quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LUZES EXTERNAS: NATAL COMERCIAL, LUZ INTERIOR NATAL DE JESUS.

foto:http://gizmodo.com



Agora a pouco abri meu email e percebi pelo número de anúncios de propostas de presentes que estes dez dias que antecedem o natal comercial promete. Se posso usar uma comparação com a previsão do tempo seria mais ou menos assim: Temperatura máxima nas ofertas natalinas, Pressão: Toda para vender, Direção do Vendo:  a todas lojas e shoppings; Intensidade do vento: força capaz de arrastar todos para os centros de comércios; Condição: tudo parcelado nos cartões; Umidade: intensa, não guarde dinheiro no bolso nesta época, pode mofar. Se fosse possível anunciar um alerta seria: a previsão é de um natal repleto de presentes.

Os assuntos dos emails então um mais sugestivo do que o outro, como por exemplo estes que separei: TODO MUNDO AMA AS LOUCURAS DE NATAL, FALTAM 10 DIAS, PRESENTÃO APROVEITE HOJE, PRESENTEIE SUA CASA, OFERTAS ARRASADORAS, IMPERDÍVEL e para fechar o dia olha este título do email: DÊ UM IPAD DE PRESENTE NESTE NATAL.

Como se percebe tudo isto fala de um natal comercial, é lógico que isto gera divisas, empregos temporários, mas deixando o lado positivo financeiro para o comércio, o que se percebe é que o Natal de Jesus está cada dia mais distanciado do propósito do advento de quem “tinha tudo e deixou a glória para se tornar homem e dar a sua vida para salvar a humanidade”.

A cada ano a iluminação, as luzes com um brilho intenso, os arranjos e cenário deste natal ganha cada vez mais ostentação. É lógico que por um período este colorido chama atenção das pessoas, em particular das crianças e dá uma sensação de um clima de paz unido a um sentimento de coração aberto à solidariedade. Mas, toda esta “magia e encanto” não conseguem traduzir o que o foi o Natal de Jesus.


COMO FOI O NATAL DE JESUS?

 

No Evangelho de  Lucas no capitulo 2 está narrado assim:”E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.”


Como se percebe o texto nada fala da pompa dos dias atuais, porque as comemorações do natal segundo os padrões comerciais em nada se aproxima da realidade do nascimento de Jesus, e se ainda não bastasse, o mais interessante é que de Gênesis à Apocalipse os princípios eternos deixado por Deus nas Sagradas Escrituras não dão base alguma para esta comemoração do chamado natal de Jesus. É sabido de qualquer pessoa que estudou um pouquinho de eclesiologia que a igreja primitiva nunca comemorou esta data, nem os pais da igreja assim procederam. Então as comemorações deste natal que se aproxima são oriundas de outras fontes, e estão claramente interligadas com o paganismo da antiga cultura romana.

Ouvimos um discurso lindo durante todo o ano por muitos líderes que estamos retomando o caminho de Jerusalém, voltando ao primeiro amor, tomando as linhas da igreja primitiva, mas quando chega esta época para não ficarem fora do tom, para não sentirem peixes fora do aquário, adotam as comemorações, e sempre em cima da mesma desculpa: vamos ganhar alguém para o Reino de Deus. Me impressiona isto, porque ganhando com a Palavra de Deus já é complicado nos dias atuais manter esta vida nos caminhos, agora como pode ganhar com algo fictício, ilusório, sem ordenança bíblica.

A Bíblia fala do Natal? Fala (natal é uma palavra que  diz respeito ao nascimento) e no capítulo de Lucas 2 o que se trata é justamente do Natal de Jesus, este que não tem mais, porque aquele Natal fala do natal da humildade, não uma festa faustuosa , opulenta e em busca de vanglórias. 

Faltava vagas nas estalagens da cidade de Belém então Maria dá à luz ao seu filho primogênito e deitou-o numa manjedoura (Lucas 2:7). Manjedoura é tabuleiro fixo em que, na estrebaria ou no estábulo, se põe comida para os animais; pode ser chamado também de comedouro ou cocho.

Hoje em dia mesmo as famílias humildes quando vai nascer uma criança, tem enxoval e até um berço, o enxoval de Jesus era apenas faixas para envolvê-lo e ser posto em um cocho para alimentar animais. Eu fico muito absorto pensando porque Jesus nasceu debaixo de tanta humildade? Que ensinamentos podemos tirar deste fato? Em Lucas 14:11 diz assim “porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

Que grande lição. Mas tem mais, Tiago 4:10 reforça: “humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”.  É notório, é visível que os princípios divinos são antagônicos aos do que o sistema dita e determina para  uma comemoração natalina, onde o ter para ser prevalece, e as festas são umas espécies de disputas do tipo quem pode mais chora menos.


Mas a grande marca registrada do Natal de Jesus é a verdadeira alegria. Quando Lucas descreve nos versículos 8 a 10 e 13 do capitulo 2, ele descreve uma alegria real, verdadeira. Sua fala menciona a alegria dos anjos e dos pastores que foram agraciados para receberem a notícia do nascimento de Jesus.

O texto é lindo fala de uma alegria espontânea, natural, diametralmente oposta a esta alegria do natal contemporâneo onde a alegria vem pelo comer, beber, fogos, algazarras. A Bíblia fala de uma alegria oriunda de um motivo tremendo, a alegria que aqueles pastores experimentaram por verem profecias se cumprindo.  

Pense em receber uma notícia como esta: “ porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: e o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Is 9:6). A alegria que se patenteia no Natal de Jesus é calcada no anúncio da vinda do Filho de Deus como meio de salvação de toda a humanidade.(João 1:29), e o mais lindo, não é alguém que vem para passar um fim de semana com alguns, não, Isaias 7 :14 declara enfaticamente: “Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Deus conosco).

Como será a sua alegria neste natal que se aproxima, ou melhor, qual é o motivo da sua alegria? O Natal de Jesus foi um tempo para o anúncio que nasceu o Salvador.(Lucas 2:11). Sim, Cristo é o Salvador, e em nenhum outro nome para a humanidade.(Atos 4:12).


Comemore bem este Natal abrindo seu coração para Jesus, e não dependa das luzes externas,  seja você o portado da Luz para este mundo. 


0 comentários:

Postar um comentário

POSTS DO VANELLI Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger