Hoje, dia 12 , segundo domingo do mês de dezembro não é só o Dia do Discipulador, mas também o dia do livro que dé o Dia da Bíblia, então aqui postamos dois importantes fatos sobre este dia.
QUANDO SURGIU O DIA DA BIBLIA?
O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando.
Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.
Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.
A BIBLIA É O LIVRO MAIS LIDO DO BRASIL.
(Esta afirmação é fundamenta em pesquisas que foram realizadas em cerca de cinco mil entrevistas, em 311 municípios, de 19 estados, entre 29 de novembro e 14 de dezembro de 2007)
Segundo os dados recentemente divulgados do tradicional estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, realizado em 2007 pelo Instituto Pró-Livro, as Escrituras Sagradas são o gênero literário mais lido no país para 45% dos leitores.
Em seguida no top 10 do gosto popular, vêm os livros didáticos (34%), romances (32%), literatura infantil (31%), poesia (28%), história em quadrinhos (27%), livros religiosos (27%), história, política e ciências sociais (23%), contos (20%) e enciclopédias e dicionários (17%).
Pela pesquisa, constatou-se ainda que as mulheres lêem mais que os homens em todos os gêneros, exceto em história, política e ciências sociais. No caso da Bíblia, seu acompanhamento é feito por 49% das pessoas do sexo feminino ante 40% do masculino. Adultos acima de 50 anos são os principais leitores do material bíblico, enquanto as crianças até do 4º ano do ensino fundamental têm maior contato com a Palavra de Deus.
Para o estudo, foram realizadas cerca de cinco mil entrevistas, em 311 municípios, de 19 estados, entre 29 de novembro e 14 de dezembro de 2007. A margem de erro da amostragem é de 1,4%.
Fonte: www.sbb.org.br
Vídeo: www.icrvb.com
Para finalizar e homenagear o Livro dos Livros, como um crente ano 1974, posto também este vídeo com uma canção estilo “crente antigo” na voz de Andréia Fontes, que creio despertará a atenção de todos.
0 comentários:
Postar um comentário