auxilio aos que estão em dificuldades, encorajando-os a enfrentar as frustações, medos e desapontamentos.

O Capelão é um ministro preparado, dotado de desenvoltura para comuniccar o evangelho, e sua função precípua é complementar o atendimento dispensado àquela clientela. O Capelão em manifestar o evangelho, tem como função primordial completar o atendimento dispensado à pessoa, além disto o capelão trabalha imprimindo nos familiares e senso de tranqüilidade e confiança, preparando psicologicamente, para as adversidades da vida. Em via de regras, os familiares dos alunos precisam de um referencial confiável de amizade, compreensão e amor.

Pastor Evandro é Capelão formado pela UCEBRAS desde 2005, e tem desenvolvido este ano um excelente trabalho junto a escolares.

O Capelão Evandro é formado em Educação Física, é bacharel em teologia formado pelo Seminário Teológico Carisma de Belo Horizonte, e formado em Capelania, juntamente com sua esposa Pastora Nohemy Vanelli Silva pela UCEBRAS.

Maiores detalhes sobre o desempenho deste miinistério do Capelão Evandro e outras pode ser conferido no site Colorindo Vidas.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LUZES EXTERNAS: NATAL COMERCIAL, LUZ INTERIOR NATAL DE JESUS.

foto:http://gizmodo.com



Agora a pouco abri meu email e percebi pelo número de anúncios de propostas de presentes que estes dez dias que antecedem o natal comercial promete. Se posso usar uma comparação com a previsão do tempo seria mais ou menos assim: Temperatura máxima nas ofertas natalinas, Pressão: Toda para vender, Direção do Vendo:  a todas lojas e shoppings; Intensidade do vento: força capaz de arrastar todos para os centros de comércios; Condição: tudo parcelado nos cartões; Umidade: intensa, não guarde dinheiro no bolso nesta época, pode mofar. Se fosse possível anunciar um alerta seria: a previsão é de um natal repleto de presentes.

Os assuntos dos emails então um mais sugestivo do que o outro, como por exemplo estes que separei: TODO MUNDO AMA AS LOUCURAS DE NATAL, FALTAM 10 DIAS, PRESENTÃO APROVEITE HOJE, PRESENTEIE SUA CASA, OFERTAS ARRASADORAS, IMPERDÍVEL e para fechar o dia olha este título do email: DÊ UM IPAD DE PRESENTE NESTE NATAL.

Como se percebe tudo isto fala de um natal comercial, é lógico que isto gera divisas, empregos temporários, mas deixando o lado positivo financeiro para o comércio, o que se percebe é que o Natal de Jesus está cada dia mais distanciado do propósito do advento de quem “tinha tudo e deixou a glória para se tornar homem e dar a sua vida para salvar a humanidade”.

A cada ano a iluminação, as luzes com um brilho intenso, os arranjos e cenário deste natal ganha cada vez mais ostentação. É lógico que por um período este colorido chama atenção das pessoas, em particular das crianças e dá uma sensação de um clima de paz unido a um sentimento de coração aberto à solidariedade. Mas, toda esta “magia e encanto” não conseguem traduzir o que o foi o Natal de Jesus.


COMO FOI O NATAL DE JESUS?

 

No Evangelho de  Lucas no capitulo 2 está narrado assim:”E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.”


Como se percebe o texto nada fala da pompa dos dias atuais, porque as comemorações do natal segundo os padrões comerciais em nada se aproxima da realidade do nascimento de Jesus, e se ainda não bastasse, o mais interessante é que de Gênesis à Apocalipse os princípios eternos deixado por Deus nas Sagradas Escrituras não dão base alguma para esta comemoração do chamado natal de Jesus. É sabido de qualquer pessoa que estudou um pouquinho de eclesiologia que a igreja primitiva nunca comemorou esta data, nem os pais da igreja assim procederam. Então as comemorações deste natal que se aproxima são oriundas de outras fontes, e estão claramente interligadas com o paganismo da antiga cultura romana.

Ouvimos um discurso lindo durante todo o ano por muitos líderes que estamos retomando o caminho de Jerusalém, voltando ao primeiro amor, tomando as linhas da igreja primitiva, mas quando chega esta época para não ficarem fora do tom, para não sentirem peixes fora do aquário, adotam as comemorações, e sempre em cima da mesma desculpa: vamos ganhar alguém para o Reino de Deus. Me impressiona isto, porque ganhando com a Palavra de Deus já é complicado nos dias atuais manter esta vida nos caminhos, agora como pode ganhar com algo fictício, ilusório, sem ordenança bíblica.

A Bíblia fala do Natal? Fala (natal é uma palavra que  diz respeito ao nascimento) e no capítulo de Lucas 2 o que se trata é justamente do Natal de Jesus, este que não tem mais, porque aquele Natal fala do natal da humildade, não uma festa faustuosa , opulenta e em busca de vanglórias. 

Faltava vagas nas estalagens da cidade de Belém então Maria dá à luz ao seu filho primogênito e deitou-o numa manjedoura (Lucas 2:7). Manjedoura é tabuleiro fixo em que, na estrebaria ou no estábulo, se põe comida para os animais; pode ser chamado também de comedouro ou cocho.

Hoje em dia mesmo as famílias humildes quando vai nascer uma criança, tem enxoval e até um berço, o enxoval de Jesus era apenas faixas para envolvê-lo e ser posto em um cocho para alimentar animais. Eu fico muito absorto pensando porque Jesus nasceu debaixo de tanta humildade? Que ensinamentos podemos tirar deste fato? Em Lucas 14:11 diz assim “porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

Que grande lição. Mas tem mais, Tiago 4:10 reforça: “humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”.  É notório, é visível que os princípios divinos são antagônicos aos do que o sistema dita e determina para  uma comemoração natalina, onde o ter para ser prevalece, e as festas são umas espécies de disputas do tipo quem pode mais chora menos.


Mas a grande marca registrada do Natal de Jesus é a verdadeira alegria. Quando Lucas descreve nos versículos 8 a 10 e 13 do capitulo 2, ele descreve uma alegria real, verdadeira. Sua fala menciona a alegria dos anjos e dos pastores que foram agraciados para receberem a notícia do nascimento de Jesus.

O texto é lindo fala de uma alegria espontânea, natural, diametralmente oposta a esta alegria do natal contemporâneo onde a alegria vem pelo comer, beber, fogos, algazarras. A Bíblia fala de uma alegria oriunda de um motivo tremendo, a alegria que aqueles pastores experimentaram por verem profecias se cumprindo.  

Pense em receber uma notícia como esta: “ porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: e o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Is 9:6). A alegria que se patenteia no Natal de Jesus é calcada no anúncio da vinda do Filho de Deus como meio de salvação de toda a humanidade.(João 1:29), e o mais lindo, não é alguém que vem para passar um fim de semana com alguns, não, Isaias 7 :14 declara enfaticamente: “Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Deus conosco).

Como será a sua alegria neste natal que se aproxima, ou melhor, qual é o motivo da sua alegria? O Natal de Jesus foi um tempo para o anúncio que nasceu o Salvador.(Lucas 2:11). Sim, Cristo é o Salvador, e em nenhum outro nome para a humanidade.(Atos 4:12).


Comemore bem este Natal abrindo seu coração para Jesus, e não dependa das luzes externas,  seja você o portado da Luz para este mundo. 


domingo, 12 de dezembro de 2010

QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES


Às vezes eu me pego na surpresa com alguns atrasos meus.Por mais atualizado que eu tente ser fica sempre algo para tras. Hoje pela manhã numa conversa telefônica com o líder de jovens da igreja percebi um certo abatimento e desânimo da parte dele. Algo errado estava acontecendo e no desenrolar da conversa ele desabafou:"é difícil pastor, a gente tenta fazer um trabalho sério, falar de santidade, de vida cristã e separada para Deus, mas quando infiltra no meio dos jovens um espírito estranho que libera os para baixarem música do restart no celular, no pc, é posto um bloqueio em suas mentes para serem ministrados pela Palavra".

Eu quase cai da cadeira que estava, não é possível, jovens da minha igreja atrás da banda restart, o que está acontecendo? Uma espécie de ira e revolta tomou conta de mim. É lógico que tenho quase 60 anos, já sou avô de quatro netos, passei 26 anos pregando só dentro da minha igreja, porque está acontecendo isto? Tive uma crise de choro, inconformado com a noticia recebida.

Procurei controlar me retirando para “um lugar secreto” e ficar em oração, não quis nem ir almoçar com os meus familiares.Passado o momento de maior tensão, comecei a ponderar sobre o assunto. Será pecado ouvir restart? Todos os ritmos são de Deus? O que tem por trás das vestes estranhas desta banda?

Fiquei pior depois destes questionamentos, porque Deus não póde me responder a estas questões. Não que Ele esteja ocupado demais com outras coisas e não pode se envolver com estas, mas isto não é da alçada de Deus, caso contrario estaria contrariando um principio que Ele mesmo criou: o livre arbítrio. Cada um faz como quer, e responde por suas ações.

Se não bastasse estas conjeturas, resolvi pesquisar na net o que poderia achar a respeito desta banda e aí eu me surpreendi, já tem até uma banda considerada a restart gospel. Yunik é o nome da banda. Quase fui a nocaute na luta travada com a curiosidade. Jovens de denominações diferentes resolveram montar uma banda no estilo da restart, com roupas ultra coloridas, cabelos amassados, desengonçados, exóticos, definindo se com um visual “emocore” , que também podem ser apenas “emo”.

Os emos são jovens que se identificam com músicas do estilo que falam de decepções amorosas e conflitos em famílias. Praticamente muitos jovens sofrem decepção amorosa e tem problemas familiares, e eles precisam como nunca do amor de Deus.

Então o que é que está errado na banda Yunick? Necessariamente não são as roupas coloridas ou a semelhança em estilo com as bandas Restart, Fresno ou NX-Zero, mas o tipo do “desdiscipulado” (sou obrigado a criar uma palavra para explicar) que pregam. Por exemplo o vocalista da banda Déh declara: “Queremos mostrar que você pode adorar sem perder o estilo, mostrar que além do visual colorido, tatuagens e piercings o jovem tem essência e foco espiritual”. Se entendi o que este jovem quis dizer significa que um dia olharemos para as pessoas nas ruas e não saberemos mais quem é quem, porque gerações futuras, mesmo criadas dentro de igrejas, não terão um padrão mais de diferencial. O que era da igreja ficou como o que era do mundo ou vice-versa.

Outro posicionamento polêmico e nocivo à boa performance da igreja gente, não igreja prédio. “Com o nosso estilo nós vamos abrindo portas e alcançando diversos públicos em vários lugares, sem ter o pensamento de que você é de um jeito e por isso não pode ir a tal igreja”.

Como homem temente à Deus eu me recuso a aceitar que o mundo dita as "modas" para a igreja de Jesus. Não aceito a idéia que ainda surgirão mais cópias tão medíocres ganhando destaque no meio evangélico, ai que vontade eu tenho de voltar ao ano de 1974, quando vinha a mocidade da igreja de Bom Jesus dos Perdões, e era uma voz só, e com roupa de gente, cantando “A Deus toda glória”. Eu era muito feliz e sabia que era. Porque? Por que só Deus era glorificado, era uma geração de adoradores, não de adorados.

Agora, lembrei de um dos sete princípios básicos da Bíblia, lembrei do principio da “semeadura”. Gálatas 6:7 “ Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso mesmo colherá”. Então estamos colhendo agora o que os homens, não a igreja, semearam. Semearam tanto uma liberdade gospel de 15 anos para cá que estamos desembocando numa colheita de espinhos, cardos e abrolhos sem precedentes. A abertura que se deu sob a “égide” de que todos os ritmos são de Deus, que era preciso criar métodos alternativos para atrair gente para a igreja, resultou neste tipo de colheita.

Será que este estilo acrescenta um côvado à estatura da igreja moderna, fruto da grande abertura das portas para qualquer gênero. Preste atenção, não sou músico, mas gosto muito de música. E não precisa ser expert na área é só prestar atenção no estilo, nem tanto por parecer um restart gospel, mas é a mesma vulgarização de sempre, sem mudanças, um gênero monotemático, e o pior fala muita coisa numa música que acaba não falando nada.

Na verdade, a falta de uma conscientização verdadeira sobre a Palavra de Deus, o interesse de terceiros por fazer um grupo deste decolar, a vi$ão intere$$ante de que musica gospel rende, vira, dá re$ultado, acaba gerando bandas deste tipo.

Carbono.Cópia.Clone.Cover, e tudo isto fala da falta de originalidade, e demonstra o destino que a música gospel está tomando.Na verdade dói, mas é preciso dizer, quando um grupo faz as coisas pelo Espírito o resultado é bem diferente.

Mas há um consolo, o que começa no Espírito termina no Espírito, o que começa na carne, termina na carne. Que Deus nos ajude nestes últimos dias da igreja na face da terra, porque, restart gospel é só o começo da colheita da semeadura errada.

sábado, 11 de dezembro de 2010

DIA DA BÍBLIA SAGRADA


Hoje, dia 12 , segundo domingo do mês de dezembro não é só o Dia do Discipulador, mas também o dia do livro que dé o Dia da Bíblia, então aqui postamos dois importantes fatos sobre este dia.

QUANDO SURGIU O DIA DA BIBLIA?

O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.

Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando.

Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.


A BIBLIA É O LIVRO MAIS LIDO DO BRASIL.

(Esta afirmação é fundamenta em pesquisas que  foram realizadas em cerca de cinco mil entrevistas, em 311 municípios, de 19 estados, entre 29 de novembro e 14 de dezembro de 2007)

Segundo os dados recentemente divulgados do tradicional estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, realizado em 2007 pelo Instituto Pró-Livro, as Escrituras Sagradas são o gênero literário mais lido no país para 45% dos leitores.

Em seguida no top 10 do gosto popular, vêm os livros didáticos (34%), romances (32%), literatura infantil (31%), poesia (28%), história em quadrinhos (27%), livros religiosos (27%), história, política e ciências sociais (23%), contos (20%) e enciclopédias e dicionários (17%).

Pela pesquisa, constatou-se ainda que as mulheres lêem mais que os homens em todos os gêneros, exceto em história, política e ciências sociais. No caso da Bíblia, seu acompanhamento é feito por 49% das pessoas do sexo feminino ante 40% do masculino. Adultos acima de 50 anos são os principais leitores do material bíblico, enquanto as crianças até do 4º ano do ensino fundamental têm maior contato com a Palavra de Deus.

Para o estudo, foram realizadas cerca de cinco mil entrevistas, em 311 municípios, de 19 estados, entre 29 de novembro e 14 de dezembro de 2007. A margem de erro da amostragem é de 1,4%.

Fonte: www.sbb.org.br
Vídeo: www.icrvb.com

Para finalizar e homenagear o Livro dos Livros, como um crente ano 1974, posto também este vídeo com uma canção estilo “crente antigo” na voz de Andréia Fontes, que creio despertará a atenção de todos. 


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

12 DE DEZEMBRO: DIA DO DISCIPULADOR.


Amanhã, dia 12 de dezembro é comemorado em todo o Brasil pelos integrantes da visão de igrejas em células, independente do modelo, o Dia do Discipulador. Como todos sabem fui integrante de um grande movimento de igrejas em células, e sempre falo, foi um tempo bom, de crescimento numérico, mas acima de tudo, crescimento espiritual por causa do discipulado levado a sério.

Talvez alguém possa discordar da minha posição, é direito de cada um, mas ser discipulado por quase 5 anos por alguém que tinha uma vasta experiência na área, trouxe a mim grandes benefícios. Como pastor do interior, sem interesse de fazer projeção do nome pessoal ou da igreja, me ative por duas décadas caminhando na luz que tinha. Gosto de uma palavra de Paulo em 1Tess 5:21 ... mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom. E como foi bom reter toda a excelência do discipulado recebido.

Neste período, 2000-2005 tive o privilégio de ser discipulado profundamente na área “de princípios”, aliás, isto é algo que muitos não gostam nem de ouvir, mas os princípios, os preceitos divinos, bíblicos são a base para a integridade de um homem de Deus. E é por isto que Davi podia declarar em alto em bom som “ que as mãos do Senhor sempre estavam prontas para socorrê-lo pois ele escolheu obedecer aos princípios de Deus”.(Sl 119.173).

E dentre as boas coisas que aprendi foi honrar meu discipulador, servindo-o. No evangelho de João, capítulo 12:26 Jesus discorre de uma forma muita prática quando declara: “se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu ser servo.E, se alguém me servir, o Pai o honrará".

Porque é importante este dia? Só porque é uma data comemorativa? Muito mais do que isto, bem mais. Este dia é o tempo oportuno de honrar nossos discipuladores, bem é verdade que isto deve ser feito todos os dias, mas, o que queremos é reconhecer a importância de homens de Deus que não mensuram tempo e esforços para nos ministrar palavras que geram vida em nós. As vezes não percebemos, mas a “disciplina” própria do nosso discipulador é a sua maior credencial para trazer uma palavra que ministre crescimento, alegria, vida, saúde física e emocional àqueles que se dispõem a andar em linha com os seus ensinos.

Então, amanhã, dia 12 de dezembro honre o seu discipulador, o seu pastor, que cuida para que você cresça comendo do pão que ele amassa nos joelhos durante toda a semana. Que este domingo seja um dia de festa, de alegria, faça um cartaz, escreva algo para o seu discipulador, libere palavras de bênçãos sobre a vida dele, se puder dê-lhe um presente, ou semeie uma boa oferta na vida dele, mas não faça nada disto se não tiver com o coração em disposição de servi-lo.

Jesus discipulava com maestria, ensinando sobre a honra em João 12:26, Ele enfatizou que cada um deve ter um coração disposto ao serviço. E Ele liberou uma palavra profética que Deus honraria todo aquele com esta aptidão de servir.

Isto tem um significado fenomenal, porque a honra não é algo solitário, mas está intrinsicamente ligada ao coração de quem é servo. O que serve tem a honra acoplada ao coração, e então em todas as ocasiões que honramos o nosso discipulador, Deus vem bater à nossa porta nos honrando também.

É preciso formatar o conceito quanto ao nosso discipulador, porque na unção que honramos, nela prosperamos. Que ninguém se esqueça que a honra é a semente da prosperidade. Então não ponha impedimentos à prosperidade, antes desembarace-a com toda disposição de honrar o seu discipulador.

Vá com muito ânimo amanhã à sua igreja, você não faz parte de um mausoléu, a sua igreja não tem uma liturgia engessada. Você é livre, então expresse  se durante o louvor, erga o cartaz, a faixa, procure o seu pastor, seu discipulador e honre-o como o Espírito Santo lhe orientar.

A todos os discipuladores, parabéns pelo seu dia.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A CARTA DO ANIVERSARIANTE ESQUECIDO


Olá meus amados. Como se sabe estamos mais uma vez se aproximando da data que comemoram o meu nascimento. O ano passado fizeram uma grande festa em minha homenagem que já dá para perceber que este ano a festa tem jeito que será maior ainda. Afinal de contas desde os meados de outubro que já estão fazendo compras para esta ocasião e todos os dias é anunciado que falta pouco tempo para o Natal.


Hoje mesmo, na contagem regressiva dos homens e do comércio só faltam 15 dias para a festa. Eu os amo,mesmo sabendo que eles marcaram o meu aniversário segundo suas conveniências.Se fossem mais atentos às Escrituras, saberiam que meu Pai instituiu a Festa dos Tabernáculos como um prenúncio do meu nascimento.

É verdade que acabam ultrapassando limites com esta festa, porém é agradável saber que pelo menos um dia do ano acabam pensando em mim. Faz muito tempo quando compreendiam o que é o Natal e agradeciam de coração tudo o que fiz por toda a humanidade.

Mas hoje em dia, é impressionante que a maioria das pessoas não sabe porque motivo celebra-se o meu aniversário. Por outro lado admiro que as pessoas se reúnam e festejem. Alegro-me também de ver todas as crianças se divertindo com seus brinquedos, mas ainda assim, acredito que a maior parte destas crianças nem sabe do que se trata esta festa.

O ano passado o que aconteceu? Quando chegou o dia do meu aniversário, fizeram um festa espetacular, porém, acreditem se quiser, nem sequer me convidaram. Imaginem!

Eu deveria ser o convidado de honra, mas se esqueceram completamente de mim.Incrível que estiveram preparando-se dois meses para a festa, mas quando chegou o grande dia me deixaram de lado. Já tenho passado tantas vezes por isso que para mim não foi surpresa.

Ainda que não me convidaram, propus estar ali silenciosamente para observar a festa. Entrei e fiquei em um canto e ninguém percebeu a minha presença, acreditem, não deram conta que eu estava ali.

Todos bebendo, rindo, divertindo-se, quando de repente chegou um homem gordo vestido de vermelho, com uma barba branca postiça e gargalhando : “Ho,ho,ho!” Parecia que havia bebido demais, mas as pessoas avançaram as pressas para receber os presentes enquanto todas se cumprimentavam, dizendo Feliz Natal.

Então sentou se em uma grande cadeira e todas as crianças se aproximaram correndo e gritavam: Papai Noel, Papai Noel, como se fosse ele o homenageado da noite e toda a festa fosse para honrá-lo e não a mim.

Fiquei naquela festa até onde pude, mas quase ao final tive que ir embora. Caminhando pela rua me senti solitário e o que mais me assombrava era de como a maioria das pessoas celebrava meu aniversário, e ao invés de dar presente a mim, davam presentes uns aos outros e ainda por cima geralmente os presentes eram objetos que nem sequer precisavam daquilo.

Mas agora quero fazer uma pergunta: Não seria estranho que chegasse seu aniversário e seus amigos decidissem celebrá-lo trocando presentes uns com os outros e não darem nada para você? Pois isto é o que experimento todos os anos.

Uma vez me falaram: é que você não é como os demais, nunca te vemos, como te daremos presentes? Sabe o que respondi: deem comida e roupa aos pobres, ajudem  aos que necessitam, visitem os enfermos e os que estão na prisão.

Eu disse: ouçam bem, todo o que ajuda a seus semelhantes em suas necessidades, lhes digo que é como se a mim ajudassem. (Mateus 25:34-40) Lamentavelmente cada ano piora as coisas. Chega o meu aniversário e só pensam nas compras, nas festas e nos feriados e eu não sou colocado em nada disto. Além do mais, cada ano os presentes de natal, pinheiros e adornos são mais sofisticada e mais caros, gastando muito dinheiro, para impressionar suas amizades.

Isto infelizmente também acontece nas igrejas, e algumas menos atentas até cantam uma música exaltando o pinheirinho, e pensar que nasci numa manjedoura, rodeado de animais.Como me agradaria muito mais nascer todos os dias no coração dos meus amigos que me permitem morar ali para ajuda-los em suas dificuldades, para que sintam o grande amor que tenho por todos, porque não sabem o que fazem, mas há 2010 anos entreguei minha vida para salva-los da morte e mostrar o grande amor que tenho por eles.

Por isto, hoje eu quero entrar nos corações dos homens. Por muitos  anos tenho tentado entrar, porém até hoje muitos relutam em abrir seus corações por causa da tradição. Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir e abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo. Confia em mim, entrega-te a mim. Este será o melhor presente que um homem pode me dar.


Assinado: Jesus, o aniversariante esquecido


(Assista os vídeos do Natal Bíblico e veja que não se trata apenas de comemoração do nascimento de Jesus Cristo, até porque não tem nenhuma ordenança na bíblia para esta festa, mas conheça o que Ele fez para que os homens desfrutassem da vida eterna.)



O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

Mundo ex-TJ em luto!(**)

Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 30 de maio, Raymond Victor Franz, ex-membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, ficou em coma profundo por quase dois dias, vindo a falecer às 13h37 do dia 2 de junho de 2010, aos 88 anos, na cidade de Winston (Geórgia-EUA). 

 


 "Quando eu tiver dito e feito, e quando a vida finalmente se aproximar do seu fim, parece-me aque aquele que pode dizer "Pelo menos eu fiz alguma coisa", pode sentir uma satisfação maior do que aquele que não fez nada."Raymond Franz ( 1922-2010)





Por Edson Dantas

Quem deixaria o conforto, privilégios e a glória de ser um dos líderes mundiais de uma das maiores organizações religiosas da história simplesmente por deixar de concordar com os ensinos do grupo? Bem, foi exatamente isso que fez Raymond Franz, após entender que seu serviço a Deus tinha a mediação de uma organização humana e fraudulenta!


Franz chamou a atenção do mundo por ter deixado seu trabalho na sede mundial das Testemunhas de Jeová na década de 1980 por discordâncias religiosas, discordâncias estas que eu também vim a ter depois de servir ao mesmo império religioso do Brooklyn. A diferença é que Franz ocupou os cargos mais importantes que uma Testemunha pode ocupar. Apenas para ter uma ideia da relevância de Franz para a organização, ele foi um dos poucos escritores dos artigos do periódico de maior circulação entre as Testemunhas, a revista A Sentinela, cujo conteúdo único é traduzido para 180 línguas e cuja tiragem média de 40 milhões de exemplares é enviada para o mundo inteiro como alimento espiritual dos adeptos. 

Segundo ele conta em seu best-seller Crise de consciência, como um dos líderes do movimento tinha de tomar decisões que envolviam a vida de pessoas que passavam por circunstâncias difíceis e longe da realidade que os muros da sede não permitiam que seus membros observassem. Muitas decisões mudaram a vida de pessoas para sempre, ao mesmo tempo que a Bíblia pouco era consultada, pois os ensinos de A Sentinela tinham primazia na vida delas. E isto fez com que Ray, junto com outros sinceros membros, fosse despertado para chamar a atenção do Corpo Governante dos problemas de se desviar da Palavra de Deus ao tomarem decisões, culminando na sua expulsão e perseguição.

De fato Ray sabia demais e não guardou o conhecimento para si, e para a alegria de qualquer um que esteja aprisionado a ensinos humanos, seja da Torre de Vigia ou de qualquer outro grupo religioso, ele deixa seu legado através dos livros Crise de consciência e Em busca da liberdade cristã, que têm sido responsáveis pela libertação de muitas mentes aprisionadas pela doutrinação da STV. Conheça um pouco mais da sua história.


Escapando da torre dos vigias
 
Raymond Victor Franz nasceu em 8 de maio de 1922. Seus pais tinham feito parte do movimento dos “Estudantes da Bíblia”, nome original das Testemunhas de Jeová antes de 1931. Aos 16 anos, em 1938, juntamente com suas duas irmãs mais velhas, tornou-se publicador de congregação, sendo batizado em 1939. Ray, como era chamado, logo se tornou evangelizador de tempo integral. Em 1944 cursou a Escola Bíblica de Gileade da Torre de Vigia. Após formatura, em 1946, foi designado para servir na França. Trabalhou como superintendente viajante nos Estados Unidos, mais tarde foi enviado como missionário para Porto Rico, onde, em 1959, conheceu aquela que viria a ser sua esposa, Cynthia, que o ajudou no serviço missionário naquela região. Em 1961 retornaram à República Dominicana e lá permaneceram por cinco anos, numa época de grande agitação política e de guerra civil. Foi designado ali como superintendente de filial.

Sendo sobrinho de Frederick W. Franz, o quarto presidente da “Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados”, entidade que representa as Testemunhas de Jeová em todo o mundo, Ray desfrutava de um ótimo relacionamento com todos os membros do Corpo Governante. Em 1964 Nathan Knorr convidou Ray para fazer parte do pessoal da Sede Mundial, ingressando no Serviço de Betel do Brooklyn.  


No ano seguinte foi designado para trabalhar no Departamento de Redação da Organização. Foi-lhe pedido que ajudasse a elaborar uma enciclopédia bíblica para as Testemunhas de Jeová. Nesse projeto, ele colaborou com outras quatro pessoas da Sede Mundial, escrevendo o que viria a ser o livro Ajuda ao entendimento da Bíblia (edição portuguesa de 1982). Depois de terminado o projeto, em 20 de outubro de 1971, foi convidado para ser membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, servindo como membro da Comissão de Redação até 1980. 


Depois de servir nessas funções durante nove anos, Ray afirma ter vivido um conflito de consciência entre a Lei de Deus conforme expressa na Bíblia e a lealdade a uma organização religiosa e suas normas humanas. Ele relata de modo comovente a sua experiência no livro Crise de consciência. Em 1980, com 58 anos de idade, Raymond pede sua resignação de membro do Corpo Governante e deixa o Betel do Brooklyn. Ele e Cynthia se mudaram para a cidade de Gadsden, no Alabama (Geórgia), tendo Peter Gregerson lhe dado trabalho em seu supermercado.  


Após isso, o casal Franz continuou servindo como publicadores na Congregação de Gadsden Leste. Mas em 31 de dezembro de 1981 Ray e sua esposa são desassociados (expulsos) por uma Comissão Judicativa da congregação local após ter almoçado com Peter Gregerson, o qual havia se dissociado (termo usado para quem sai por livre vontade) da seita.   


Veja, Gregerson era seu amigo e também seu patrão, e o casal Franz moravam numa casa móvel num terreno pertencente a Gregerson. Segundo Ray, ele foi desassociado “sob a acusação de que tinha almoçado num restaurante com uma pessoa dissociada”. Nesse tempo o Corpo Governante havia modificado seus ensinos com respeito à associação com membros dissociados, publicando novas diretivas através da revista A Sentinela de 15/9/1981. Antes disso, não havia proibição quanto à associação de Testemunhas de Jeová com “dissociados”. Entre as Testemunhas de Jeová diz-se que foi desassociado por “apostasia da fé cristã”.   


Por ter sido membro do Corpo Governante e sobrinho do então presidente da STV, a expulsão de Ray atraiu muita atenção entre as Testemunhas de Jeová, dos dissidentes e do público em geral. Quando a revista Time contou sua história na edição de 22/2/1982, p. 66, isso resultou num volume crescente de correspondência. Por tal razão, Raymond Franz decidiu escrever um livro que apresentasse uma explicação pública documentada sobre o que de fato aconteceu. O resultado foi o livro Crise de consciência (Ed. Hagnos), que agora tem uma circulação internacional em várias línguas. Refletindo sobre o passado, entendem que a maior lição a ser aprendida e aplicada é encarar que “... o Cristianismo é uma irmandade livre, não uma sociedade estruturada e sujeita a uma administração centralizada, conforme o apóstolo Paulo fundamentou no primeiro século”.


Ao longo desses últimos 20 anos, Ray viveu auxiliando outras ex-testemunhas de Jeová em sua nova caminhada fora dos muros da “torre de vigia”. E apesar de ainda criticado, principalmente porque nunca ficou claro se ele cria realmente na Trindade, e por não ter se filiado a alguma igreja cristã, sua contribuição ao desmascarar essa monstruosa seita religiosa não pode ser negada.


“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.27-28).
 

(**) Postado sob autorização do editor e jornalista JAMIERSON OLIVEIRA 
da Revista Apologética  - leia, assine e divulgue  APOLOGÉTICA CRISTà

 

LEIA MAIS

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E PARA O ANIVERSARIANTE NADA? NADA!!!!!!




Conta se que uma família tinha o costume de no Natal montar uma mesa com um belo bolo de aniversário com muitas velas e à mesa punham uma cadeira extra dando lugar de honra a Jesus. Numa destas comemorações, alguém chegou de visita àquela casa e quando da comemoração, interpelou à garotinha Ruth de 5 anos: você já ganhou tudo o que queria no Natal, ao que ela respondeu, não, não é o meu aniversário.

Parece estranho, mas a resposta da menina falava de uma verdade surpreendente. É bom desde já declarar-me que não tenho nada contra o Natal e nem posso negar, é Natal. Mas, a questão é que o aniversariante na maioria das comemorações até o dia 25, será um ilustre esquecido, e se lembrado dar-lhe-ão menor importância, até porque o grande momento da troca de presentes tirará de cena quem deveria receber todas as homenagens.

Eu sei que tem gente agora argumentando, mas é hora de aproveitarmos o momento para anunciar as boas novas, nos alegramos por que nasceu o redentor. Quantas pessoas que não conhecem a Cristo que nós convidamos para as celebrações natalinas? Será que alguém sai à rua e convida bêbados, mendigos, prostitutas e viciados para participar daquela mesa ali narrarmos um histórico dos propósitos do nascimento de Jesus?

Há uma citação interessante de um pastor que foi professor de Homilética da Yale Divinity Scholl, Halfor Edward Luccok acerca do Natal, “podemos ficar tão fascinados com a história do bebê que emocionados com ela, que não pede que façamos alguma coisa, não exige uma mudança vital na nossa maneira de pensar e de viver. A grande questão para nós é esta: será o Natal ainda só uma história acerca de um bebê, ou é mais, uma história imortal acerca da Pessoa qual o bebê cresceu, que pode redimir o mundo dos seus pecados, e que nos chama para tomarmos parte nos grandes e poderosos propósitos?”

Quando falamos destes grandes e poderosos propósitos do bebê que cresceu e nos redimiu dos pecados, falamos de compromissos com a sua vida, evangelho e prática de tal. Está cada dia mais distante o sentido verdadeiro do Natal, porque se imiscuiu na data um sentido mais imperioso do que o reverencial. Quer dizer, hoje mesmo, agora que estou escrevendo esta postagem, pessoas se acotovelam nas grandes ruas de comércios de grandes ou pequenas cidades, para disputar ofertas e descobrir preços de presentes que serão dados à terceiros, tirando de cena o aniversariante.

Creio que se a pequena Ruth da história contada hoje pudesse ver a tresloucada aventura da busca frenética pelos presentes não destinados ao aniversariante, ela teria um bom sermão para passar a todos.

Eu não sei se você já viu, mas eu já. Uma festa de aniversário onde na hora de cantar os parabéns a você, alguém se antecipa ao apagar das velas, e sopra roubando a cena principal daquele que seria o homenageado do dia. Eu vi isto e fiquei estupefato com a decepção do aniversariante. O menino ficou espantado enquanto o outro ria no canto da parede.
Infelizmente esta é a realidade do natal moderno. Rouba se as homenagens que seriam destinadas ao aniversariante. É lógico que não há nenhuma ordenança na bíblia para se comemorar o nascimento de Jesus, mas já que a bandeira levantada pelos cristãos seduzidos pelo espírito de Roma que determinou que assim fosse a festa, porque não fazer uma justa homenagem ao aniversariante?

Porque não lhe dar verdadeiros presentes, como por exemplo, o compromisso de andar seus caminhos em fidelidade? Por que não fazer dEle modelo e padrão para a vida, já que a forma de vida ditada pelo homem no decorrer da história fracassou e hoje vivemos num mundo de crueldade, violência e de alegria artificial.
Na realidade sucumbimos à tradição. E Jesus, o aniversariante que não recebe presentes, disse que a tradição invalida os mandamentos de Deus. (Mateus 15.6). Então tudo o que se faz nos dias de hoje, é fruto de tradição. Na realidade, o Natal tornou uma festa mundialmente conhecida, onde se diz comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

Sobre a data 25 de dezembro, ela foi oficialmente criada pelo Papa Libério no ano 354 d.C. A tradição da troca de presentes é fundamentada na lembrança dos reis magos, que ofereceram para o menino Jesus presentes após o seu nascimento. A figura de Papai Noel é uma menção ao bispo romano do século V, denominado São Nicolau, porque costumava no dia 6 de dezembro, oferecer donativos às escondidas às filhas de um homem muito pobre, surgindo assim por causa desta tradição o “amigo secreto”, uma maneira oculta de dar presentes as pessoas, e ainda o costume de colocar presentes debaixo da árvore de natal, sem que ninguém saiba de quem são e quem os colocou ali.

Por conta destas tradições, o que deveria ser uma homenagem a quem nasceu para oferecer sua vida à humanidade, o então chamado Natal tornou se uma festa comercial, que é sustentada por fortes campanhas de publicidade. Aonde vamos, às lojas, aos hipermercados e magazines lá está o Papai Noel. Os anúncios publicitários procuram manter a todos enganados sobre o “espírito de Natal”. Jornais e revistas trazem matérias, editoriais que exaltam esta festa, fazendo sempre alusão ao “seu espírito”.

As pessoas por mais cultas que sejam, por mais próximas que sejam da verdade bíblica, porque muitas delas estão hoje em igrejas que pregam a bíblia como regra de fé e prática, elas estão tão convencidas da tradição que impregnou suas mentes que sentem se ofendidas quando se deparam com a verdade.

E assim a cada ano o “espírito natalino” vai ganhando espaço não para honrar a Cristo, mas para vender mercadorias. O que mais fere os verdadeiros princípios é saber que a maioria dos que passam o ano profetizando que esta "cidade é do Senhor Jesus", "o Brasil é do Senhor Jesus", "feliz a nação cujo Deus é o Senhor", neste período unem-se à turba do tradicionalismo, e fazem da cidade cristã e do país cristão que até então confessavam, meros integrantes do sistema ditado pela Babilônia.  Que Deus haja nestes dias e levante crianças como a da história do aniversário de Jesus, que reconheçam que o aniversariante é digno dos presentes, que Ele deve ser lembrado e com isto despertem ouvidos atentos que ouçam a trombeta da Palavra dita pelo próprio Jesus em Apocalipse 18:4 "Sai dela povo meu para que não sejais participantes de seus pecados, nem recebais parte de suas pragas".

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger